Edições do Seminário Nacional de Didática da História
XIV Seminário Nacional de Didática da História - 20 anos do GEDHI
3o. Colóquio do PPGH
17a. Primavera dos Museus

Inscrições de ouvintes: link
Inscrições para apresentação de trabalhos: link
Para apresentação de trabalhos escritos: Modelo
Inscrição em oficinas/ minicursos: formulário.
Os simpósios temáticos são abertos a estudantes de graduação dos cursos de história da UEPG participantes da iniciação científica ou iniciação à docência, alunos em elaboração do TCC, egressos da graduação em História da UEPG (Bach. e Lic.) , alunos do PPGH-UEPG, egressos do PPGH-UEPG e graduados participantes dos Núcleos de Pesquisa. Nessa edição também são convidados os professores e pesquisadores egressos do GEDHI.
Cronograma:
Inscrição de trabalhos: 08 de agosto a 11 de setembro de 2023
Envio dos textos finais para composição dos anais: 31 de outubro de 2023
Programação
20/09/23 - qua. | 21/09/23 - qui. | 22/09/23 - sex. | |
Manhã
8:30/ 11:30 |
Oficina: "Conservação preventiva de patrimônio documental em suporte de papel" (Marcia Doré - Unicentro)
------------------------- Minicurso: "Utilização de filmes em sala de aula a partir das perspectivas da Didática da História e das competências do pensamento histórico" (Alessandro Monteiro - PPGE UEPG e Rede Pública Estadual) |
Simpósios Temáticos | Simpósios Temáticos |
Tarde
13:30/ 17:30 |
Reunião do corpo docente do PPGH-UEPG sobre o projeto de doutorado
---------------------------- Simpósios Temáticos |
13:30h. - Ensinando historia em museus e as representatividade femininas. (Jaqueline Zarbato - UFMS)
16:30h; - Visita às exposições "200 anos enquadrados" e "PG Gigante", na Galeria da PROEX
|
Oficina:" Produção de recursos educativos para museus" (Jezulino L. M. Braga - UFMG)
|
Noite
19:00/ 22:00 |
Conferência de abertura: "20 anos de ensino de História" (Caroline Pacievitch - UFRGS) | Simpósios Temáticos | Conferência de encerramento: "Convites para uma educação em museus" (Jezulino L. M. Braga - UFMG) |
Oficinas
- "Produção de recursos educativos para museus" (Jezulino L. M. Braga - UFMG)
- "Conservação preventiva de patrimônio documental em suporte de papel" (Marcia Doré - Unicentro)
- "Utilização de filmes em sala de aula a partir das perspectivas da Didática da História e das competências do pensamento histórico" (Alessandro Monteiro - PPGE UEPG e Rede Pública Estadual)
Objetivos Gerais
– Proporcionar a interlocução científica entre pesquisadores das diferentes áreas do PPGH-UEPG
– Oportunizar a avaliação contínua do programa por seus diferentes agentes
Objetivos Específicos
– Promover a integração entre as linhas e núcleos de pesquisa, por meio de sessões de debate de trabalhos diferentes em termos de núcleo, tema, metodologia, referenciais etc.
– Promover a integração vertical entre os agentes do PPGH, por meio do encontro dialógico entre graduandos, mestrandos, egressos e pesquisadores do PPGH.
– Gerar oportunidades de trabalhos técnicos (organização de eventos, emissão de parecer, coordenação de sessões) e apresentação de trabalhos científicos para todos os integrantes do programa.
– Promover sessões de reflexão aprofundada entre corpo docente, discente e egressos para avaliação coletiva e planejamento estratégico do Programa.
Atividades:
– Conferências e palestras.
– Simpósios temáticos: trata-se de sessões mistas (diferentes linhas e grupos de pesquisa) de debate de trabalhos de pesquisa em andamento e concluídos com mestrandos e mestrandas, egressos e egressas do Programa.
– Publicação de textos completos nos anais eletrônicos do evento.
– Minicursos e Oficinas ministrados pelas/os mestrandas/os e convidados tendo por público-alvo os estudantes de graduação dos diversos cursos da UEPG.
- Sessões especiais de apresentação de trabalhos científicos produzidos no GEDHI ao longo dos últimos 20 anos.
Metodologia das sessões de debates:
Podem se inscrever para as sessões de debates os alunos atuais do mestrado, egressos do Programa, participantes em História do PIBIC-UEPG, egressos dos cursos de História da UEPG, corpo docente do PPGH e professores de História do ensino básico e superior. Nessa edição comemorativa dos 20 anos do GEDHI, também podem se inscrever pessoas que participaram do grupo em todos os níveis. A inscrição é feita apresentando um texto de 8 a 12 páginas. O texto será lido antecipadamente pelo comitê científico e por todos os participantes da sessão de debates. O participante anotará as correções, críticas e sugestões durante a sessão e, após o evento, deve incorporá-las e enviar o texto definitivo para publicação nos anais eletrônicos do evento até 31/10/2023.
Cronograma:
Local: Museu Campos Gerais, R. Eng. Schamber, 686 - Centro, Ponta Grossa
Inscrição de propostas de minicursos ou oficinas: até 30/09/2022.
Inscrição de trabalhos (obrigatória para os mestrandos do PPGH): 01/08/2023 até 06/09/2023.
Divulgação dos trabalhos aprovados e distribuição dos simpósios: 13/09/2023.
Inscrição de graduandos para participação em oficinas e minicursos: de 1 a 14 de outubro.
