A Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Culturais (Proex) da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), divulgou nesta terça-feira (16) a relação de projetos contemplados no Edital nº 001/2022 UGF/SETI do Programa de Extensão Universidade Sem Fronteiras (USF). Da UEPG, foram aprovados 10 projetos que se enquadraram nas diretrizes do programa USF/SETI, que visa a implementação de ações para o desenvolvimento da extensão, articulada ao ensino e à pesquisa, capacitação e produção científica e tecnológica, cultural e social voltadas para a inovação e melhoria da qualidade de vida paranaense.
De acordo com a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI), 180 propostas foram submetidas ao edital. Destas, foram aprovadas 100, sendo 84 das instituições estaduais de ensino superior – IEES e 16 de outras instituições paranaenses. Assim, o total de investimentos para apoio aos projetos será de 10.207.986,00. Conforme Edital nº 001/2022 UGF/SETI, cada projeto poderia pleitear valores até R$ 102.144,00 (bolsas para 1 orientador, 1 recém-formado, 4 estudantes e 2 de iniciação à pesquisa/extensão) ou R$ 105,516 (2 recém-formados, 3 estudantes e 2 de iniciação à pesquisa/extensão).
A SETI/ Fundo Paraná informa que a partir de agora se inicia a 2ª Fase do Processo, conforme item 5.2. do Edital 01/2022, na qual os coordenadores dos projetos classificados deverão aguardar comunicado sobre a necessidade de eventuais ajustes de enquadramento técnicos dos projetos. Serão solicitados também planos de aplicação e de trabalho, os quais após análise e aprovação deverão ser encaminhados à SETI/UGF, devidamente preenchidos e assinados, via sistema E-Protocolo Digital (https://www.eprotocolo.pr.gov.br).
A pró-reitora de Extensão e Assuntos Culturais, Maria Salete Marcon Gomes Vaz, destaca a participação dos professores extensionistas da UEPG no edital, com projetos multidisciplinares que contemplam as cinco áreas consideradas prioritárias pelo Conselho Paranaense de Ciência e Tecnologia (Agricultura e Agronegócios; Biotecnologia e Saúde; Energias Sustentáveis/Renováveis – Energias Inteligentes; Cidades Inteligentes; e Sociedade, Educação e Economia). “São iniciativas se enquadram nos objetivos do Programa Universidade Sem Fronteiras, que visa o cumprimento da função social das Instituições de Ensino Superior paranaenses, por meio de parcerias com a sociedade, visando à implementação de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento socia e cultural do Estado”.
Confira a relação de projetos aprovados da UEPG.
– Núcleo de Estudos da Violência Intrafamiliar – NEVIN
Coordenadora – Maria Cristina R. Baranoski
– Capacitação para a não revitimização de crianças e adolescentes no ambiente escolar: a escuta da criança em situação de violência
Coordenadora – Danuta Estrufika Cantoia Luiz
– Química Verde e Sustentabilidade na formação de professores e demais profissionais da Química
Coordenadora – Marilei Casturina M. Sandr
– Estratégias didáticas para combater a desinformação no Paraná
Coordenador – Sergio Luiz Gadini
– Diagnóstico e elaboração de projetos para um plano de desenvolvimento local
Coordenador – Joel Larocca Junior
– Assessoria na construção de projetos de desenvolvimento urbano e regional dos municípios com IDH Baixo no Estado do Paraná, por meio da elaboração / revisão de seus Planos Diretores Participativos
Coordenador – Marcio Jose Ornat
– Cursinho Popular UEPG – Língua Portuguesa, Literatura e Redação
Coordenadora – Silvana Oliveira
– Mapeamento e Hierarquização de Atrativos Turísticos dos Campos Gerais – PR
Coordenador – Leandro Baptista
– A Economia Solidária nos Campos Gerais: Trabalho, Renda e Inovação Social
Coordenadora – Reidy Rolim de Moura
– Projeto Social Diamante do Cuidado – Bem-estar e qualidade de vida e saúde do neonato
Coordenadora – Fabiana Bucholdz T. Alves