Proex divulga edital do Universidade Sem Fronteiras

A Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Culturais da Universidade Estadual de Ponta Grossa (Proex/UEPG) publicou, na última segunda-feira (12), o Edital 2022.684, para divulgação da chamada do Programa Universidade Sem Fronteiras – USF (edital 01-2022/UGF), lançada pela Superintendência de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI), do Estado do Paraná, em 5 de dezembro. A iniciativa visa financiar 56 projetos de extensão das universidades estaduais e mais 29 ações extensionistas das demais instituições de ensino superior do Paraná. O prazo para inscrição dos projetos se encerra em 10 de fevereiro de 2023.

De acordo com o edital da SETI as propostas deverão seguir das diretrizes do Universidade Sem Fronteiras, que contempla a implementação de ações para o desenvolvimento da extensão, articulada ao ensino e à pesquisa, e capacitação e produção científica e tecnológica, cultural e social, voltadas para a inovação e melhoria da qualidade de vida paranaense. Serão contemplados projetos nas áreas da saúde, educação, agroecologia, inclusão social e diversidade cultural.

Para o financiamento dos projetos, o Governo do Estado vai investir R$ 8,96 milhões, oriundos do Fundo Paraná de fomento científico, dotação orçamentária da SETI. Os recursos serão empregados no custeio de bolsas para professores, estudantes de graduação, alunos de iniciação à pesquisa e extensão e profissionais recém-formados. Cada projeto poderá pleitear os valores máximos de R$ 102,1 mil ou R$ 105,5 mil, de acordo com o número de bolsistas envolvidos.

O edital 01-2022/UGF resulta de amplo estudo desenvolvido pela SETI em parceria com as pró-reitorias de extensão das universidades estaduais paranaenses, além de consultas públicas realizadas com as comunidades acadêmicas. As atividades extensionistas compreendem cinco modalidades: programas; projetos; cursos e oficinas; eventos; e prestação de serviços, devendo, devendo ser executadas, prioritariamente em áreas consideradas estratégicas, observando os 45 municípios de Baixo Índice de Desenvolvimento Humanos (IDH) ou áreas de pobreza das periferias das cidades paranaenses.

Conforme o cronograma estabelecido pelo edital, na primeira fase, após o prazo final para submissão (10/2/2023), as propostas serão avaliadas “Ad Hoc”, até 27 de março. Na segunda fase, os projetos contemplados passarão por eventuais ajustes de documentação, com divulgação dos classificados em 28 de abril. O encaminhamento final para a SETI/UGF deverá ocorrer até 10 de maio. O coordenador do projeto será o responsável por providenciar toda a documentação necessária para a submissão, em todas as fases do processo de seleção. Os projetos deverão ter prazo de execução de 12 meses.

Edital Proex 2022.684

Edital 01-2022/UGF