Livro
COMO CITAR: BRANDALISE, Mary Ângela Teixeira. Avaliação Educacional: interfaces de conceitos, termos e perspectivas. 1. ed. Ponta Grossa: Editora UEPG, 2020. v. 1. 248p .
COMO CITAR: JUSTUS, Michélle Barreto; BRANDALISE, Mary Ângela Teixeira. Formação de professores em semanas pedagógicas: a formação continuada entre duas lógicas. 1. ed. Curitiba: Appris, 2018. v. 1. 129p .
Disponível para compra em: https://www.amazon.com.br/Forma%C3%A7%C3%A3o-Professores-Semanas-Pedag%C3%B3gicas-Continuada/dp/8547322310/ref=sr_1_1?dchild=1&qid=1623355698&refinements=p_27%3AMich%C3%A9lle+Barreto+Justus&s=books&sr=1-1
Teses
COMO CITAR:
Batista, Ruhama Ariella Sabião. Avaliação das (re)configurações do PIBID de História no Paraná pelos coordenadores de área (2011-2020). 2023. 242 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2023.
COMO CITAR: LARA-SILVA, Viridiana Alves de. Avaliação da política de estágio curricular supervisionado nas licenciaturas da UEPG pelos professores formadores no ensino presencial e remoto. 2022. 244 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2022.
LINK: https://tede2.uepg.br/jspui/bitstream/prefix/3734/1/Viridiana%20Alves%20de%20Lara%20Silva.pdf
COMO CITAR: BONATTO, Bruna Mayara. Avaliação do Plano Estadual de Educação para o Sistema Prisional do Paraná: a educação escolar no contexto das penitenciárias femininas de regime fechado. 2019. 278f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2019.
COMO CITAR: KAILER, Elismara Zaias. Programa AvaliAção: representações sobre os usos dos resultados na escola por professores e equipes de gestão. 2018. 200 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2018.
LINK: https://teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-08052018-104133/pt-br.php
COMO CITAR: GOES, Graciete Tozetto. O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID - na avaliação dos licenciados da Universidade Estadual de Ponta Grossa, egressos do programa. 2017, 266 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa/PR, 2017.
COMO CITAR: MARTINS, Clícia, Buhrer. Autoavaliação institucional e suas articulações com a reformulação curricular de cursos de graduação. 2016. 118f. Tese (Doutorado em Educação: Currículo) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2016.
COMO CITAR: Brandalise, Mary Ângela Teixeira. Auto-avaliação de escolas: processo construído coletivamente nas instituições escolares. 2007. 213 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007.
LINK: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10003
Dissertações
COMO CITAR: FERREIRA, Fernanda Mendes. Avaliação das aprendizagens: uma proposta de formação para licenciados em ciências biológicas. 2022. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Ponta Grossa. Ponta Grossa. 2022.
COMO CITAR: MACHADO, Alessandro Alves. Avaliação da Formação Continuada da área de Matemática do PNAIC no Município de Ivaiporã: a percepção dos professores egressos. 2020. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2020.
COMO CITAR: TEIXEIRA, Odiméia. A Base de Conhecimentos para o ensino da Metodologia da Resolução de Problemas: uma análise a partir de formadores de professores de Matemática. 2020. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2020.
COMO CITAR: RIBEIRO, Jocilene Pupo. Conhecimento especializado de Geometria do professor do ensino fundamental I. 2019. 154 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Ponta Grossa. Ponta Grossa, 2019.
LINK: https://tede2.uepg.br/jspui/bitstream/prefix/2951/1/Jocilene%20Pupo%20Ribeiro.pdf
COMO CITAR: AGUILAR, Efrain Ticona. Autoavaliação institucional da escola: concepções e práticas dos gestores escolares. 2018, 158f. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2018.
COMO CITAR: SILVA, Giane Correia. O ensino de estatística na educação de jovens e adultos: contribuições da metodologia da resolução de problemas para o ensino médio. 2018. 114 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2018.
COMO CITAR: STADLER, Jocasta Conceição. Prova Brasil de Matemática do 5º ano do ensino fundamental: resultados nas plataformas Devolutivas Pedagógicas e QEdu. 2017, 165 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2017.
COMO CITAR: JESUS, Daniella do Nascimento. Avaliação curricular: a Filosofia da Educação na Licenciatura em Pedagogia da UEPG. 2017. 180f. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2017.
COMO CITAR: JUSTUS, Michélle Barreto. Programa de Formação Continuada de Professores do Estado do Paraná na Modalidade de Semanas Pedagógicas 2007-2014: uma análise a partir da avaliação dos pedagogos. 2015. 197 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual De Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2015.
COMO CITAR: LARA, Viridiana Alves de. Avaliação da aprendizagem nos anos iniciais do Ensino Fundamental: concepções docentes no ciclo de aprendizagem. 2014, 223f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2014.
COMO CITAR: COSTA, Priscila Kabbaz Alves da. Avaliação da Aprendizagem na Licenciatura em Matemática a Distância. 2013. 198 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual De Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2013.
COMO CITAR: GLAP, Graciele. Avaliação na/da Educação Infantil: estado da arte 2000-2012. 2013. 200 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual De Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2013.
COMO CITAR: JUSTINO, Ana Inez Mottim. Concepções e Práticas de Avaliação da Aprendizagem de Professores de Artes Visuais . 2013. 158 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual De Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2013.
COMO CITAR: SOUZA, Andreliza Cristina de. Avaliação da Política de Cotas da UEPG: desvelando o direito a igualdade e a diferença. 2012. 252 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual De Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2012.
COMO CITAR: ZAIAS, Elismara. O Currículo da Escola no Hospital: uma análise do serviço de atendimento à rede de escolarização hospitalar – SAREH/PR. 2011. 173 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual De Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2011.
LINK: https://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/1310
Artigos de revistas
COMO CITAR: CAMARGO, Vanessa Peluchen; BRANDALISE, Mary Ângela Teixeira. Políticas de Avaliação e Accountability Educacional no Brasil e no México. Intermeio (UFMS), Campo Grande, v. 29, p. 31-52, 2023. DOI: https://doi.org/10.55028/intermeio.v29i57.18373
LINK: https://doi.org/10.55028/intermeio.v29i57.18373
COMO CITAR: Bonatto, Bruna Mayara; Brandalise, Mary Ângela Teixeira. Avaliação do Plano Estadual de Educação no Sistema Prisional do Paraná: discursos dos sujeitos de uma penitenciária feminina. Práxis Educativa, [S. l.], v. 18, p. 1–17, 2023. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.18.21737.053.
COMO CITAR: Brandalise, Mary Ângela Teixeira; Silva, Giane Correia. Base de Conhecimentos para Docência em Estatística de professores formadores de cursos de graduação. Perspectivas da Educação Matemática, v. 16, n. 43, p. 1-20, set. 2023. DOI: https://doi.org/10.46312/pem.v16i43.17934
COMO CITAR: Machado, Alessandro Alves; Brandalise, Mary Ângela Teixeira. Avaliação da formação em matemática do PNAIC: o que revelam os professores alfabetizadores? Observatório de La Economía Latinoamericana , [S. l.] , v. 9,
p. 12416–12430, 2023. DOI: 10.55905/oelv21n9-103.
LINK: https://ojs.observatoriolatinoamericano.com/ojs/index.php/olel/article/view/15
COMO CITAR: BATISTA, Ruhama Ariella Sabião; BRANDALISE, Mary Ângela Teixeira. Estágio de Docência no Ensino Superior: avaliação dos estagiários. Debates em Educação, Maceió, v. 15, n. 37, p. 01-24, 2023. DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2023v15n37p1-24.e14202.
