Bolsas de estudo para mestrado em 2024 na República de Chile- AGCID

O objetivo do Programa é contribuir para a formação de mestres, por meio da participação de profissionais latino-americanos e caribenhos em programas de mestrado ministrados por universidades ou instituições de ensino superior chilenas, credenciadas com alto nível de excelência.

Duração do Programa: 01/03/2024 – 28/02/2026

As inscrições devem ser feitas através do email da Divisão de Cooperação Educacional (do Ministério das Relações Exteriores – MRE) dce@itamaraty.gov.br e do email da Embaixada do Chile em Brasília echile.brasil@minrel.gob.cl até o dia 31 de outubro de 2023.

Os interessados devem enviar os seguintes documentos:

1. Carta de aceite definitiva do programa de estudos escolhido, emitida pela autoridade competente da instituição de ensino superior chilena
  2. Atestados de saúde física e mental emitidos e assinados por médicos habilitados nestas áreas, com indicação de doenças pré-existentes do requerente.
  3. Certificado de Título Profissional Original ou cópia autorizada por notário público
  4. Curriculum Vitae, com ênfase em trabalho e formação acadêmica
  5. Carta de motivação contendo os motivos que o levam a estudar no Chile, os objetivos dos estudos que deseja realizar e como pretende aplicá-los ao retornar ao seu país.
  6. Breve descrição da possível área e tema de tese em que pretende centrar a sua investigação final
  7. Carta de referência acadêmica
  8. Carta de patrocínio da instituição empregadora (se aplicável), que especifique claramente o interesse do empregador em que seu funcionário realize estudos no Chile.
  9. Declaração juramentada (Anexo 5) indicando a leitura e aceitação de todos os termos presentes neste edital
  10. Formulário de inscrição para Bolsa AGCID, devidamente preenchido em computador e assinado

Para mais informações acesse o site da AGCID