A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) participou de reunião com membros do Conselho Estadual de Educação do Paraná (CEE-PR), na última segunda-feira (12), em Curitiba. O objetivo do encontro foi apresentar a Universidade aos conselheiros, explicar a organização institucional, estrutura e o trabalho desenvolvido interna e externamente.
O encontro foi promovido pela Câmara de Ensino Superior do CEE-PR, como parte de uma série de reuniões com todas as universidades estaduais do Paraná. Participaram da reunião os seis conselheiros que compõem a Câmara, com mediação feita pelo presidente do CEE-PR, professor João Carlos Gomes, docente da UEPG, e a presidente da Câmara de Ensino Superior, professora Fátima Padoan.
O reitor da UEPG, professor Miguel Sanches Neto, iniciou a apresentação e, em seguida, os pró-reitores falaram sobre as atribuições das suas pró-reitorias e os órgãos vinculados a elas. Foram apresentados aos conselheiros os cursos de graduação e pós-graduação, o número de alunos matriculados, estrutura física e todas frentes em que a Universidade atua junto à comunidade, desde a formação profissional até o atendimento à saúde, por meio da sua rede hospitalar. Também foram abordados assuntos específicos, como evasão de alunos, inclusão e políticas de permanência.
Para o reitor, o encontro foi um momento produtivo para apresentar o conjunto de ações da Universidade, que impactam no desenvolvimento regional. “Também foi uma oportunidade para compartilhar projetos de sucesso da UEPG com as outras instituições de ensino superior. Alguns desses projetos serão utilizados como modelo a ser aplicado com outras universidades”, celebra. Miguel ainda ressalta a importância de estreitar laços entre a universidade e o conselho, para desenvolver de forma conjunta políticas públicas para a educação.
O presidente do CEE-PR, professor João Carlos Gomes, explica que a aproximação entre instituições permite que a sociedade conheça o potencial da UEPG, para além da formação de profissionais, mas também em ações de pesquisa, extensão e integração com a comunidade. “Nossas universidades surgiram no interior, com objetivo de desenvolver suas regiões. Como professor e ex-reitor da UEPG, ver o trabalho desenvolvido me desperta um sentimento de orgulho. Vejo uma Universidade comprometida com a integração da comunidade”, comemora.
Para a professora Fátima Padoan, presidente da Câmara, o contato entre a universidade e o CEE-PR é importante para que os conselheiros vejam na prática as ações e potencial das universidades, contribuindo para o recredenciamento das instituições e renovação do reconhecimento dos seus cursos. “Entendemos ser fundamental conhecer cada instituição nos aspectos referentes à infraestrutura, ações de ensino, pesquisa e extensão. Esta aproximação irá contribuir no desenvolvimento dos nossos trabalhos”, explica a conselheira.
“Admiramos muito a UEPG e a gestão do professor Miguel. Sempre é um prazer representar a Seti na interlocução entre as universidades e o conselho, porque assim conhecemos os méritos de casa administração”, elogia o professor Fabiano Gonçalves Costa, representante de Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (Seti), no Conselho Estadual de Educação.
As reuniões entre os conselheiros do CEE-PR e as gestões das universidades devem ocorrer a cada quatro anos. O conselho prevê realizar, no segundo semestre deste ano, visitas a cada uma das sete universidades estaduais do Paraná, para conhecer sua estrutura física.
Texto e fotos: Gabriel Miguel – CCOM/UEPG