LINK: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/14202
COMO CITAR: SILVA, Giane Correia; BRANDALISE, Mary Ângela Teixeira.Avaliação das aprendizagens no Ensino Remoto Emergencial: a percepção de licenciandos em Matemática. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 14, n. 1, p. 1–25, 2023. DOI: 10.26843/rencima.v14n1a23.
LINK: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/3826/2040
COMO CITAR:MARTINS, Clícia Buhrer; KAILER, Elismara Zaias; GOES, Graciete Tozetto. Conselho Estadual de Educação: avaliação e regulação do Ensino Superior no Paraná. Cadernos de Pesquisa, São Luís, v. 29, n. 2, p. 391-409, abr./jun., 2022. DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229v29n2.2022.39
LINK: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/19496
COMO CITAR: DIAS, Cristiane de Fátima Budek, SILVA, Giane Correia, SANTOS JUNIOR, Guataçara dos; MESQUITA, Cristina. Formação de Professores para o Ensino de Estatística: um Cenário a Partir das Teses e Dissertações Brasileiras da Área de Ensino. Abakós, Belo Horizonte, v. 10, n.
2, p. 104-129, 29 nov. 2022. DOI: https://doi.org/10.5752/P.2316-9451.2022v10n2p104-129
LINK: http://periodicos.pucminas.br/index.php/abakos/article/view/28353
COMO CITAR: ROTHEN, José Carlos; RAMOS, Gessica Priscila.; BORGES, Regilson Maciel; SILVEIRA, Ana Paula; FERNANDES, Maria Cristina da
Silveira Galan. O Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI): articulações com a nova gestão pública. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 48, e239353, 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202248239353
LINK: https://www.scielo.br/j/ep/a/8w9NHZ8jWRCNDQgNk33Tf6S/abstract/?lang=pt
COMO CITAR: BORGES, Regilson Maciel; CARVALHO, Karolayne Rezende de; FREITAS, Thaís Mariana de; MENDONÇA, Eder Adriano. Usos dos
resultados das avaliações externas pelas secretarias de educação, gestores escolares e professores. Colloquium Humanarum, Presidente Prudente, v. 19, n. 1, p. 16–33, 2022.
LINK: https://revistas.unoeste.br/index.php/ch/article/view/4242
COMO CITAR: BRANDALISE, Mary Ângela Teixeira; BORGES, Regilson Maciel; OLIVEIRA, Maria Eliza Nogueira; SILVA, Nadja Fonsêca. Políticas de Avaliação e Regulação da Educação Superior para as IES estaduais: interfaces entre os Conselhos Estaduais de Educação e o SINAES. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, Brasília, v. 38, n. 01, 2023. DOI: https://doi.org/10.21573/vol38n002022.122763
COMO CITAR: ARCAS, Paulo Henrique; BORGES, Regilson Maciel. Construindo uma Proposta de Formação Continuada de Gestores Escolares.
Devir Educação, Lavras, v. 6, n. 1, p. 1-18, 2022. DOI: https://doi.org/10.30905/rde.v6i1.515
LINK: http://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/515
COMO CITAR: BORGES, Regilson Maciel; BRANDALISE, Mary Ângela Teixeira. Experiências de avaliação institucional em universidades brasileiras: a produção científica dos anos 1990. Cadernos de Pesquisa, São Luís, v. 29, n. 2, p. 279-301, 2022. DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229v29n2.2022.34
LINK: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/19479
COMO CITAR: BRANDALISE, Mary Ângela Teixeira. School institutional assessment: concepts, contexts, and practice. Olhar de Professor, Ponta
Grossa, v. 25, p.1 - 19, 2022. DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.25.20994.042
LINK: School institutional assessment: concepts, contexts, and practice | Olhar de Professor (uepg.br)
COMO CITAR: MACHADO, Alessandro Alves; BRANDALISE, Mary Ângela Teixeira; MORAES, João Carlos Pereira de. Avaliação Nacional da Alfabetização em Matemática (ANA): relações com a formação de professores do PNAIC e o currículo dos anos iniciais do Ensino Fundamental. REMAT: Revista Eletrônica da Matemática, Rio Grande do Sul, v. 7, n. 1, p.1-17, fev. 2021.
COMO CITAR:TEIXEIRA, Odiméia; MACHADO, Alessandro Alves; FERREIRA, Fernanda Mendes. BRANDALISE, Mary Ângela Teixeira (org.). Avaliação Educacional: interfaces de conceitos, termos e perspectivas. Ponta Grossa: Ed. UEPG, 2020. 238 p. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 16, p. 1–6, 2021. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.16.19524.074.
LINK: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/19524.
COMO CITAR: RIBEIRO, Jocilene Pupo; BRANDALISE, Mary Ângela Teixeira. Cenário das produções acadêmicas sobre formação inicial e continuada de professores que ensinam matemática no Ensino Fundamental I (2000-2018). Vitruvian Cogitationes -RVC, Maringá, v. 1, n.1, p. 84-98, 2020.
LINK: https://rvc.inovando.online/uploads/artigos/84-98-artigo-uepg_arquivo16_1611079670.pdf
COMO CITAR: MARTINS, Clícia Buhrer; KAILER, Elismara Zaias. APRESENTAÇÃO. Olhar de Professor, Ponta Grossa, v. 23, p. 1-4, nov. 2020.
LINK: https://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/17093
COMO CITAR: KAILER, Elismara Zaias; MARTINS, Clícia Buhrer. Entrevista com Sandra Zákia: reflexões sobre as avaliações em larga escala e seus efeitos no contexto educacional. Olhar de Professor, Ponta Grossa, v. 23, p. 1-7, out. 2020.
LINK:https://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/16918
COMO CITAR: TEIXEIRA, Odimeia; BRANDALISE, Mary Ângela Teixeira. Conhecimento pedagógico do conteúdo: cenário das pesquisas brasileiras nos contextos da licenciatura e da docência em matemática (2001-2018). ACTIO, Curitiba, v. 5, n. 2, p. 1-21, mai./ago. 2020.
LINK: https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/11287/7584
COMO CITAR: TEIXEIRA, Odimeia; BRANDALISE, Mary Ângela Teixeira. Base de conhecimentos dos formadores de professores de Matemática para o ensino de Metodologia da Resolução de Problemas: um estudo de casos múltiplos. RPEM, Campo Mourão, v. 09, n. 19, p. 509-537, jun./out. 2020.
LINK: http://www.fecilcam.br/revista/index.php/rpem/article/view/2377/pdf_430
COMO CITAR: BONATTO, Bruna Mayara; BRANDALISE, Mary Ângela Teixeira. Análise arqueológica do discurso dos participantes: contribuições para a avaliação do plano estadual de educação no sistema penitenciário do Paraná. Revista Interinstitucional Artes de Educar, Rio de Janeiro, v. 6, p. 1038-105, 2020.
LINK: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/riae/article/view/54594
COMO CITAR: BONATTO, Bruna Mayara; BRANDALISE, Mary Ângela Teixeira. Avaliação do plano estadual de educação no sistema prisional do Paraná: questões de gênero no campo acadêmico da educação prisional. Imagens da Educação, Maringá, v. 9, p. 43-58-58, 2019.