Inscrição de ouvintes: de 1 a 18 de setembro.
Realização do evento: 19 a 21 de setembro de 2023.
Comissão organizadora:
Alessandra Izabel de Carvalho
Luis Fernando Cerri
Edson Armando Silva
Erivan Cassiano Karvat
Robson Laverdi
Brenda Caroline Busato Rotter
Frederico Renan Hilgenberg Gomes
Thiago de Paula
Bruno dos Santos Grube
Fernanda Mauda
Ricardo Enguel Gonçalves
Mirielen Machado Rodrigues
Comitê Científico
Edson Armando Silva (PPGH)
Georgiane Garabely Heil Vázquez (PPGH)
Luis Fernando Cerri (PPGH)
Maria Paula Costa (PPGH/ Unicentro)
Robson Laverdi (PPGH)
Rosângela Wosiack Zulian (PPGH)
Alessandra Izabel de Carvalho (PPGH)
Janaína de Paula do Espírito Santo (PPGH)
Claudio Luiz Denipoti (PPGH/ UEL)
Erivan Cassiano Karvat (PPGH)
Maria Julieta Weber Cordova (PPGH)
Niltonci Batista Chaves (PPGH)
Patrícia Camera Varella (PPGH)
Evelyn Roberta Nimmo (PPGH)
Névio de Campos (PPGH/ PPGE UEPG)
XIII Seminário Nacional de Didática da História
27 a 29 de Abril de 2022 – Museu Campos Gerais
Universidade Estadual de Ponta Grossa – Paraná – Brasil
Encruzilhadas do ensino e aprendizagem da História na América Latina
ANAIS - clique aqui: Anais
Programação dos painéis de diálogo AQUI
(acceder a esta convocatoria en español)
O evento
As Jornadas Latino-americanas de Ensino de História surgiram como iniciativa da Maestría en Enseñanza de la Historia da Universidad Nacional Tres de Febrero, tiveram sua primeira edição em 2017 e sua segunda edição em 2019. Desde o início, e mesmo com as dificuldades financeiras já importantes desde então, o encontro foi capaz de reunir diversos professores e pesquisadores do ensino de história da América Latina em torno de um projeto de discussão dos problemas contemporâneos, do estado da arte e das perspectivas para o ensino de história no continente. As duas primeiras edições foram realizadas em Buenos Aires, nas dependências da UNTREF no Centro Cultural Borges, microcentro da capital Argentina, e na edição de 2019 os organizadores decidiram por realizar a edição seguinte na Universidade Estadual de Ponta Grossa, cujo Programa de Pós-graduação em História, através do Grupo de Estudos em Didática da História, é parceiro da Maestría desde sua fase de projeto.
Por causa da pandemia de COVID-19, as Terceiras Jornadas que estavam planejadas para 2021, ocorrerão efetivamente de 27 a 29 de abril de 2022, nas instalações do Museu Campos Gerais da UEPG, de modo híbrido, utilizando recursos de comunicação remota. O evento será concomitante ao XIII Seminário Nacional de Didática da História, evento anual promovido pelo GEDHI desde 2005.
O tema do evento, encruzilhadas do ensino e aprendizagem de história, reflete o momento atual de crise de legitimidade da história e seu ensino, diante da ascensão dos extremismos ao poder político e a parcelas importantes da hegemonia cultural de nossa sociedade, bem como do avanço de políticas públicas oriundas da ideia de estado mínimo no qual o espaço curricular e cultural para o ensino de história vem sendo constrangido. Essas encruzilhadas exigem estudo, análise e planejamento para que possam ser objetos de ações científicas, educacionais e políticas estratégicas, com visão informada, crítica fundamentada e projetos coletivos que ultrapassem as mais diversas formas de fronteiras.
Apresentação de trabalhos
Além da realização das conferências e mesas redondas, o evento tem por objetivo promover a interlocução acadêmica e educacional entre estudantes e profissionais dos vários países do continente. Para que isso possa ter a maior eficiência possível, privilegiando o diálogo e o debate das questões contemporâneas na área, as inscrições serão feitas mediante a apresentação de texto completo. Os trabalhos serão reunidos por semelhança temática e/ou metodológica, compondo assim os painéis de diálogo, cujos participantes deverão ler antecipadamente os trabalhos dos colegas, com o objetivo de participarem de forma consistente das sessões. Por isso, não haverá apresentações dos trabalhos, mas apenas uma breve consideração inicial de cada autor (até 5 minutos), e o tempo restante será dedicado à interlocução entre os participantes.
Escopo dos trabalhos: são aceitos textos que reflitam experiências docentes em sala de aula, análises e autoanálises de práticas docentes, relatos de pesquisas, projetos de pesquisa ou de ensino, análises de currículos e políticas públicas para a área e discussões teóricas e metodológicas pertinentes ao campo.
Perfil dos participantes: são aceitos trabalhos propostos por pesquisadores do campo do ensino de história e áreas correlatas que dialoguem com a produção, circulação social e recepção de discursos e conteúdos históricos, desde estudantes de graduação (neste caso, em coautoria com seus orientadores), professores da educação básica e superior, pós graduandos em todos os níveis e pesquisadores da área.
Temas principais sugeridos:
- Interculturalidade
- Ensino de História, democracia e autoritarismo.
- Passados sensíveis.
- Ensino e Aprendizagem na pandemia.
- História pública, pós-verdade e fake News.
- Questões dos currículos de História e Ciências Sociais.
