O grupo de pesquisa é constituído pelas seguintes linhas:
Contempla estudos e pesquisas sobre políticas educacionais relativas às questões de avaliação, currículo e políticas da Educação Superior. Adota como postura investigativa a reflexão crítica e a produção de conhecimentos sobre a teoria e a prática de diferentes objetos de avaliação, bem como suas relações com os processos de planejamento e gestão universitária, e desenvolvimento curricular. Esta linha de pesquisa integra o Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da UEPG, e o Grupo de Estudos e Pesquisas em Política Educacional e Avaliação (GEPPEA) cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPQ.
Palavras-chave: Avaliação Educacional. Política Educacional. Currículo. Educação Superior. Universidade.
Contempla investigações relacionadas as questões contemporâneas sobre a formação de professores, as políticas curriculares e o ensino de Ciências, Matemática e Estatística, buscando estimular a reflexão crítica em relação às políticas públicas destas áreas, seus fundamentos e suas expressões nas práticas curriculares, tanto na Educação Básica quanto na Educação Superior. Tem como finalidade investigar os processos de organização e desenvolvimento curricular e suas relações com a formação inicial/continuada e atuação de professores. Esta linha de pesquisa integra o Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática (PPGECEM) da UEPG, e se insere na área de concentração "Formação de Professores e Ensino de Ciências", a qual compreende investigações sobre a formação de professores nas perspectivas teórico-práticas em diferentes ambientes de ensino e de aprendizagem, e de níveis de escolaridade, na formação inicial ou continuada de professores de Ciências e Matemática, incluindo programas de aperfeiçoamento de professores, avaliação de práticas pedagógicas, de cursos e programas específicos das licenciaturas ou magistério, além da investigação dos impactos das políticas públicas da área educacional e na formação dos professores de Matemática e Ciências, ou áreas afins.
Palavras-chave: Educação Matemática; Formação de Professores; Ensino de Ciências, Matemática e Estatística; Políticas curriculares e currículo; Educação Estatística.
Contempla estudos e pesquisas sobre políticas educacionais voltadas à Educação Básica em suas interfaces com a avaliação educacional e currículo. Adota como postura investigativa a reflexão crítica e a produção de conhecimentos sobre a teoria e a prática de diferentes objetos de avaliação, bem como suas relações com os processos de planejamento, gestão educacional e escolar, e desenvolvimento curricular. Esta linha de pesquisa integra o Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da UEPG, e o Grupo de Estudos e Pesquisas em Política Educacional e Avaliação (GEPPEA) cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPQ.
Palavras-chave: Avaliação Educacional. Política Educacional. Currículo. Educação Básica. Escola.