LINK: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ImagensEduc/article/download/44262/pdf
COMO CITAR: KAILER, Elismara Zaias; BARBOSA, Beatriz Vozniak. As influências das políticas de avaliação em larga escala no contexto escolar: práticas pedagógicas em busca da qualidade da educação. Transmutare, Curitiba, v. 4, p. 1-17, 2019.
LINK:https://periodicos.utfpr.edu.br/rtr/article/view/10336/7296
COMO CITAR: MALHEIROS, Andreia da Cunha et al. Avaliação e a Qualidade na Educação Superior: a consolidação de um discurso hegemônico. Revista expedições: Teoria da História e Historiografia, Morrinhos, v.9, n. 2, jun., p. 1-17, 2018.
LINK: https://www.revista.ueg.br/index.php/revista_geth/article/view/7469
COMO CITAR: BOTH, Ivo José; BRANDALISE, Mary Ângela Teixeira. Interferência Pedagógica na Avaliação da Aprendizagem no Ensino Presencial e a Distância com o uso de Tecnologia. RIAEE, Araraquara, v.13, n.2, abr/jun, p. 807-821, 2018.
LINK:https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/9924/7375
COMO CITAR: JUSTUS, Michélle Barreto; BRANDALISE, Mary Ângela Teixeira. Avaliação do Programa de Formação Continuada das Escolas Públicas Paranaenses na Modalidade de Semanas Pedagógicas. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 13, n. 3, set/dez, p. 692-712, 2018.
LINK: https://revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/11795/209209210240
COMO CITAR: GOÉS, Graciete Tozetto; BRANDALISE, Mary Ângela Teixeira; BONATTO, Bruna Mayara; SILVA, Giane Correia. Teoria Crítica: fundamentos e possibilidades para pesquisas em avaliação educacional. Pesquiseduca, Santos, v. 9, n. 17, p. 72-90, 2017.
LINK: https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/574
COMO CITAR: SOUZA, Andreliza Cristina de; BRANDALISE, Mary Ângela Teixeira. Política de Cotas e Democratização do Ensino Superior: a visão dos implementadores. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, v. 3, n.3, p. 515-538, 2017.
LINK: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8650621
COMO CITAR: BOTIGLIERI, Pamela Cristina; BORGES, Regilson Maciel; ROTHEN, José Carlos. Avaliação Institucional: mapeamento e análise das concepções de qualidade e melhoria nas produções da revista Estudos em Avaliação Educacional (1990-2013). Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Sorocaba, v.22, n.3, p. 633-657, 2017.
COMO CITAR: BONATTO, Bruna Mayara; GOÉS, Graciete Tozetto. Resenha: LUCKESI, Cipriano Carlos. Sobre notas escolares: distorções e possibilidades. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 11, n. 3, p. 855-860, 2016.
COMO CITAR: SILVA, Giane Correia; BRANDALISE, Mary Ângela Teixeira. Matemática na Educação de Jovens e Adultos: análise da produção científica do período 2004-2015. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, Curitiba, v. 9, n. 1, p. 202-227, 2016.
COMO CITAR: LARA, Viridiana Alves de; BRANDALISE, Mary Ângela Teixeira. Avaliação da Aprendizagem na Escola Organizada em Ciclos: concepções dos professores. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v.27, n.64, p. 36-68, jan/abr, 2016.
LINK: http://publicacoes.fcc.org.br//index.php/eae/article/view/3731
COMO CITAR: CALDERÓN, Adolfo Ignacio; BORGES, Regilson Maciel. Avaliação Educacional: uma abordagem à luz das revistas científicas brasileiras. Revista Iberoamericana de Evaluación Educativa, Madrid, v. 6, n.1, p.167-183, 2016.
COMO CITAR: SOUZA, Andreliza Cristina de; BRANDALISE, Mary Ângela Teixeira. Avaliação da política de cotas da UEPG: desvelando o direito à igualdade e à diferença. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Sorocaba, v. 21, n. 2, jul., p. 415-437, 2016.
LINK: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772016000200415&lng=pt&nrm=iso
COMO CITAR: CALDERÓN, Adolfo Ignacio; GOMES, Cleber Fernando; BORGES, Regilson Maciel. Responsabilidade Social da Educação Superior: mapeamento e tendências temáticas da produção científica brasileira (1990-2011). Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 21, n. 66, jul/set., p. 653-679, 2016.
COMO CITAR: ZANON, Denise Puglia ; ALTHAUS, Maisa; ZAIAS, Elismara Kailer. Avaliação da aprendizagem e planejamento didático: o que revelam pedagogos e professores sobre as reflexões e discussões em programa de desenvolvimento profissional. Educação em Debate (UFC), Ceará, v. 1, p. 44-56, 2016.
LINK: http://www.periodicosfaced.ufc.br/index.php/educacaoemdebate/article/view/70
COMO CITAR: SOUZA, Andreliza Cristina de; BRANDALISE, Mary Ângela Teixeira. Democratização, justiça social e igualdade na avaliação de uma política afirmativa: com a palavra, os estudantes. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, Rio de Janeiro, v.23, n. 36, jan/mar., p. 181-212, 2015.
COMO CITAR: BRANDALISE, Mary Ângela Teixeira. Avaliação institucional na escola pública: os (des)caminhos de uma política educacional. Educar em Revista, Curitiba, ed. especial, n. 1, p.55-74, 2015.
LINK: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/41446/26414
COMO CITAR: MARTINS, Clícia Buhrer; GOES, Graciete Tozetto. Avaliação da aprendizagem: discussão de caminhos (Resenha). Educar em Revista, Curitiba, Edição especial. n.1, 2015.
IMPRESSO.
COMO CITAR: GLAP, Graciele; BRANDALISE, Mary Ângela Teixeira; ROSSO, Ademir José. Análise da produção acadêmica sobre a avaliação na/da Educação Infantil do período 2000-2012. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 9, n. 1, jan/jun., p. 43-67, 2014.
COMO CITAR: CALDERÓN, Adolfo Ignacio; BORGES, Regilson Maciel. La Evaluación Educacional em el Brasil: de la transferência cultural a la evaluación emancipadora. Educación, Lima, v. 22, n. 42, mar., p. 77-95, 2013.
LINK: http://revistas.pucp.edu.pe/index.php/educacion/article/view/5292
COMO CITAR: BRANDALISE, Mary Ângela Teixeira; MARTINS, Clícia Buhrer. Programa de avaliação institucional da educação básica do Paraná - da produção a implementação da política da escola. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 22, n. 50, set/dez., p. 435-456, 2011.
LINK: http://publicacoes.fcc.org.br/index.php/eae/article/view/1964
COMO CITAR: ZAIAS, Elismara; PAULA, Ercília Maria Angeli Teixeira. A produção acadêmica sobre práticas pedagógicas em espaços hospitalares análise de teses e dissertações. Educação Unisinos, Rio Grande do Sul, v. 14, n. 3, set/dez., p. 222-232, 2010.
LINK: http://revistas.unisinos.br/index.php/educacao/article/view/701
Artigos de Eventos
COMO CITAR: CAMARGO, Vanessa Peluchen; BRANDALISE, Mary Ângela Teixeira. Accountability e sua inserção no campo educacional brasileiro: elementos para uma discussão transitória. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL O ESTADO E AS POLÍTICAS EDUCACONAIS NO TEMPO PRESENTE, 10, 2021. Anais [...] Uberlândia: Faculdade de Educação Uberlândia, 2021. v. 1. p. 99-101.
