Proex apoia realização da Caminhada Internacional na Natureza

A Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Culturais (Proex), da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), é parceira da Secretaria Municipal de Turismo (SETUR) de Ponta Grossa, na realização da Caminhada Internacional na Natureza. O evento programado para 5 de março terá como ponto de partida o Centro Rural de Treinamento e Ação Comunitária (CRUTAC), sede do primeiro programa extensionista da UEPG, instituído há 50 anos, no Distrito de Itaiacoca.

A Caminhada Internacional na Natureza integra as comemorações do bicentenário de Ponta Grossa, percorrendo as estradas rurais do Distrito de Itaiacoca. Serão duas opções de percurso; um de 6 quilômetros e outro de 12 quilômetros, com largadas às 8h, 9h e 10h. O encerramento está previsto para as 16 horas. As inscrições para a atividade estão encerradas, segundo a SETUR, com o registro de mais de mil participantes.

Antes da largada, os inscritos vão receber orientações e fazer exercício de alongamento. O trajeto por estradas e trilhas rurais será identificado com pontos de apoio para dar suporte aos participantes, com atendimento médico, água e banheiros químicos. Os participantes poderão aproveitar ainda um café colonial, no valor de R$ 30; e o almoço rural, ao meio dia, ao preço de R$ 40, ambos preparados pela comunidade local.

A Caminhada Internacional na Natureza acontece todo ano em mais de 50 países, com o objetivo é incentivar a prática de atividades físicas. Em Ponta Grossa abre espaço também para a divulgação dos atrativos turísticos da área rural do município. A pró-reitora de Extensão, Maria Salete Marcondes Vaz, destaca a parceria da UEPG com a SETUR, “como forma de integração entre a instituição e o governo municipal, no desenvolvimento conjunto de atividades de promoção à saúde e melhoria da qualidade de vida física e mental dos ponta-grossenses”.

Com apoio logístico da Proex/UEPG, o evento tem a parceria do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-PR) e envolve as secretarias municiais de Cultura, da Saúde, do Meio Ambiente, de Esportes, da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, de Serviços Públicos e de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional. Registra ainda a participação da comunidade de Itaiacoca, Exército Brasileiro, Anda Brasil, site Ecoboooking, Sicredi, Faculdade Santana, Água Royal Fit e Águia Florestal.

Sobre o CRUTAC

Como experiência de extensão universitária, o Centro Rural de Treinamento e Ação Comunitária (CRUTAC) surgiu na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, em 1966. A existência desses centros tinha como objeto a reformulação do ensino universitário determinado pela Lei Nº 5.540 de 1968, que tornou obrigatório o desenvolvimento de programas de extensão nas instituições de ensino superior. Até meados da década de 70, a experiência alcançou 22 universidades espalhadas pelo país. Entre elas a UEPG, cujo CRUTAC é o único remanescente.

O CRUTAC da UEPG foi criado em 30 de maio de 1974, na gestão do primeiro reitor da instituição, Alvaro Augusto Cunha Rocha. Em 6 de fevereiro de 1975, foi assinada reitor Odeni Villaca Mongruel, a portaria que designou a comissão para implantação do programa, sob a presidência do professor Alvaro Rocha. Após diagnóstico socioeconômico, foi escolhida a localidade de Cerrado Grande, Distrito de Itaiacoca, para a construção das instalações onde a universidade desenvolve ações até hoje. As atividades se iniciaram em 1976.

No CRUTAC são atendidos moradores do local e microrregiões circunvizinhas como Passo do Pupo, Mato Queimado, Roça Velha, Carazinho, Sete Saltos, Barra Preta, Biscaia e Pocinhos. Entre os serviços oferecidos na área da saúde, destacam-se as consultas médicas, exames laboratoriais, dispensação de medicamentos e orientação sobre o uso de forma correta, tratamento odontológico e outros cuidados como vacinas, puericultura, acompanhamento de gestantes e pacientes com doenças crônicas.