- Memória(s). Linguagens e mídias.
- Docências: formações e vivências.
- Compromissos éticos no ensino de História.
Inscrição de trabalhos
Os trabalhos deverão ser enviados dentro dos prazos para os sistemas do evento, utilizando o modelo de arquivo , com no mínimo 5 e no máximo 10 páginas. A taxa de inscrição para proponentes de trabalho brasileiros é de R$ 35,00, e a inscrição de proponentes estrangeiros é isenta de taxa.
A inscrição de ouvintes é de 15,00, sendo isentos os membros de famílias inscritas no CadÚnico e ouvintes estrangeiros.
(Sistema de inscrição: https://www.even3.com.br/3asJornadasEH)
Cronograma
Abertura das inscrições de trabalhos – 15/12/2021
Encerramento das inscrições de trabalhos – 11/03/2022
Avaliação de trabalhos inscritos - até 26/03/2022
Divulgação de trabalhos aprovados e ensalamento – até 31/03/2022
Período para leitura dos trabalhos dos participantes de cada painel – 1/04 a 26/04/2022
Inscrições de ouvintes: 1/04 a 26/04/2022
Programação
Horários de Brasília (GMT – 3:00) | 27/04 |
28/04
|
29/04 |
14:00 – 17:00 |
Painéis de diálogo |
Painéis de diálogo
|
Painéis de diálogo/ Reunião de trabalho presencial do Projeto Residente |
18:00 – 20:00 | Sessão de abertura e conferência: História e Ensino de História na América Latina (Sebastián Plá – Universidad Autónoma de México) | Mesa redonda: O ensino de história na pós-graduação
Ana Zavala (CLAEH – Uruguai), Gonzalo de Amézola (UNTREF – Argentina) Ma. Cristina Dantas Pina (UESB – Brasil)
|
Roda de conversa: Livros e pesquisas sobre História e Ensino na América Latina (Sebastián Plá, Ana Zavala, Luis Cerri) |
Comissão organizadora
Luis Fernando Cerri (coord.)
Wilian Carlos Cipriani Barom (coord.)
Ariana Belén Fuentes
Giuvane de Souza Klüppel
Janaína de Paula do Espírito Santo
Karine de Fátima Almeida
Matheus Mendanha Cruz
Mayra Rodríguez Hernández (UNAM/ UEPG)
Osvaldo Santos Falcão
Rúbia Caroline Janz
Comissão científica
Alexandre Felipe Fiuza (UEL)
Ana Heloisa Molina (UEL)
Ana Zavala (CLAEH)
Carmen Lúcia De Salis (Unicentro)
Eder Cristiano de Souza (UNILA)
Federico Alvez (Unespar Paranaguá)
Gonzalo Álvaro de Amézola (UNTREF)
Jean Carlos Moreno (UENP)
Juliana Pirola da Conceição Balestra (UNILA)
Laura Cristina del Valle (UNS)
Márcia Elisa Teté Ramos (UEM)
Maria Paula Costa (Unicentro)
Marta Mercedes Poggi (UNTREF)
Nadia Gaiofatto Gonçalves (UFPR)
Sandra Regina Oliveira (UEL)
Sebastian Plá (UNAM)
Promoção
Programa de Pós-Graduação em História da UEPG – GEDHI
(Grupo de Estudos em Didática da História)
Maestría en Enseñanza de la Historia – UNTREF
Apoios
Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação – UEPG
Museu Campos Gerais
Programa de Pós-Graduação em História Social – UEL
EDUCAL - Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Educação na América Latina – UNILA
Mestrado Profissional em Ensino de História - ProfHistória – UNESPAR
![]() |
XII Seminário Nacional de Didática da História Cultura histórica e cultura política em Nuestra América Ponta Grossa, 17 a 19 de fevereiro de 2021 Universidade Estadual de Ponta Grossa - Campus de Uvaranas (Seminário Virtual) Promoção: Grupo de Estudos em Didática da História - GEDHI Apoio: Departamento de História/ Programa de Pós-Graduação em História da UEPG |
Acesse aqui os Anais do evento.
Veja aqui os Seminários anteriores
Programação
17 de fevereiro - quarta | 18 de fevereiro | 19 de fevereiro | |
Manhã
09-12:00h |
Abertura Oficial: Um balanço preliminar do Projeto Residente: Observatório das relações entre Jovens, história e política na América Latina. 9-10h
Sessão de discussão de de pesquisas 1 – Cultura histórica: escalas - 10 -12h |
Sessão de discussão de pesquisas 3 - Identidades, raça e classes no pensamento de professores e alunos
|
Sessão de discussão de de pesquisas 5 - Cultura histórica, ideias e representações. |
Tarde - 14-17:00h | Sessão de discussão de pesquisas 2 - Cultura política e história
|
Sessão de discussão de pesquisas 4 - Alunos, professores e significações nas aulas | Sessão de discussão de pesquisas 6 - pesquisas independentes na área do Ensino de História |
OBS: os textos não serão apresentados, apenas debatidos pelos participantes, por isso estão disponíveis para acesso.