COMO CITAR: CAMARGO, Vanessa Peluchen; BRANDALISE, Mary Ângela Teixeira. Avaliação em larga escala e Avaliação da/para a aprendizagem: discussões teóricas e conceituais acerca das dimensões da avaliação educacional. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO - EDUCERE, 15, 2021. Anais [...] Curitiba: EDUCERE, 2021, v. 1, p. 10207-10216.
COMO CITAR: Bonatto, Bruna Mayara; Brandalise, Mary Ângela Teixeira. Ensino Remoto na pós-graduação: o destaque às questões de gênero no período de pandemia da COVID 19. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO – EDUCERE, SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, SUBJETIVIDADE E EDUCAÇÃO – SIRSSE, SEMINÁRIO INTERNACIONAL SOBRE PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE (SIPD/CÁTEDRA UNESCO), 16, 7, 9, 2023. Anais [...] Curitiba: PUC, 2023. [No prelo].
COMO CITAR: CARVALHO, Karolayne Rezende de; BORGES, Regilson Maciel. Indagações sobre utilização dos resultados do SIMAVE pelos
professores: levantamento bibliográfico. In: Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, 27., 2022. Anais [...]. Presidente Prudente: ENEPE,
2022. p. 1790-1790.
LINK: https://www.unoeste.br/encontros/2022/xxviienepe/anaisatual
COMO CITAR:REIS, Maycon Pádua; BORGES, Regilson Maciel. Saúde mental: implicações e ralações com o sofrimento psíquico no ambiente universitário. In: Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, 27., 2022, Presidente Prudente. Anais [...]. Presidente Prudente: ENEPE, 2022. p. 1795-1795.
LINK: https://www.unoeste.br/encontros/2022/xxviienepe/anaisatual
COMO CITAR: MACHADO, Alessandro Alves; BRANDALISE, Mary Ângela Teixeira. Avaliação da Formação em Matemática do Pnaic: o que revelam os professores alfabetizadores. In: ALFAMAT SUL - ENCONTRO DE ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA DO EXTREMO SUL GAÚCHO, 1, 2019, Rio Grande. Anais [...] Rio Grande: Ed. FURG, 2020.
COMO CITAR: MACHADO, Alessandro Alves; TEIXEIRA, Odimeia; BRANDALISE, Mary Ângela Teixeira. Recursos didáticos no Ensino Remoto de Matemática na pandemia de Covid-19: com a palavra os professores. In: EPEM - ENCONTRO PAULISTA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 14, 2020, São Paulo. Anais [...] São Paulo: SBEM, 2020.
LINK: https://drive.google.com/file/d/1EeTFJIySPBODpZoYDH1pOC07iyYuGu9X/view
COMO CITAR: MACHADO, Alessandro Alves. A Formação de Professores em Matemática do Pnaic: avaliação na perspectiva dos docentes participantes. In: SIPERS – SEMINÁRIO INTERINSTITUCIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA REGIÃO SUL, 3, 2019, Ponta Grossa. Anais [...] Ponta Grossa: SIPERS, 2019.
COMO CITAR: BRANDALISE, Mary Ângela Teixeira; JESUS, Daniella do Nascimento. Avaliação do componente curricular Filosofia da Educação do Curso de Pedagogia. In: EDUCERE – CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 15, 2019, Curitiba. Anais [...] Curitiba: PUCPRess - Champagnat, 2019.
COMO CITAR: JESUS, Daniella do Nascimento. A filosofia da educação na formação do pedagogo: avaliação na perspectiva dos professores formadores. In: SIPERS – SEMINÁRIO INTERINSTITUCIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA REGIÃO SUL, 3, 2019, Ponta Grossa. Anais [...] Ponta Grossa: SIPERS, 2019.
COMO CITAR: MARTINS, Clícia Bührer; KAILER, Elismara Zaias; GÓES, Graciete Tozetto . Avaliação educacional: uma discussão com professores e equipes de gestão de escolas municipais. In: SIPERS – SEMINÁRIO INTERINSTITUCIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA REGIÃO SUL, 3, 2019, Ponta Grossa. Anais [...] Ponta Grossa: SIPERS, 2019.
COMO CITAR: BORGES, Regilson Maciel; BRANDALISE, Mary Ângela. Avaliação institucional de universidades brasileiras: o protagonismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). In: SEMINÁRIO INTERINSTITUCIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA REGIÃO SUL, 2, 2019, Ponta Grossa. Anais [...] Ponta Grossa: UEPG, 2019.
COMO CITAR: LARA, Viridiana Alves de. Avaliação em larga escala: percepções de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental. In: EDUCERE - CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 14, 2019, Curitiba. Anais [...] Curitiba: PUCPRess - Champagnat, 2019.
LINK: https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2019/28296_14354.pdf
COMO CITAR: RIBEIRO, Jocilene Pupo; BRANDALISE, Mary Ângela Teixeira. Formação de professores que ensinam matemática nos anos iniciais do ensino fundamental: análise da produção científica do período 2000-2018. In: SINECT - SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA, 6, 2018, Ponta Grossa. Anais [...] 2018 - ISSN 2178-6135, 2018.
LINK:
COMO CITAR: MARTINS, Clícia Buhrer; KAILER, Elismara Zaias; GOES, Graciete Tozetto; BRANDALISE, Mary Ângela Teixeira. Avaliação em larga escala e Autoavaliação Institucional: uma discussão com professores e equipes de gestão de escolas municipais. In: CONAVE: CONGRESSO NACIONAL DE AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO: DA EDUCAÇÃO BÁSICA À EDUCAÇÃO SUPERIOR,5, Bauru, 2018. Anais [...] Bauru: UNESP/FC/Departamento de Educação, 2018.
LINK: https://conave.fc.unesp.br/anais/index.php?t=TC2018101513490
COMO CITAR: BORGES, Regilson Maciel; BRANDALISE, Mary Ângela. Avaliação institucional de universidades brasileiras: um levantamento bibliográfico (1990-2010). In: CONGRESSO NACIONAL DE AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO, 5, Bauru, 2018. Anais [...] Bauru: UNESP/FC/Departamento de Educação, 2018.
LINK: https://conave.fc.unesp.br/anais/index.php?t=TC2018101339744#
COMO CITAR: BORGES, Regilson Maciel. Experiências pioneiras de avaliação institucional de universidades brasileiras. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, 2018, Presidente Prudente. Anais [...] Presidente Prudente: UNOESTE, 2018.
LINK: https://www.unoeste.br/site/enepe/2018/Anais/Humanas/Educa%C3%A7%C3%A3o.pdf
COMO CITAR: BRANDALISE, Mary Ângela Teixeira; AGUILAR Efraín Ticona. Autoavaliação institucional da escola: análise da produção acadêmica no período 2005-2015. In: EDUCERE - CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO,12, 2017, Curitiba/PR. Anais [...] Curitiba: PUCPRess - Champagnat, 2017.
LINK: https://educere.pucpr.br/p1/anais.html?tipo=&titulo=&edicao=&autor=efrain+ticona+aguilar&area=
COMO CITAR: BRANDALISE, Mary Ângela Teixeira; AGUILAR Efraín Ticona. Autoavaliação institucional da escola e gestão escolar: a produção acadêmica brasileira no período 2005-2015. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 7, 2017, Fortaleza/CE. Anais [...] Fortaleza: UFC, 2017.
