Revista Conexão recebe classificação Qualis A3 em avaliação da Capes

A Revista Conexão UEPG, editada pela Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Culturais (Proex), da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), obteve a classificação ‘A3’, no Qualis Periódicos, divulgado em janeiro pela Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O Qualis é um sistema de classificação que avalia exclusivamente as publicações informadas na Plataforma Sucupira pelos programas de pós-graduação. A lista preliminar anunciada no final de 2022 foi consolidada a partir das apurações realizadas no âmbito da Avaliação Quadrienal 2017/2020 pelas 49 áreas de avaliação.

A partir de nova metodologia adotada pela Capes, a Conexão UEPG registra o Qualis A3 para todas as áreas de abrangência da publicação que tem caráter multidisciplinar. Pelo novo sistema, os periódicos são classificados em nove níveis, de A1 a A4; de B1 a B4; e C. Cada periódico foi avaliado pela chamada área-mãe, definida pelo maior número de publicações registradas na Plataforma Sucupira no período 2013/2019, de forma que a classificação atribuída é a mesma para as demais áreas. A Capes editou uma publicação que explica a metodologia utilizada e a lista das ‘áreas-mãe’ dos periódicos classificados.

No caso da Conexão UEPG, Educação foi definida como área-mãe. Em sua linha editorial, a revista tem como público alvo profissionais, professores e acadêmicos que participam de atividades extensionistas no Brasil e no exterior. O objetivo é o fortalecimento do vínculo entre Universidade e Sociedade, bem como a ampliação e divulgação de atividades de extensão através de publicação de artigos científicos resultantes de práticas extensionistas nas diferentes áreas de conhecimento. A revista recebe submissões em fluxo continuo, iniciando um volume a cada ano.

Além da área de Educação, a Conexão UEPG recebe submissões nas áreas de Ensino, Administração, Ciências Contábeis, Turismo, Educação Física, Enfermagem, Geografia, Odontologia, Psicologia, Sociologia, Arquitetura, Urbanismo e Design, Ciências Agrárias, Ciências Ambientais, Engenharia, História, Letras, Linguística e Interdisciplinar. A publicação marca presença nos principais indexadores nacionais e internacionais, como BASE, CAB Abstracts, CLASE, DIALNET, DOAJ, DOI, ERIH, Google Acadêmico, LATINDEX, LATINREV, OAIJ, Portal de Periódicos da CAPES, REDIB, Sumários.org e Ulrich’s Periodicals Directory.

Para a Pró-Reitora de Extensão e Assuntos Culturais, Maria Salete Marcon Gomes Vaz, o resultado da avaliação representa uma grande conquista, demonstrando o reconhecimento da qualidade científica/extensionista da Revista Conexão em toda sua trajetória. A pró-reitora destaca, ainda, que a avaliação é resultado do esforço de colaboradores, editores, membros do comitê editorial, autores e avaliadores ad hoc, que contribuíram e contribuem para elevar cada vez mais a qualidade da publicação.

Conheça a Revista Conexão UEPG