SESSÃO 1:
- ALMEIDA Karine. A história e seus meios na cultura histórica dos jovens (PIBIC UEPG)
- KLUPPEL, Giuvane. Entre campos - uma investigação de relações entre nacionalismo e posição políticas nas cidades... (PPGEL UEPG)
- LATAPI, Paulina y RIVAS, Emma. Cultura y conciencia histórica en los jóvenes queretanos (Univ. Aut. de Querétaro - México)
- SEABRA, Elizabeth PEREIRA Piter. O local e o nacional a questão da grande narrativa histórica sobre o colonial (UFVJM)
SESSÃO 2:
- AGUIAR, Edinalva FREITAS, Izis OLIVEIRA Adriano Relações temporais e posicionamentos politicos de alunos (UESB)
- ALEM, Nathalia MENDES Sandra A cultura política dos jovens do ensino médio de Eunápolis ( IFBA/Campus Eunápolis/UESB)
- GUERRA Fo. Sergio GUIMARAES Valter. Embates da memória com a história - ditadura e democracia na perspectiva (UFRB/UEFS)
- JANZ Rubia CRUZ Matheus. Cultura histórica jovens brasileiros e posicionamento político sobre a ditadura (UDESC/ Rede pública SC)
- NUNES, Glaucia PRADO, Kelvin MARQUES Micheline. O posicionamento de jovens de Vitoria da Conquista quanto aos valores sociais e a democracia (UESB)
- PINA, Maria AQUINO, Alessandra. Governos militares, ditadura e democracia o que dizem os jovens conquistenses(UESB)
- RUBIO, Graciela. Jóvenes dictadura militar chilena y cultura histórica configuraciones narrativas de memorias e historiografias (Univ. de Valparaíso - Chile)
SESSÃO 3:
- BERTIN, Méris Poscionamentos dos jovens de escolas públicas e privadas brasileiras sobre as ações afirmativas cultura e historia negras. (UEPG)
- CARRASCO Yessica ALFARO Karen. Conciencia de la desigualdad social y experiencia historica Jovenes en la rebelión de octubre 2019 en Chile. (Univ. Austral de Chile)
- GRANDE Patricio WIURNOS Natalia BIDONE Matias Las clases y grupos subalternos en la ensenanza de historia en Argentina. (Univ. Nac. de Luján - Argentina).
- MORENO Jean CRUZ Matheus Colonialidade e consciência histórica um estudo de caso com jovens de ensino médio. (UENP/ Rede pública SC)
- OLIVEIRA Sandra TETE Marcia. O que pensam os as jovens estudantes do ensino médio sobre os povos indigenas. (UEL/ UEM).
- PIRES Fatima. Jovens cariocas identidades hibridas. (UFRJ)
- RODRIGUEZ HERNANDEZ, Mayra. Que piensan los jovenes sobre la conquista de Mexico a 500 anos de distancia. (Univ. Autónoma de México)
SESSÃO 4:
- COSTA , Maria Paula. Projeto Residente a Formação de professores e as aulas de historia. (UNICENTRO)
- DE SALIS, Carmen. O livro didático de historia e os estudantes uma relação de (des) encontros na sala de aula. (UNICENTRO)
- GASPAR Mariana. Estudantes de Guarapuava e os livros didáticos de Historia. (UEPG)
- MASSONE, Marisa. Por que confiamos en los libros de texto una trama entre estudiantes y profesores de historia. (Universidad de Buenos Aires - Argentina)
- PACIEVITCH. Caroline. Posições politicas de professores de historia seis anos depois o que mudou. (UFRGS)
SESSÃO 5:
- BAROM, Wilian. Entre estereótipos virtuais e a vida prática uma proposta metodológica de correção de ideias históricas. (UEPG)
- GONZALEZ CALDERON, Fabian. Compreensiones sobre el cambio historico en estudiantes chilenos de educacion secundaria. (Univ. Academia de Humanismo Cristiano - Chile)
- GONZALEZ, Maria Paula - El cotidiano aulico de historia desde la perspectiva de estudiantes de ciudad y provincia de Buenos Aires. (Univ. Nacional de General Sarmiento - Argentina).
- LEAL PINO, Cristian. La historia en los colegios estudiantes de las regiones de Nuble Valparaiso y Los Lagos una primera aproximacion. (Univ. del Bío-Bío - Chile).
- ORDONEZ Michelle. Tendencias en las representaciones sociales y cultura histórica respecto a los sujetos históricos en jovenes mexicanos. (Univ. Autónoma de México)
- PALOMINO PAREDES et al. Antiguos y nuevos héroes peruanos rol de la escuela y la universidad en la construcción de la memoria histórica. (Univ. Nacional Mayor de San Marcos - Peru).
- MARTINS Cinthia; FRANCO, Aléxia. Uma analise da relação de estudantes brasileiros com o desenvolvimento do conhecimento histórico dos artefatos tradicionais ao ciberespaço. (UFU)
SESSÃO 6:
- CORDEIRO Lilyan. Algumas reflexões sobre o Brasil e sua influencia vinda do exterior sobre o comportamento brasileiro nas Redes sociais. (PMPG).
- MACHADO, Mirielen. O Diário de Anne Frank em quadrinhos uma análise da cultura histórica. (PIBIC UEPG)
- MOTTA, Hélia As equipes multidisciplinares e as representações construídas sobre as questões indígenas na escola. (UEPG)
- ZOMER, Lorena. Historia de America no ambiente acadêmico reflexões sobre o conceito de colonialidade formação e a docente. (UEPG)
INSCRIÇÕES GRATUITAS
Inscrição de trabalhos (resumo expandido) – 1 de agosto de 2020 a 8 de fevereiro de 2021
Envio de cartas de aceite – até 10 de fevereiro
Inscrição de ouvintes – até 17 de fevereiro.
Formulário de inscrição: https://forms.gle/UHeNMgXHzDC4CxUR9.