COMO CITAR: BRANDALISE, Mary Ângela Teixeira; AGUILAR, Efraín Ticona; SILVA, Giane Correia. A utilização do iramuteq em pesquisas educacionais: uma perspectiva qualiquantitativa para análise de dados textuais. In: XXV SEMANA DE EDUCAÇÃO - I SEMANA ACADÊMICA DA PEDAGOGIA EAD, 2017, Ponta Grossa/PR. Anais [...] Ponta Grossa: UEPG, 2017.
LINK: https://semanadeeducacaouepg.files.wordpress.com/2018/04/anais-semana-de-educac3a7c3a3o.pdf
COMO CITAR: MACKEIVICZ, Osmar; LARA, Viridiana Alves de. Avaliação da aprendizagem: o que revelam os discentes do ensino superior In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL AVALIAÇÃO E SEUS ESPAÇOS: DESAFIOS E REFLEXÕES, 7, 2017, Fortaleza. Anais [...] Fortaleza: UFC, 2017.
COMO CITAR: LARA, Viridiana Alves de. Avaliação da aprendizagem: instrumentos utilizados pelos professores na escola em ciclos In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 7, 2017. Anais [...] UFC, 2017.
COMO CITAR: BORGES, Regilson Maciel; BRANDALISE, Mary Ângela. Avaliação institucional: experiências pioneiras de avaliações no Brasil (UNICAMP, UFSC, UNB, PUC-Campinas). In: SEMINÁRIO DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO e X SEMINÁRIO SOBRE A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM EDUCAÇÃO, 22, 2017, Campinas. Anais [...] Campinas: PUC-Campinas, 2017.
LINK: https://www.puc-campinas.edu.br/wp-content/uploads/2017/10/template_politica_educacional_final.pdf
COMO CITAR: BARBOSA, Beatriz Vozniak; KAILER, Elismara Zaias; Avaliação educacional e avaliações externas nas escolas: compreensões de coordenadores pedagógicos. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 7, 2017, Fortaleza. Anais [...]Fortaleza: UFC, 2017. v. 1.
COMO CITAR: SANTOS, Luana ; CARVALHO, Tuany; KAILER, Elismara Zaias. O uso dos resultados da provinha Brasil para a organização das práticas pedagógicas: uma análise de teses e dissertações. In: EDUCERE - CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 13, 2017, Curitiba. Anais [...] Curitiba: PUCPRess - Champagnat, 2017.
LINK: https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2017/24856_12231.pdf
COMO CITAR: BARBOSA, Beatriz Vozniak; KAILER, Elismara Zaias. O coordenador pedagógico escolar e o uso dos resultados das avaliações externas nas práticas pedagógicas. In: EDUCERE - CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 13, 2017, Curitiba. Anais [...] Curitiba: PUCPRess - Champagnat, 2017.
LINK: https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2017/24233_12010.pdf
COMO CITAR: LARA, Viridiana Alves de; BRANDALISE, Mary Ângela Teixeira. Avaliando os alunos nos anos iniciais do Ensino Fundamental: o que revelam os professores In: CONGRESSO NACIONAL DE AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO: CONAVE, 4, 2016, Bauru. Anais [...] Bauru: CECEMCA/UNESP, 2016.
LINK: http://wwwp.fc.unesp.br/#!/paginas/conave3/anais-do-iii-conave/
COMO CITAR: JESUS, Daniella Nascimento; BRANDALISE, Mary Ângela Teixiera. Filosofia da Educação no curso de Pedagogia: produções científicas brasileiras – 2005-2015. In: CONGRESSO NACIONAL DE AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO, 4, 2016, Bauru. Anais [...] Bauru: CECEMCA/UNESP, 2016.
LINK: https://sgcd.fc.unesp.br/#!/conave/conave-2015/anais/comunicacoes-cientificas/
COMO CITAR: BORGES, Regilson Maciel; ROTHEN, José Carlos. Mapeamento da produção científica brasileira sobre avaliação educacional publicada na década de 1980. In: CONAVE - CONGRESSO NACIONAL DE AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO, 4, 2016, Bauru. Anais [...] Bauru: CECEMCA/UNESP, 2016.
LINK: http://www2.fc.unesp.br/#!/conave/conave-2015/anais/comunicacoes-cientificas
COMO CITAR: ZANON, Denise; MARTINS, Clícia Buhrer; KAILER, Elismara Zaias. Avaliação da Educação Superior: as contribuições dos estudos de Dias Sobrinho publicados em periódicos entre 2000 a 2014. In: CONAVE - CONGRESSO NACIONAL DE AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO, 2016, Bauru. Anais [...] Bauru: CECEMCA/UNESP, 2016.
IMPRESSO
COMO CITAR: LARA, Viridiana Alves de; BRANDALISE, Mary Ângela Teixeira. A avaliação da aprendizagem após uma década da organização escolar em ciclos: caminhos formativos. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 6, 2015, Fortaleza. Anais [...] Fortaleza: Imprece Editorial, 2015.
COMO CITAR: SILVA, Giane Correia; BRANDALISE, Mary Ângela Teixeira. A produção científica sobre a Matemática na Educação de Jovens e Adultos no período 2004-2015. In: ENCONTRO PARANAENSE DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA,13, 2015, Ponta Grossa. Anais [...] Ponta Grossa: UEPG, 2015.
COMO CITAR: LARA, Viridiana Alves de; BRANDALISE, Mary Ângela Teixeira. Avaliação da aprendizagem nos anos iniciais do Ensino Fundamental: as produções científicas de 2001-2014. In: EDUCERE - CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 12, 2015, Curitiba. Anais [...] Curitiba: PUCPRess - Champagnat, 2015.
LINK: https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2015/19402_10009.pdf
COMO CITAR: ZAIAS, E. O papel da gestão escolar no sistema de avaliação da Educação Básica do Paraná - SAEP. In: EDUCERE - CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 12, 2015, Curitiba. Anais [...] Curitiba: PUCPRess - Champagnat, 2015.
LINK: https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2015/22830_10887.pdf
COMO CITAR: ZANON, Denise; KAILER, Elismara Zaias ; ALTHAUS, Maisa. Avaliação da aprendizagem e planejamento didático: o que revelam pedagogos e professores sobre as reflexões e discussões em programa de desenvolvimento profissional. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 6, 2015, Fortaleza. Anais [...] Fortaleza: Imprece Editorial, 2015.
IMPRESSO
COMO CITAR: LARA, Viridiana Alves de; BRANDALISE, Mary Ângela Teixeira. Concepções e práticas de avaliação da aprendizagem na escola em ciclos: desafios e perspectivas In: ANPED-SUL, 10, 2014, Florianópolis. Anais [...] Florianópolis: UDESC, 2014.
COMO CITAR: BORGES, Regilson Maciel. Avaliação Educacional: um estudo da produção divulgada nos Cadernos de Pesquisa (1992-2012). In: CONAVE - CONGRESSO NACIONAL DE AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO, 3, 2014, Bauru. Anais [...] Bauru: UNESP, 2014.
LINK: https://sgcd.fc.unesp.br/Home/conave3/regilson-borges.pdf
COMO CITAR: SOUZA, Andreliza Cristina de; BRANDALISE, Mary Ângela Teixeira. Avaliação da políticas e cotas: o discurso do sujeito coletivo desvelando o direito a igualdade e a diferença. In: EDUCERE - CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 11, 2013, Curitiba. Anais [...] Curitiba: PUCPRess - Champagnat, 2013.
LINK: https://educere.bruc.com.br/ANAIS2013/
COMO CITAR: ZAIAS, Elismara. Os desafios para a constituição do currículo para a escola no hospital. In: ANPED SUL - SEMINÁRIO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA REGIÃO SUL, 9, 2012, Rio Grande do Sul. Anais [...] Rio Grande do Sul: UCS, 2012.
