Proex-UEPG estreia sua primeira exposição virtual imersiva

A Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Culturais da Universidade Estadual de Ponta Grossa (Proex-UEPG), por meio da sua Diretoria de Assuntos Culturais (DAC), estreia sua primeira exposição artística virtual imersiva, no formato 360 graus. A mostra fotográfica “Dos lugares que eu vejo”, da artista Patricia Camera, vai para o ambiente virtual após ser exposta na Galeria, entre 8 de março e 13 de abril.

A exposição está disponível na sessão de exposições virtuais, na página da Proex. Para acessar a exposição, basta clicar na aba Exposições Virtuais (DAC), no tópico Assuntos Culturais, no cabeçalho do site. Além da exposição “Dos lugares que eu vejo”, a Proex conta com outras dez mostras virtuais, que trazem a história e as obras de artistas de Ponta Grossa e região. Todo o acervo artístico virtual da Proex está aberto para utilização pedagógica.

O desenvolvimento da exposição virtual foi realizado pelo fotógrafo Celso Margraf, que registrou a Galeria da Proex, com as obras, utilizando tecnologia de fotografia em 360°. As imagens estão vinculadas à plataforma Google Maps. “As exposições presenciais podem se tornar virtuais, sem perder informações importantes para sua compreensão. Em um tour 360º, o visitante tem acesso ao tamanho das obras, assim como a ordem apresentada pelo curador”, explica Patrícia Câmara, que doou algumas das obras ao acervo da Proex.

Texto e foto: Gabriel Miguel

 

Skip to content