Todas as atividades da PROGRAD estão divididas entre as suas Diretorias conforme:
Tem por finalidade assessorar a Pró-Reitora de Graduação, acompanhar, supervisionar, coordenar e estimular o planejamento e a execução das atividades das suas Divisões e Seções, desenvolvidas para o atendimento aos alunos, como registro acadêmico e matrícula de calouros e veteranos, transferências de turno, reabertura e trancamento de curso, monitoria, atualização e aprendizagem didática, expedição de documentos diversos, manutenção dos dados dos alunos no sistema de controle acadêmico tanto dos cursos presenciais como os cursos à distância, assessoria aos Diretores de Setor, professores, coordenadores e demais órgãos da UEPG e ao público em geral, para orientação e encaminhamento a outros setores quando for o caso, responsabilizando-se pelo calendário acadêmico, Programa Paranaense de Mobilidade Discente e Transferências Externas de rotina.
Diretoria Administrativa – DIADM
A Diretoria Administrativa tem como atribuições assessorar a Pró-Reitora de Graduação na atualização da legislação referente às atividades da PROGRAD, supervisionar o preparo da documentação para as solenidades de colação de grau bem como a elaboração e execução das atividades pertinentes à expedição e registro dos diplomas dos graduados, prestação de apoio aos órgãos colegiados da Instituição no que concerne a detalhes sobre graduação, expedição, recebimento e encaminhamento de documentos acadêmicos da Instituição. É responsável pela implementação e fomento de programas especiais perante os órgãos superiores do governo federal e do governo estadual, efetuando o controle administrativo. É de responsabilidade da Diretoria também, o controle administrativo dos estudantes-convênio de graduação.
A Diretoria de Ensino tem como atribuições assessorar a Pró-Reitora de Graduação no desenvolvimento de suas atividades, gerenciar as atividades da Seção de Estágio e da Divisão de Projetos Pedagógicos e Atividades Acadêmicas relacionadas com os cursos de graduação ofertados nas modalidades presencial e a distância no âmbito dos estágios curriculares obrigatórios e não obrigatórios, programa de tutoria discente, projetos e programas integrados ensino/pesquisa e ensino/extensão, convênios com empresas/escolas para realização de estágios curriculares, banco de programas das disciplinas dos cursos de graduação, projetos pedagógicos de cursos de graduação, cadastro de currículos dos cursos de graduação no sistema acadêmico, regulamentos dos trabalhos de conclusão de cursos dos cursos de graduação, processos de reconhecimento e renovação de reconhecimento dos cursos de graduação , atualização anual do Catálogo Geral e de Cursos de Graduação da UEPG.
Conta a PROGRAD, ainda, com as seguintes comissões:
Comissão de Coordenação Geral das Licenciaturas – COPELIC
Responsável por propor e acompanhar a adaptação dos cursos de Licenciatura da Instituição às Diretrizes Curriculares Nacionais, para a formação de professores da educação básica, em nível superior, em curso de graduação plena, apoiando e acompanhando os Colegiados de Curso nas mudanças curriculares que se julgarem necessárias.
Comissão Universidade para os Índios – CUIA
Responsável pelo acompanhamento e pela avaliação sistemática do processo geral de inclusão e de permanência na Universidade dos estudantes indígenas.
Comissão Permanente de Seleção – CPS
É responsável pela execução, planejamento, coordenação dos concursos vestibulares, concursos internos da UEPG, e outros concursos encomendados por Prefeituras de Municípios e demais órgãos públicos nas esferas estaduais e municipais.
Missão
A PROGRAD em ação articulada com coordenadores de cursos, docentes e discentes, tem por missão a direção, coordenação e controle de atividades relativas à graduação e cursos sequenciais – presenciais e à distância, visando o crescimento institucional, a qualidade de ensino e a promoção de docentes e discentes para sua qualificação profissional e pessoal.