COMO CITAR: MARTINS, Clícia Bührer; BRANDALISE, Mary Ângela Teixeira. Avaliação dos cursos de graduação na perspectiva dos egressos. In: ENCONTRO REGIONAL DA ANPAE SUDESTE e XII ENCONTRO ESTADUAL DA ANPAE - SP, 8, 2012, CAMPINAS. Gestão de Sistemas, redes de ensino e de escolas: desafios para o campo de pesquisa e para os profissionais da educação, 2012.
IMPRESSO.
COMO CITAR: SOUZA, Andreliza Cristina de; BRANDALISE, Mary Ângela Teixeira. A política de cotas da UEPG: da implantação à implementação de uma política pública. In: ANPED SUL - SEMINÁRIO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA REGIÃO SUL, 9, 2012, Rio Grande do Sul. Anais [...] Rio Grande do Sul: UCS, 2012.
LINK: https://www2.uepg.br/geppea/wp-content/uploads/sites/157/2020/11/Andreliza-2.pdf
COMO CITAR: BORGES, Regilson Maciel; CALDERÓN, Adolfo Ignacio. Avaliação Educacional: o que dizem as revistas científicas brasileiras? In: XXV SIMPÓSIO BRASILEIRO DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO, II CONGRESSO IBEROAMERICANO DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO, 2011. Anais [...] São Paulo: PUCSP/FACED/PPGE, 2011. 1 CD-ROM.
LINK: https://anpae.org.br/simposio2011/cdrom2011/PDFs/trabalhosCompletos/comunicacoesRelatos/0450.pdf
COMO CITAR: SOUZA, Andreliza Cristina de; BRANDALISE, Mary Ângela Teixeira. Avaliação de políticas públicas: fundamentos para o estudo da política de cotas da UEPG. In: SEMINÁRIO DE PESQUISA DO PPE, Maringá, 2011. Anais [...] Maringá: UEM/PPE, 2011.
LINK: https://www2.uepg.br/geppea/wp-content/uploads/sites/157/2020/11/Andreliza-3.pdf
COMO CITAR: ZAIAS, Elismara. As diversas concepções de currículo das escolas nos hospitais: uma análise do sistema de atendimento à rede de escolarização Hospitalar – SAREH/PR. In: EDUCERE - CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 10, 2011, Curitiba. Anais [...] Curitiba: PUCPRess - Champagnat, 2013.
Resumos Expandido
COMO CITAR: Sabiao, Ruhama; Brandalise, Mary Ângela Teixeira. Avaliações Educacionais e Decolonialidade: discussões e possibilidades. In: In: REUNIÃO NACIONAL DA ANPED, 41, 2023. Anais [...] Manaus: ANPED, 2023. p. 1-5.
COMO CITAR: BATISTA, Ruhama Ariella Sabião; BRANDALISE, Mary Ângela Teixeira; FERNANDES, Domingos. Avaliação por/para uma agenda social: diálogos com a perspectiva decolonial. In: Congresso Ibero-Americano e Congresso Luso-Brasileiro de Políticas e Administração Escolar, 7, 10, 2023. Anais [...]. CIAPAE: Lisboa, 2023.
COMO CITAR: BONATTO, Bruna Mayara; BRANDALISE, Mary Ângela Teixeira. As peculiaridades das questões de gênero no acesso à educação em instituições penais femininas de regime fechado. In: Encontro Internacional de Estudantes e Pesquisadores sobre a temática do cárcere e acesso a direitos educativos – EITICE, 5., 2022, Porto Alegre. Anais [...] Porto Alegre: UFRGS, 2022. p. 245-257.
COMO CITAR: FERREIRA, Fernanda Mendes ; BRANDALISE, Mary Ângela Teixeira. Eu costumava pensar sobre avaliação das aprendizagens... Mas agora eu sei...: percepções reveladas por licenciandos em ciências biológicas. In: Anais do Simpósio Nacional de Ensino de Ciências e Tecnologia (SINECT 2022). Anais...Ponta Grossa (PR) – UTFPR, 2022.
COMO CITAR: BATISTA, Ruhama Ariella Sabião; BRANDALISE, Mary Ângela Teixeira. Avaliação do PIBID de História no Paraná: caminhos de pesquisa. In: Encontro Regional da ANPED SUL, 14, 2022. Anais [...]. ANPED SUL: Cascavel/Francisco Beltrão, 2022. p. 1-9.
COMO CITAR: SMANIOTTO, Giselle; SILVA, Viridiana Alves de Lara. Formação do(a) professor(a) unidocente da Educação Infantil e anos iniciais do
Ensino Fundamental. In: Conversando Sobre Extensão/Encontro Anual de Extensão Universitária, 20., 5., 2022. Anais [...]. Ponta Grossa: CONEX/EAEX, 2022. p. 605-609.
LINK: https://www.conex2022.com.br/
COMO CITAR:BATISTA, Ruhama Ariella Sabião; BRANDALISE, Mary Ângela Teixeira. O PIBID de História no Paraná: revisão sistemática de literatura. In: Seminário Nacional de Formação de Professores, 13, 2022. Anais [...].ANFOPE: Rio de Janeiro, 2022. p. 1-9.
LINK: https://anfope.org.br/anais/index.php/anais/issue/current
COMO CITAR: BONATTO, Bruna Mayara; BRANDALISE, Mary Ângela Teixeira. Avaliação Do Plano Estadual De Educação No Sistema Penitenciário Do Paraná: Os Discursos A Respeito De Seu Objetivo No Contexto De Uma Penitenciária Feminina. In: Encontro Internacional de Estudantes e Pesquisadores sobre a temática do cárcere e acesso a direitos educativos – EITICE, 4., 2022, Porto Alegre. Anais [...] Edição Virtual, 2021. [n. p.].
LINK: https://drive.google.com/drive/folders/13AuiPpi6v1UYpHJp3HgW6YiVmKm213tV
COMO CITAR: FERREIRA, Fernanda Mendes; BRANDALISE, Mary Ângela Teixeira. Avaliação formativa e o pluralismo metodológico no Ensino de Ciências. In: Anais XIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC 2021). Anais... Campina Grande, PB, 2022.
LINK: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/76460
COMO CITAR: SCORTEGAGNA, Paola Andressa; WOYTICHOSKI, Cristiane Aparecida; KAILER, Elismara Zaias. Estágio supervisionado em gestão educacional: tensões e possibilidades no contexto da pandemia. In: Seminário de Política e Administração da Educação da Anpae/Nordeste/Encontro Estadual de Política e Administração da Educação (Anpae/RN), 11., 2021. Anais [...]. ANPAE: Rio Grande do Norte, 2021, p. 1-5.
COMO CITAR: LARA SILVA, Viridiana Alves; BRANDALISE, Mary Ângela Teixeira. Estágio curricular supervisionado nas licenciaturas: uma revisão de literatura. In: Simpósio Internacional O Estado e as Políticas Educacionais no Tempo Presente - Estado neoliberal e retrocessos democráticos, 10., 2021, Uberlândia. Anais [...]. SIEPE: Uberlândia, 2021. v.1. p.427 - 429.
LINK: https://eventos.ufu.br/10siepe.