Na presente edição do SNDH serão discutidos trabalhos que usam dados do Projeto Residente, e haverá uma sessão para apresentação de trabalhos em geral sobre o ensino de história não vinculados ao projeto. Os resumos expandidos deverão ter de 2 mil a 3 mil palavras, excluídas tabelas e gráficos, e serão publicados nos anais eletrônicos do evento. Os textos devem ser enviados segundo o modelo disponível aqui. Após acessar o link clique no ícone na parte superior direita da tela para baixar o arquivo. Se optar por colar texto digitado em outro arquivo, use o comando Ctrl+Alt+V e escolha “colar texto sem formatação”.
Serão aceitos textos em português e em espanhol. A formatação e a revisão dos textos é de responsabilidade de seus autores.
Está prevista a publicação de anais eletrônicos com ISBN.
Finalidade do evento
O evento objetiva promover estudos avançados, discussão e interlocução acadêmica de alto nível e acesso às pesquisas e debates nacionais e internacionais no campo da Didática da História, envolvendo os dados empíricos levantados pelo Projeto Residente, as suas articulações com a prática de ensino e a teoria da História. Envolve pesquisadores desde a iniciação científica até o doutorado, articulando profissionais e estudantes de graduação e pós-graduação da UEPG e outras instituições nacionais e internacionais.
O “Projeto Residente: observatório das relações entre os jovens, a história e política na América Latina” vem sendo desenvolvido desde 2018 e conta com o apoio do CNPq. Trata-se de um survey aplicado em 7 países da América Latina que levantou cerca de 7 mil questionários de estudantes, que responderam sobre ensino e aprendizagem de História, cultura histórica e cultura política. Os dados são quantitativos e originam análises estatísticas descritivas e inferenciais. Os objetivos são produzir conhecimento acadêmico na área, para subsidiar políticas públicas (principalmente de currículo e de formação de professores), práticas docentes e novas pesquisas no campo.
Nesta edição, em particular, um dos objetivos do evento é dar partida ao processo de produção de artigos e capítulos de livro baseados nos dados do Residente, a partir de versões preliminares e de fôlego mais curto, que serão publicadas em anais eletrônicos. A ideia é que cada apresentação possa ser analisada, criticada e receber sugestões bibliográficas, teóricas e metodológicas de modo que seu(s) autore(s) possam retomar o texto preliminar apresentado e desenvolvê-lo, visando uma futura publicação vinculada ao projeto.
XI Seminário Nacional de Didática da História
Ensino de História em Tempos de Pós-Verdade
Ponta Grossa, 11 a 13 de Setembro de 2019
Universidade Estadual de Ponta Grossa – Campus de Uvaranas
Programação
11/09 – QUARTA-FEIRA | 12/09 – QUINTA-FEIRA | 13/09 – SEXTA-FEIRA | |
Tarde
14h – 17h |
Grupo de Trabalho
Projeto Residente |
Grupo de Trabalho
Projeto Residente |
|
Noite
19h – 22h |
Abertura Oficial
Conferência de Abertura: “Ensino de história e pós-verdade” Fernando Penna (UFF)
Mediador: Luis Fernando Cerri (UEPG) |
Mesa Redonda:
“História e pós-verdade na América Latina”
Luis Caputo (BASE-IS - Paraguai), Juliana Pirola Balestra (UNILA) e Graciela Rubio (Univ. de Valparaiso - Chile)
Mediador: Wilian Carlos Cipriani Barom (UEPG) |
Mesa Redonda:
“BNCC - Desafios curriculares para a História”
Thiago Divardim (IFPR), Wilian Barom (UEPG) e convidado(a) a confirmar
Mediadora: Michele Rotta Telles (UEPG) |
LOCAL:Auditório do PDE - Campus UEPG - Uvaranas
INSCRIÇÕES
Inscrição de Ouvintes: de 19/08 até 11/09/2019
![]() |
X Seminário Nacional de Didática da História Ponta Grossa, 29 e 30 de Agosto de 2018 Universidade Estadual de Ponta Grossa - Campus de Uvaranas – Prédio do PDE Histori@(s): currículos e redes |
Promoção:
Grupo de Estudos em Didática da História - GEDHI
Apoio:
Departamento de História
Programa de Pós-Graduação em História da UEPG
Mestrado Profissional em História – ProfHistória UEPG
Programação
29 de agosto - quarta | 30 de agosto - quinta | |
Tarde – 14:00 – 17:00 | Oficinas:
- História Indígena (Giovani J. da Silva) - Os blogs não financiados e o Golpe de 2016 (Anna Gicelle G. Alaniz)
|
Oficina – A História na Internet (Icles Rodrigues) |
Noite – 19:00 -22:00 | Abertura Oficial
Lançamento de livro: Histórias e Culturas Indígenas na educação básica.
