Bloco da Reitoria, Campus de Uvaranas - Av. General Carlos Cavalcanti, 4748 CEP 84.030-900 - Ponta Grossa/PR
E-mail: prograd@uepg.br

PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA

 

Logo Prograd

 

Todas as atividades da PROGRAD estão divididas entre as suas Diretorias conforme:

Diretoria Acadêmica – DIACAD

Tem por finalidade assessorar a Pró-Reitora de Graduação, acompanhar, supervisionar, coordenar e estimular o planejamento e a execução das atividades das suas Divisões e Seções, desenvolvidas para o atendimento aos alunos, como registro acadêmico e matrícula de calouros e veteranos, transferências de turno, reabertura e trancamento de curso, monitoria, atualização e aprendizagem didática, expedição de documentos diversos, manutenção dos dados dos alunos no sistema de controle acadêmico tanto dos cursos presenciais como os cursos à distância, assessoria aos Diretores de Setor, professores, coordenadores e demais órgãos da UEPG e ao público em geral, para orientação e encaminhamento a outros setores quando for o caso, responsabilizando-se pelo calendário acadêmico, Programa Paranaense de Mobilidade Discente e Transferências Externas de rotina.

 

Diretoria Administrativa – DIRAD

Atualização da legislação referente ao ensino e às aplicações práticas das atividades da PROGRAD, preparo da documentação para as solenidades de colação de grau bem como a elaboração e execução das atividades pertinentes à expedição dos diplomas dos graduados, prestação de apoio aos órgãos colegiados da Instituição no que concerne a detalhes sobre graduação, expedição, recebimento e encaminhamento de documentos acadêmicos da Instituição. Esta Diretoria é responsável pela implementação e fomento de programas especiais perante os órgãos superiores do governo federal e do governo estadual, efetuando o controle administrativo. É de responsabilidade da Diretoria também, o controle administrativo dos estudantes-convênio de graduação.

 

Diretoria de Ensino – DIREN

A Diretoria de Ensino tem como atribuições assessorar a Pró-Reitora de Graduação no desenvolvimento de suas atividades, gerenciar as atividades da Seção de Estágio e da Divisão de Projetos Pedagógicos e Atividades Acadêmicas relacionadas com os cursos de graduação ofertados nas modalidades presencial e a distância no âmbito dos estágios curriculares obrigatórios e não obrigatórios, programa de tutoria discente, projetos e programas integrados ensino/pesquisa e ensino/extensão, convênios com empresas/escolas para realização de estágios curriculares, banco de programas das disciplinas dos cursos de graduação, projetos pedagógicos de cursos de graduação, cadastro de currículos dos cursos de graduação no sistema acadêmico, regulamentos dos trabalhos de conclusão de cursos dos cursos de graduação, processos de reconhecimento e renovação de reconhecimento dos cursos de graduação , atualização anual do Catálogo Geral e de Cursos de Graduação da UEPG.

 

Conta a PROGRAD, ainda, com as seguintes comissões:

Comissão de Coordenação Geral das Licenciaturas – COPELIC

Responsável por propor e acompanhar a adaptação dos cursos de Licenciatura da Instituição às Diretrizes Curriculares Nacionais, para a formação de professores da educação básica, em nível superior, em curso de graduação plena, apoiando e acompanhando os Colegiados de Curso nas mudanças curriculares que se julgarem necessárias.

 

Comissão Universidade para os Índios – CUIA

Responsável pelo acompanhamento e pela avaliação sistemática do processo geral de inclusão e de permanência na Universidade dos estudantes indígenas.

 

Comissão Permanente de Seleção – CPS

É responsável pela execução, planejamento, coordenação dos concursos vestibulares, concursos internos da UEPG, e outros concursos encomendados por Prefeituras de Municípios e demais órgãos públicos nas esferas estaduais e municipais.


 

Missão

A PROGRAD em ação articulada com coordenadores de cursos, docentes e discentes, tem por missão a direção, coordenação e controle de atividades relativas à graduação e cursos sequenciais – presenciais e à distância, visando o crescimento institucional, a qualidade de ensino e a promoção de docentes e discentes para sua qualificação profissional e pessoal.


 

Equipe

PRÓ-REITORA DE GRADUAÇÃO

Ligia Paula Couto

 

Secretaria
PROGRAD Titular RAMAL
Responsável Luiz Fernando Maliski 3701

 

Diretoria de Ensino
DIREN Titular RAMAL
Diretor(a) Jeremias Borges da Silva 3714

 

Diretoria Acadêmica
DIRACAD Titular RAMAL
Diretor(a) Anderson Santos Costa 3704

 

Diretoria Administrativa
DIRAD Titular RAMAL
Diretor(a) Gilmara de Cássia Ventura 3708

 

Divisão de projetos pedagógicos e atividades acadêmicas
CURRÍCULOS E PROGRAMAS Titular RAMAL
Responsável Jeverson Machado do Nascimento 3716

 

Seção de Estágios
ESTÁGIOS Titular  RAMAL
Responsável João Márcio Duran Inglez 3715
CRES José Wander de Paula 3715

 

Divisão de Matrícula - Presencial
PRESENCIAL Titular  RAMAL
Responsável                   João Márcio Duran Inglez 3705

 

Seção de Controle Acadêmico
CONTROLE Titular  RAMAL
Responsável Edenilce Lench Machado 3705
Efetivo(a) Maria Lucia dos Santos 3705
CRES Aline Maria Mendes Curto de Camargo 3705
CRES     João Paulo Brasil Paes de Oliveira 3705
Estagiário Vinícius Allan Gomes 3705

 

Divisão de Matrícula e Acompanhamento Acadêmico - EAD
EAD Titular  RAMAL
Efetivo(a) Joanice de Jesus Kuster de Azevedo 3722
Efetivo(a) Marli Terezinha Waclavik de Lima 3722
 CRES Nataeli de Paula 3722

 

Registro Geral
REGISTRO DE DIPLOMAS Titular  RAMAL
Responsável João Paulo G. de Andrade 3719

 

Divisão de Regulação e Programas Acadêmicos
REGULAÇÃO Titular  RAMAL
Responsável Jaison Fernando Martins 3709
CRES Ana Carolina Batista 3711
Estagiária Maria do Sol Silva Moreira Nascimento 3711
Estagiária Aline Portela Vieira 3711

 

Seção de Programas Especiais
PROGRAMAS ESPECIAIS Titular  RAMAL
Responsável Marilucia dos Santos  3723

 

Central de salas
CENTRAL Titular  RAMAL
Efetivo(a) Amauri José Mello 3182
Efetivo(a) Jorge Luiz de Andrade 3182
Efetivo(a) Zilda Primor 3182
Efetivo(a) Antonio Rafael dos Santos Avila 3182
Efetivo(a) Édina de Fátima da Silva 3182