COMO CITAR: LARA. Viridiana Alves de. Relações entre a avaliação da aprendizagem e as práticas pedagógicas dos professores dos anos iniciais. In: SIPERS - SEMINÁRIO INTERINSTITUCIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA REGIÃO SUL, 3, 2019, Ponta Grossa. Anais [...] Ponta Grossa: PPGE-UEPG, 2019.
COMO CITAR: PELUCHEN, Vanessa Rosana; BRANDALISE, Mary Ângela Teixeira. Accountability: reflexões acerca de um conceito. In: SIPERS - SEMINÁRIO INTERINSTITUCIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA REGIÃO SUL, 3, 2019, Ponta Grossa. Anais [...] Ponta Grossa: PPGE-UEPG, 2019.
COMO CITAR: PELUCHEN, Vanessa Rosana; BRANDALISE, Mary Ângela Teixeira. Análises das produções acadêmicas sobre accountability na educação: o software Iramuteq como recurso metodológico In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS EM EDUCAÇÃO: DETERMINANTES E CONFIGURAÇÕES DA REGULAÇÃO DA POLÍTICA EDUCACIONAL NA AMÉRICA LATINA, 2, Joaçaba, 2019. Anais [...] Joaçaba: Unoesc, 2019.
COMO CITAR: PELUCHEN, Vanessa Rosana. Dimensões da avaliação educacional: breves reflexões contextuais e conceituais. In: EDUCERE - CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 14, 2019, Curitiba. Anais [...] Curitiba: PUCPRess - Champagnat, 2019.
LINK: https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2019/28296_14354.pdf
COMO CITAR: PRESANIUK, Adriane; KAILER, Elismara Zaias. A produção acadêmica sobre avaliação em larga escala no Brasil: análise de teses e dissertações. In: XXVII ENCONTRO ANUAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E IV ENCONTRO ANUAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA JÚNIOR, Ponta Grossa, 2018. Anais [...] Ponta Grossa: UEPG, 2018.
LINK: https://siseve.apps.uepg.br/storage/EAIC2019/13_Adriane_Presaniuk_Martins-156849828626749.pdf
COMO CITAR: KAILER, Elismara Zaias; PRESANIUK, Adriane. Avaliação em larga escala na educação básica: uma análise de teses e dissertações. In: SIPERS - SEMINÁRIO INTERINSTITUCIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA REGIÃO SUL, 3, 2019, Ponta Grossa. Anais [...] Ponta Grossa: PPGE-UEPG, 2019.
COMO CITAR: KAILER, Elismara Zaias; GOES, Graciete Tozetto; MARTINS, Clícia Buhrer. Avaliação Educacional: uma discussão com professores e equipes de gestão de escolas municipais. In: SIPERS - SEMINÁRIO INTERINSTITUCIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA REGIÃO SUL, 3, 2019, Ponta Grossa. Anais [...] Ponta Grossa: PPGE-UEPG, 2019.
COMO CITAR: COSTA, Priscila Kabbaz Alves da; BRANDALISE, Mary Ângela Teixeira. Avaliação da aprendizagem em um curso de licenciatura em Matemática na modalidade a distância. In: EAIC - ENCONTRO ANUAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 20, 2011, Ponta Grossa. Anais [...] Ponta Grossa: UEPG, 2011.
COMO CITAR: SOUZA, Andreliza Cristina de; BRANDALISE, Mary Ângela Teixeira. Ações de Acompanhamento dos alunos cotistas na Universidade Estadual de Ponta Grossa para a Permanência no Ensino Superior. In: IX ENCONTRO DE PESQUISA E III SIMPÓSIO DE PÓS-GRADUAÇÃO, 2010, Ponta Grossa. Anais [...] Ponta Grossa: UEPG, 2010.
LINK:https://www2.uepg.br/geppea/wp-content/uploads/sites/157/2020/11/Andreliza-EUEPG-20101.pdf
COMO CITAR: ZAIAS, Elismara; PAULA, Maria Angeli Texeira de. Análise dos currículos das classes hospitalares do Programa SAREH-PR. In: ENDIPE - ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO, 15, 2010, Belo Horizonte. Anais [...] Belo Horizonte: UFMG, 2010.
COMO CITAR: SILVA, Giane Correia; BRANDALISE, Mary Ângela Teixeira. Testes Estatísticos Aplicados na Avaliação dos Cursos de Licenciaturas: limites e possibilidades. In: EAIC - ENCONTRO ANUAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 18, 2009, Ponta Grossa. Anais [...] Ponta Grossa: UEPG, 2009.
Resumos Simples
COMO CITAR: ZAIAS, Elismara. Concepções e práticas de avaliação da aprendizagem. In: ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação, 2014, Curitiba. Anais [...] Curitiba: ANPAE, 2014.
COMO CITAR: COSTA, Priscila Kabbaz Alves da; BRANDALISE, Mary Ângela Teixeira. A utilização da rede social “LAIFI” no ensino de matemática. In: XI JORNADA CIENTÍFICA DE MATEMÁTICA, VIII SEMANA ACADÊMICA DE MATEMÁTICA, 2011, Ponta Grossa. Anais [...] Ponta Grossa: DEMAT-UEPG, 2011.
Capítulos de livro
COMO CITAR: CAMARGO, Vanessa Peluchen; BRANDALISE, Mary Ângela Teixeira. Produção de conhecimento sobre políticas de Avaliação e Accountability Educacional no Brasil. In: SCHNEIDER, Marilda Pasqual; MARÍN-GONZÁLEZ, Freddy; BALLÉN, José Emilio Díaz (orgs.). Politicas de evaluación educacional y accountability: experiências en países de América Latina. 1ed.Joaçaba: Editora Unoesc, 2023, v. , p. 633-655.
COMO CITAR: CAMARGO, Vanessa Peluchen; BRANDALISE, Mary Ângela Teixeira . Particularidades na Produção de Conhecimento sobre a Política de Avaliação Educacional e Accountability do Brasil e do México. In: GUERRERO, María Verónica Leiva; SCHNEIDER, Marilda Pasqual (orgs.). Políticas de Evaluación Y Accountability en America Latina. 1 ed.Valparaíso: Ediciones Altazor, 2023, v. , p. 123-130.
COMO CITAR: Machado, Alessandro; Brandalise, Mary Ângela Teixeira. Avaliação da formação em matemática do PNAIC e a constituição do pesquisador pelo PPGECEM/UEPG. In: Corrêa, Emerson Blum et al. Caminhos do PPGECEM: interfaces entre o percurso dos egressos e suas pesquisas em ensino de ciências e educação matemática na UEPG. Ponta Grossa: Texto e Contexto, 2023, v. 1, p. 17-33.
COMO CITAR: Teixeira, Odimeia; Brandalise, Mary Ângela Teixeira. Eu pesquisadora: o PPGECEM/UEPG como marco da minha trajetória acadêmica, profissional e pessoal. In: Corrêa, Emerson Blum et al. (orgs.). Caminhos do PPGECEM: interfaces entre o Percurso do Egressos e suas Pesquisas em Ensino de Ciências e Educação Matemática na UEPG. 1 ed. Ponta Grossa: Texto e Contexto, 2023, v. , p. 232-249.
COMO CITAR: Martins, Clícia Buhrer; KAILER, Elismara Zaias; Goes, Graciete Tozzetto. Avaliação educacional no curso de Pedagogia: reflexões para a formação do pedagogo. In: Smaniotto, G. C; Peroza, M. A. de R; Casagrande, R. C. (orgs.). Perspectivas e práticas na formação de professores para a educação básica. Ponta Grossa: Editora UEPG, 2022. p.181-198.
