Por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Culturais (Proex), a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) participará da Operação Rondon Paraná 2023, desenvolvendo ações nos municípios de Guaratuba (Litoral) e Rio Branco do Sul (Região Metropolitana de Curitiba). A operação envolverá ainda os municípios de Antonina, Morretes, Paranaguá, Pontal do Paraná, Doutor Ulisses e Rio Branco do Sul.
A Operação Rondon Paraná 2023 do Governo do Estado é coordenada pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), com a participação das universidades estaduais. A iniciava consiste numa série de ações de extensão universitária voltadas ao bem-estar dos cidadãos. A operação está prevista para o período de 11 a 21 de outubro.
As atividades serão desenvolvidas pelas universidades estaduais de Londrina (UEL), de Maringá (UEM), de Ponta Grossa (UEPG), do Oeste do Paraná (Unioeste), do Centro-Oeste (Unicentro), do Norte do Paraná (UENP) e do Paraná (Unespar). Professores e estudantes de diferentes áreas do conhecimento irão beneficiar, de forma voluntária e colaborativa, as comunidades com projetos de cultura, direitos humanos, educação, inclusão social, meio ambiente, saúde e tecnologia.
Semelhante ao Projeto Rondon do Governo Federal, coordenado pelo Ministério da Defesa, a versão paranaense tem como objetivo complementar a formação profissional dos universitários, com foco em temas da atualidade, como responsabilidade social e sustentabilidade ambiental. A ação governamental acontecerá, principalmente, em localidades com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).
O coordenador de Ensino Superior, Pesquisa e Extensão da Seti, Fabiano Gonçalves Costa, destaca a importância dessa ação de governo para a população. “O intuito é aplicar soluções inovadoras e sustentáveis para a inclusão social e a redução de desigualdades regionais”, disse ele. “Serão ações transformadoras de cidadania, cultura e solidariedade para formar multiplicadores de conhecimento entre produtores, agentes públicos, professores e lideranças locais, e contribuir com desenvolvimento sustentável nas comunidades contempladas”, acrescentou.
VISITA PRECURSORA – Em cada município, as atividades extensionistas serão desenvolvidas por duas instituições estaduais de ensino superior. No decorrer do mês de maio, equipes das universidades visitarão as comunidades das oito cidades inscritas para um reconhecimento local e diálogo com as lideranças para a definição das ações e do apoio logístico para os rondonistas, como alimentação, alojamento e transporte. Todas as despesas com alimentação serão custeadas pela Seti.
Confira as instituições estaduais designadas para cada município inscrito na Operação Rondon Paraná 2023:
Antonina – Unioeste e UENP
Cerro Azul – Unioeste e Unespar
Doutor Ulisses – UEL e Unioeste
Guaratuba – UEPG e UEL
Morretes – Unicentro e Unespar
Paranaguá – UEM e Unioeste
Pontal do Paraná – UEM e Unicentro
Rio Branco do Sul – UEPG e UENP
Com informações da SETI (seti.pr.gov.br).