Mesa Redonda: Base Nacional Comum Curricular - História Giovani José da Silva (Universidade Federal do Amapá)
|
Lançamento de livro: Os jovens e a história: Brasil e América do Sul
Debate: Historiadores no Youtube. Debatedores: Icles Rodrigues (canal Leitura ObrigaHistória) |
100 anos de 1917: utopias e distopias, memória e educação
Ponta Grossa, 6 a 8 de Novembro de 2017
Universidade Estadual de Ponta Grossa - Campus de Uvaranas
Promoção:
Grupo de Estudos em Didática da História - GEDHI
Apoio:
Programa de Pós-Graduação em História da UEPG
Mestrado Profissional em História – ProfHistória UEPG
Laboratório de Pesquisa em Memória, Cultura e Natureza
Programação:
6 de novembro | 7 de novembro | 8 de novembro | |
Manhã | |||
Tarde - 14-17:00 | - Sessões de comunicação de pesquisas e experiências docentes
|
- Sessões de comunicação de pesquisas e experiências docentes
|
- Sessões de comunicação de pesquisas e experiências docentes
|
Noite - 19-22:00 | Abertura Oficial
Mesa redonda: 100 anos de 1917: utopias, distopias e Didática da História Debatedoras: Caroline Pacievitch (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) Maria Paula Costa (UNICENTRO Guarapuava) Janaína de Paula do Espírito Santo. (UEPG) |
Mesa Redonda: A contribuição brasileira à Didática da História.
Debatedores: Oldimar Cardoso (prof. convidado da USP e Universidade de Augsburg - Alemanha) Rafael Saddi (Universidade Federal de Goiás) Mediador: Luis Fernando Cerri (UEPG) |
Mesa redonda: Trabalhadores e intelectuais, entre revoluções e golpes.
Michele Rotta Telles (Rede Pública PR) Rosângela Petuba (UEPG) (terceiro membro a conferir - Juliana).
|
VII SEMINÁRIO NACIONAL DE DIDÁTICA DA HISTÓRIA
30 de novembro a 2 de dezembro de 2016
- Objetivos
- Promover a socialização de resultados de pesquisa com estudantes de graduação / licenciatura, professores e gestores das redes pública e privada de ensino.
- Debater de pesquisas no âmbito da Didática da História em nível de graduação e de pós-graduação.
- Discutir e preparar produção bibliográfica de pesquisas que utilizaram dados do projeto Jovens e a História.
- Cronograma
- Envio de resumos: 10/11/2016 (para todos os participantes).
- Envio de resumos estendidos (apenas para participantes convidados): 15/11/2016.
- Inscrição
- Ouvintes: 20,00 (até 25/11) – 170 vagas
- Apresentadores de trabalho (exceto convidados): 30,00 (até 23/10)
- Certificados de participação de 30 horas para ouvintes, mais certificado de apresentação de trabalho para expositores.
- Programação
QUA 30/11 | QUI 1/12 | SEX 2/12 | ||
MANHÃ | 9:00 – 12:00
|
Apresentação de trabalhos com dados do Jovens e a História – convidados | Apresentação de trabalhos de estudantes com dados do Jovens e a História | - Apresentação de trabalhos em ensino de História em geral.
|
TARDE | 14:00 – 17:30
|
Apresentação de trabalhos com dados do Jovens e a História – convidados | Apresentação de trabalhos com dados do Jovens e a História – convidados | |
NOITE |
19:00 - 21:30 |
Mesa redonda
Luis F. Cerri (UEPG) – O que é o projeto Jovens e a História Gonzalo A. de Amézola (UNLP) - Resultados do projeto Jovens e a História na Argentina |
Conferência
Maria Paula Gonzalez (UNGS) (O Projeto Zorzal e suas potencialidades na sala de aula)
|
|
- Dinâmica da apresentação de trabalhos:
5a. Convidados: Os convidados enviarão resumo estendido, rascunho ou qualquer outra versão preliminar, de trabalho, para a organização do evento. Este texto será distribuído para pelo menos outros 2 participantes, que atuarão como comentadores. O convidado terá até 15 minutos para expor o trabalho e os comentadores e o público terão até 25 minutos para o debate. A comissão organizadora procurará agrupar as apresentações por proximidade de temas. As sessões não serão simultâneas, de modo que todos possam participar de todas as apresentações e debates dos pesquisadores convidados.
5b. Apresentadores em geral: As apresentações terão até 15 minutos, com outros 15 minutos para debate. A comissão organizadora agrupará as apresentações por proximidade de temas, compondo sessões que serão dirigidas por um coordenador. Conforme a quantidade de inscritos, poderão ocorrer sessões simultâneas. Serão organizadas sessões de graduandos e de graduados.
5c. Publicação. Os trabalhos de convidados serão publicados em caderno de resumo on-line e em livro. Os trabalhos dos demais participantes serão publicados em caderno de resumo on-line.
- Instruções para inscrição
- Público-alvo
O evento é destinado a professores em formação (graduandos de licenciatura) e professores em serviço, principalmente da área de História e Sociologia, bem como pesquisadores das área de História e Educação.
- Resumo
O Simpósio em Didática da História é um evento que vem ocorrendo desde 2003, com o objetivo de discutir o ensino de história em definição ampla, ou seja, contemplando processos de ensino e aprendizagem em História que ocorrem dentro e fora de sala de aula. Embora sempre tenha contado com a presença de convidados de outras cidades brasileiras e do exterior, é a primeira vez que se adiciona o adjetivo “nacional” ao nome do evento, como forma de marcar sua identidade e abrangência. A edição aqui proposta tem por objetivo socializar resultados de pesquisa sobre aprendizagem dos alunos junto a professores de História a partir dos dados do projeto de pesquisa Jovens e a História no Mercosul (desenvolvido sob coordenação da UEPG) e do projeto Zorzal (pesquisa e extensão, coordenado pela UNGS – Argentina, com parceria com a UEPG e a UNIOESTE) de uso de fontes históricas para o ensino da história latino-americana.
