Programa de bolsas de pós-graduação para mulheres nos EUA recebe inscrições

A American Association of University Women (Associação Americana de Mulheres Universitárias – AAUW) está com inscrições abertas para a edição de 2020-2021 do programa de bolsas de pós-graduação para mulheres nos EUA. As bolsas têm o objetivo de dar suporte para mulheres não americanas que queiram fazer pós-graduação, mestrado, doutorado ou pós-doutorado no país.

O programa prevê o pagamento de bolsas durante um ano, nos valores de:

18 mil dólares (para pós-graduação e mestrado);
20 mil dólares (para doutorado);
30 mil dólares (para pós-doutorado).

Podem participar mulheres que atuem nas mais diferentes áreas de estudo, já que é necessário que a candidata tenha iniciado previamente o processo de candidatura na instituição de seu interesse. Além disso, entre os requisitos para participar da seleção, é necessário não ter nacionalidade americana, ter um diploma de graduação até 15 de novembro de 2020 e dedicar-se em tempo integral para o curso escolhido durante o ano de duração da bolsa. A proficiência em língua inglesa também é um pré-requisito, e deve ser comprovada por TOEFL, IELTS ou outras provas.

A candidata deve pretender voltar ao país de origem para seguir a carreira profissional ao final da bolsa. O programa privilegia candidatas que demonstram comprometimento com a melhoria das condições de vida de meninas e mulheres através de atividades cívicas, comunitárias ou profissionais e que tenham necessidade financeira.

As inscrições podem ser feitas online e estão abertas até o dia 15 de novembro de 2020. Para concorrer, a candidata deve preencher uma application online e carregar alguns documentos. São necessárias três cartas de recomendação de professores ou profissionais, currículo, histórico acadêmico, cópia do diploma, carta de aceite da instituição americana escolhida e comprovante de proficiência em inglês.

Todos os documentos devem ser traduzidos, e é necessário pagar uma taxa de candidatura de 30 dólares. Caso a candidata ainda não tenha sido aceita no momento da aplicação, deve listar o nome de pelo menos uma instituição para a qual se inscreveu. O resultado será divulgado no dia 15 de abril de 2021.

Acesse aqui todas as informações sobre o programa.