PARFOR

Parfor Equidade – Capacitação Inclusiva para Professores da Educação Básica

O Parfor Equidade é uma iniciativa da CAPES em colaboração com a SECADI/MEC, projetada para ampliar a formação de professores de redes públicas e comunitárias. Esse programa especial, parte do Programa de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR), já beneficiou mais de 100 mil docentes. Seu foco está na qualificação em licenciaturas específicas para atender a diferentes contextos educacionais, como educação indígena, quilombola, do campo, educação especial inclusiva e educação bilíngue para surdos.

Principais Objetivos do Parfor Equidade:

• Proporcionar formação superior para professores de grupos diversos.
  • Preparar docentes para atuar conforme diretrizes curriculares específicas.
  • Desenvolver projetos pedagógicos adaptados às necessidades do público-alvo.
  • Fortalecer a conexão entre a educação superior e a básica.

Os professores beneficiados pelo Parfor Equidade recebem bolsas de estudo para apoiar sua formação.

Além de promover a integração entre os níveis de educação, o programa permite que mestres tradicionais de comunidades locais atuem como formadores em disciplinas específicas, enriquecendo o processo educativo com saberes tradicionais.

Inscrições:

Novo Curso em Licenciatura em Educação Especial Inclusiva: A UEPG lançará em breve o edital para o novo curso de Licenciatura em Educação Especial Inclusiva, aprovado em março de 2024 e financiado pelo Parfor Equidade. Com início das aulas em agosto de 2024, o curso, desenvolvido pelo Departamento de Educação em parceria com a PROGRAD, visa formar profissionais para atuar tanto no ensino regular quanto no especializado. Coordenado pela Profa. Nelba Maria T. Pisacco, o curso será oferecido presencialmente, no período noturno, com duração de quatro anos.

Processo Seletivo:

• Vagas: 30 vagas disponíveis.
  • Critérios: Preferência para professores em exercício na educação básica, mas aberto também para aqueles que concluíram o ensino médio.
  • Edital: Informações detalhadas serão publicadas em breve nesta página.

Contato e Mais Informações:

• Coordenadora do Curso: Profa. Nelba Maria T. Pisacco.
  • Coordenadora do PARFOR e PARFOR Equidade/UEPG: Profa. Elenice Parise Foltran.

Editais Anteriores

17/09/2014 Edital PARFOR – Alunos Matriculados

16/07/2014 Edital PARFOR – Nº 03/2014

23/05/2014 Edital PARFOR – DEFERIDOS Formação Pedagógica/Presencial

15/05/2014 Edital PARFOR – Pré-matrículas dos candidatos que tiveram sua pré-inscrição validada pela Secretaria de Educação ou órgão equivalente a que estiver vinculado.

15/05/2014 Edital PARFOR – Comunicado do Cancelamento do curso de SEGUNDA LICENCIATURA EM FÍSICA na modalidade presencial.

10/02/2014 Edital PARFOR – Relação dos alunos que estão sendo desligados do Programa de Licenciatura em Pedagogia.

10/02/2014 Edital PARFOR – Abertura das pré-matrículas dos candidatos que tiveram sua pré-inscrição validada pela Secretaria de Educação.