- Justificativa
A realização do evento permitirá congregar pesquisadores da UEPG e de outras instituições do Brasil e da Argentina para aprofundar a discussão de resultados de projetos de pesquisa, no mesmo movimento em que essas discussões serão socializadas junto a estudantes de história e de ciências sociais, bem como professores de história e de sociologia das redes pública e particular.
- Metodologia de Execução
O evento terá três tipos de atividade: conferências, seminários de apresentação de resultados de pesquisa de professores convidados e sessões de apresentação de trabalhos de iniciação científica e pós-graduação, por inscrição. As conferências envolverão o coordenador do evento e coordenador geral do projeto Jovens e a História, prof. Luis Fernando Cerri, e dois pesquisadores convidados, o prof. Gonzalo de Amézola, professor da Universidad Nacional de Plata e coordenador argentino do projeto Jovens e a História, e a profa. María Paula Gonzalez, coordenadora geral do Proyecto Zorzal, da Universidad Nacional de General Sarmiento. Como pesquisadores brasileiros convidados par os seminários de pesquisa, estão convidados os seguintes professores/as: Flávia Eloisa Caimi (UPF), Caroline Pacievitch (UFRGS), Aléxia de Pádua Franco (UFU), Norma Lúcia da Silva (UFTM), Léia Adriana da Silva Santiago (IFG), Marizete Lucini (UFS), João Carlos Ribeiro de Andrade (UFMG/ Rede Estadual de MG), Renilson Rosa Ribeiro (UFMT), Núcia Oliveira (UDESC), Cristiani Beretta (UDESC), Federico Alvez (UNESPAR), Elaine Smyl (SME Curitiba). As sessões de apresentação de trabalho ocorrerão por inscrição dos interessados, e serão feitas sessões distintas para estudantes de graduação e para graduados (professores da escola básica/ PDE, estudantes de especialização, mestrandos e doutorandos). Serão aceitos trabalhos referentes às temáticas e áreas de pesquisa em ensino de História.
- Critérios para emissão de cerificados
- Recolhimento da taxa de inscrição.
- Participação em pelo menos 75% do conjunto das atividades para certificado de participação geral (30 horas). A participação apenas nas conferências (100%) fará jus a um certificado de 8 horas.
V CICLO DE SEMINÁRIOS EM DIDÁTICA DA HISTÓRIA:
HISTÓRIA RECENTE E IDENTIDADE NO MERCOSUL
Programação
06/07/11 | 07/07/11 | 08/07/11 | |
13:30 às 17:30 h.
|
- Reunião interna do grupo de pesquisa -
|
- Reunião interna do grupo de pesquisa
- 13:30h - Cinematógrapho: documentários sobre Uruguai e Argentina |
Reunião interna do grupo de pesquisa
Cinematógrapho: documentários sobre Paraguai e Venezuela |
19:00 às 22:30 h. | 18:00 às 19:00 h - credenciamento
19:00 - abertura 19:30 - Mesa redonda: Ensino de História e História Recente no Uruguai e na Argentina. Participantes: Gabriel Quirici (UDELAR - Uruguai) e Gonzalo de Amézola (UNLP e UNQ - Argentina) |
Mesa redonda:
Identidade nos processos políticos recentes na Venezuela e Paraguai. Participantes: Ramón Casanova (UCV - Venezuela) e Luis Caputo (BASE-IS e UNF - Paraguai)
|
MERCOSUL: formação, atualidade e novas perspectivas.
(Dr. Rosinha - dep. federal e ex-presidente do Parlamento do MERCOSUL) |
Local de realização: Prédio do PDE - UEPG Campus Uvaranas - Ponta Grossa - PR
Inscrições:
Enviar email ATÉ 1 DE JULHO DE 2011 para uepgpethistoria@gmail.com informando nome completo e CPF.
Atenção: a inscrição só poderá ser considerada concluída quando o solicitante receber uma mensagem de confirmação.
Sala do PET - Bloco de História - Sl. 67 - Campus Uvaranas - Ponta Grossa - PR
Valor: 10 reais (gratuito para professores PDE de História e Geografia)
Vagas Limitadas
Promoção: Grupo de Estudos em Didática da História - UEPG
Apoio: Departamento de História - DEHIS UEPG
Programa de pós-graduação em Educação - PPGE UEPG
Programa de Educação Tutorial - PET História UEPG
CNPq
IV CICLO DE SEMINÁRIOS EM
DIDÁTICA DA HISTÓRIA
“OS JOVENS E A HISTÓRIA”
10 e 11 de NOVEMBRO DE 2009
PROGRAMAÇÃO
10/11 – 14h. Discussão de temas de pesquisa do projeto “Jovens e a História” (auditório do CIPP ou )
19 h. - Conferência - Maria Paula
Os professores no projeto “Jovens e a História”
11/11 – 14 h. Discussão de temas de pesquisa do projeto “Jovens e a História” (auditório do CIPP ou )
19 h. - Mesa redonda - o projeto jovens e a história - possibilidades e perspectivas
Em 2006, o III Ciclo foi realizado junto à Semana de História da UEPG, entre 20 e 24/1/2006.
20/11 – Seg | 21/11 – Terça | 22/11 – Quarta | 23/11 – Quinta | 24/11 - Sexta | |
8:00 às 12:00 h
Bloco B |
Apresentação de trabalhos | Oficina
Regina C. Xavier “Do trabalho compulsório ao trabalho livre” ▬▬▬ Apresentação de trabalhos |
Apresentação de trabalhos | Oficina
Alexandre Fiuza “História e Música” ▬▬▬ Oficina Profª Conceição e Profª. Carla “Metodologias e práticas da produção didática: O livro didático na área de História” |
Oficina
Profª Conceição e Profª. Carla “Metodologias e práticas da produção didática: O livro didático na área de História” |
13:30 às 17:30
Bloco B |
Apresentação de trabalhos | Oficina
Regina C. Xavier “Do trabalho compulsório ao trabalho livre” ▬▬▬ Apresentação de trabalho |
Apresentação de trabalhos
|
Oficina
Alexandre Fiuza “História e Música” ▬▬▬ Oficina Profª Conceição e Profª. Carla “Metodologias e práticas da produção didática: O livro didático na área de História” |
Oficina
Profª Conceição e Profª. Carla “Metodologias e práticas da produção didática: O livro didático na área de História” |
19 às 22:0 h
Grande Auditório (Bloco A) |
Coral Sorriso Negro (Tibagi)
Conferência Dra. Regina Célia Xavier (UFRGS) “História do trabalho: uma reflexão sobre a escravidão e a liberdade” |
Ativ. Cultural
Conferência Dr. Robson Laverdi – (Unioeste – Rondon) "Memórias do trabalho, trabalhos da memória: os sentidos políticos da lembrança" |
Lançamento de livro
Conferência Dr. Alexandre F. Fiúza (Unioeste – Cascavel) “História e Música: um enfoque sobre a questão afro-brasileira e a descolonização portuguesa na África” |
Ativ. Cultural
Conferência Dr. Hélio Sochodolak (Unicentro – Irati) “Imagens nietzscheanas da leitura”
|
Ativ. Cultural
Conferência Ms. Conceição Oliveira (Editoras Scipione e Ática) “História e Cultura Afro-Brasileira no Ensino de História” |
CICLO DE SEMINÁRIOS "DIDÁTICA DA HISTÓRIA E USOS SOCIAIS DO SABER HISTÓRICO" |
p r o g r a m a ç ã o
(sempre às 19 horas)
18 de Outubro - 3ª f. - A festa de Sant'Ana: formação de identidades locais. Profa. Ms. Maura R. Petruski (UEPG) - SALA A 225
25 de Outubro - 3ª f. - História e(m) quadrinhos: análises sobre a História ensinada na arte seqüencial. Profa. Ms. Selma de Fátima Bonifácio (Rede Pública Estadual) - AUDITÓRIO DO COLÉGIO MENELEU
17 de Novembro - 5ª f. - "No ciclo eterno das mudáveis coisas" - A proposta de História de Rocha Pombo e as relações com as obras didáticas atuais. Profa. Ms. Janaína de Paula do Espírito Santo (Rede Pública Estadual) - PEQUENO AUDITÓRIO
30 de Novembro - 4ª f. - Livros didáticos de História do Uruguai durante a ditadura militar. Profa. Ximena Alvarez (UFPR) - PEQUENO AUDITÓRIO
06 de Dezembro - 3ª f - Representações da História das Mulhres no Brasil em Livros Didáticos de História. Profa. Ms. Ângela Ribeiro Ferreira (Rede Pública Estadual) - SALA B 108
INSCRIÇÕES: Em frente ao Dehis no bloco B, 14 e 17/10,
TAXA DE INSCRIÇÃO: R$ 5,00
CERTIFICADOS: 25 horas para 100% de freqüência
LEITURA PRÉVIA: Textos específicos na pasta 215 do Manarim
Grupo de Estudos em Didática da História (vinculado ao DEHIS e Mestrado em Educação)
O GEDHI tem por objetivo estudar as questões inerentes ao ensino e aprendizagem em História, nos aspectos escolares, não escolares, formais e não-formais. Busca articular Universidade e Escola entendendo-as como espaços de sujeitos parceiros na construção do conhecimento e da práxis educativa.
1º CICLO DE ESTUDOS E DEBATES EM DIDÁTICA DA HISTÓRIA
CONSCIÊNCIA HISTÓRICA E DIDÁTICAS DA HISTÓRIA: ELEMENTOS CENTRAIS DO PENSAMENTO DE JÖRN RÜSEN
A RAZÃO HISTÓRICA – A DIDÁTICA DA HISTÓRIA COMO UM CAMPO DA TEORIA DA HISTÓRIA
DATA 17 DE Abril de 2004 – Sábado – HORÁRIO – 9 horas
LOCAL – UEPG – Campus Central – Sala B 201
A HISTÓRIA ENTRE A MODERNIDADE E A PÓS-MODERNIDADE
DATA 29 de Abril – Quinta Feira – HORÁRIO – 19 horas
LOCAL – UEPG – Campus Central – Sala B 108
O CONCEITO DE CONSCIÊNCIA HISTÓRICA - IMPLICAÇÕES SOBRE A DIDÁTICA DA HISTÓRIA
DATA 20 de Maio – Quinta Feira – HORÁRIO – 19 horas
LOCAL – UEPG – Campus Central – Sala B 108
LEITURAS BÁSICAS PARA CADA SEMINÁRIO ESTARÃO DISPONÍVEIS NA COPIADORA MANARIM, PASTA 57
Promoção
GEDHI – GRUPO DE ESTUDOS EM DIDÁTICA DA HISTÓRIA (Mestrado em Educação – UEPG)
LINHA DE PESQUISA CONSTRUÇÃO HISTÓRICA DE IDENTIDADES (Dep. de História da UEPG)