COMO CITAR:KAILER, Elismara Zaias; SILVA, Viridiana Alves Lara. Avaliação da aprendizagem na infância: o que revelam professores do Ensino fundamental. In: CAMARGO, Daiana et al. (orgs.). Tecendo reflexões sobre crianças, infâncias e Educação Infantil: perspectivas em ensino, pesquisa e extensão. São Carlos: Pedro e João Editores, 2022. p. 179-194.
LINK: IMPRESSO.
COMO CITAR: BARRETO, Michelle; BRANDALISE, Mary Ângela Teixeira. Análise da Educação Escolar Paranaense em Contexto Pandêmico: contribuições da teoria de Bourdieu. In: CAVALCANTE, Claudia Valente et al. (orgs.). Pierre Bourdieu e os Estudos do Campo Educacional. São Carlos: Pedro & amp; João Editora, 2022. p.85-101.
LINK: IMPRESSO.
COMO CITAR: RIBEIRO, Jocilene Pupo; BRANDALISE, Mary Ângela Teixeira. Conhecimento Especializado de Geometria dos professores dos anos iniciais: Dialogando com a teoria dos Van Hielle e com a BNCC. In: Alfredo Moreira da Silva Junior; Ana Lúcia Pereira; Claudinei de Camargo Sant'Ana; Fábio Antonio Gabriel. (Org.). Docência: Processo do aprender e do ensinar. 1ed.São Carlos: Pedro & João, 2021, v. 5, p. 115-138.
COMO CITAR: ROCHA, Graciele Machado ; RIBEIRO, Jocilene Pupo; BUENO, Alcione José Alves. A metodologia da sala de aula invertida para o ensino de porcentagem. In: Ednilson Sergio Ramalho de Souza. (Org.). Pesquisas em temas de ensino de ciências e matemática. 1ed.Belém - PA: Rfb, 2021, v. 1, p. 49-60.
COMO CITAR:SCORTEGAGNA, Paola Andressa; WOYTICHOSKI, Cristiane Aparecida; KAILER, Elismara Zaias. Estágio supervisionado em gestão educacional no curso de pedagogia: Tensões e possibilidades. In: PRESTES, Liliane Madruga et al. (orgs.). Diálogos insurgentes durante a pandemia. São Paulo: Pragmatha, 2021. p.171-184.
LINK: https://www.ufrgs.br/redecovid19humanidades/_files/post/364/61bb4228d6b22.pdf
COMO CITAR: BARBOSA, Beatriz Vozniak; KAILER, Elismara Zaias. Políticas de avaliação em larga escala da educação básica brasileira. In: Mary Ângela Teixeira Brandalise. (Org.). Avaliação Educacional: interfaces de conceitos, termos e perspectivas. Ponta Grossa: Ed. UEPG, 2020, v. 1, p. 215-220.
IMPRESSO
COMO CITAR: BRANDALISE, Mary Ângela Teixeira et al. Avaliação Educacional: sistematização coletiva de conceitos, de termos e de perspectivas. In: Mary Ângela Teixeira Brandalise. (Org.). Avaliação Educacional: interfaces de conceitos, termos e perspectivas. Ponta Grossa: Ed. UEPG, 2020, v. 1, p. 11-16.
IMPRESSO
COMO CITAR: KAILER, Elismara Zaias; PRESANIUK, Adriane; BARBOSA, Beatriz Vozniak. Avaliação em larga escala. In: Mary Ângela Teixeira Brandalise. (Org.). Avaliação Educacional: interfaces de conceitos, termos e perspectivas. Ponta Grossa: Ed. UEPG, 2020, v. 1, p. 113-120.
IMPRESSO
COMO CITAR: SILVA, Giane Correia; LARA-SILVA, Viridiana Alves de . Avaliação da/para aprendizagem. In: Mary Ângela Teixeira Brandalise. (Org.). Avaliação Educacional: interfaces de conceitos, termos e perspectivas. Ponta Grossa: Ed. UEPG, 2020, v. 1, p. 63-69.
IMPRESSO
COMO CITAR: LARA-SILVA, Viridiana Alves de ; SILVA, Giane Correia. Instrumentos de Avaliação da/para aprendizagem. In: Mary Ângela Teixeira Brandalise. (Org.). Avaliação Educacional: interfaces de conceitos, termos e perspectivas. Ponta Grossa: Ed. UEPG, 2020, v. 1, p. 183-187.
IMPRESSO
COMO CITAR: BRANDALISE, Mary Ângela Teixeira et al. Feedback na Avaliação Formativa. In: Mary Ângela Teixeira Brandalise. (Org.). Avaliação Educacional: interfaces de conceitos, termos e perspectivas. Ponta Grossa: Ed. UEPG, 2020, v. 1, p. 165-173.
IMPRESSO
COMO CITAR: BONATTO, Bruna Mayara; GOES, Graciete Tozetto. Avaliação de políticas e programas educacionais. In: BRANDALISE, Mary Ângela Teixeira (org.). Avaliação educacional: interfaces, conceitos, termos e perspectivas. Ponta Grossa: Ed. UEPG, 2020. p. 87-96.
IMPRESSO
COMO CITAR: BONATTO, Bruna Mayara. Avaliação e pesquisa em avaliação. In: BRANDALISE, Mary Ângela Teixeira (org.). Avaliação educacional: interfaces, conceitos, termos e perspectivas. Ponta Grossa: Ed. UEPG, 2020. p. 97-106.
IMPRESSO
COMO CITAR: BORGES, Regilson Maciel. Abordagens qualitativas de avaliação: contribuições de autores brasileiros. In: Mary Ângela Teixeira Brandalise. (Org.). Avaliação educacional: interfaces de conceitos, termos e perspectivas. Ponta Grossa: Ed. UEPG, 2020, p. 17-28.
IMPRESSO
COMO CITAR: BORGES, Regilson. Indicadores Educacionais e Avaliação.In: Mary Ângela Teixeira Brandalise. (Org.). Avaliação educacional: interfaces de conceitos, termos e perspectivas. Ponta Grossa: Ed. UEPG, 2020, p. 175-182.
IMPRESSO
COMO CITAR: BORGES, Regilson Maciel. Medidas Educacionais e Avaliação. In: Mary Ângela Teixeira Brandalise. (Org.). Avaliação educacional: interfaces de conceitos, termos e perspectivas. Ponta Grossa: Ed. UEPG, 2020, p. 189-196.
IMPRESSO
COMO CITAR: BRANDALISE, Mary Ângela Teixeira et al. Avaliação educacional: sistematização coletiva de conceitos, de termos e de perspectivas. In: BRANDALISE, Mary Ângela Teixeira (Org.) Avaliação educacional: interfaces de conceitos, termos e perspectivas. Ponta Grossa: Ed. UEPG, 2020, p. 11-16.
IMPRESSO
COMO CITAR: BORGES, Regilson Maciel; HEY, Sônia Maria. Políticas de Avaliação da Educação Superior Brasileira. In: Mary Ângela Teixeira Brandalise. (Org.). Avaliação educacional: interfaces de conceitos, termos e perspectivas. Ponta Grossa: Ed. UEPG, 2020, p. 221-228.
IMPRESSO
COMO CITAR: MARTINS, Clícia, Buhrer. Avaliação de cursos de graduação. In: BRANDALISE, Mary Ângela Teixeira (Org.) Avaliação educacional: interfaces de conceitos, termos e perspectivas. Ponta Grossa: Ed. UEPG, 2020, p. 81-86.
IMPRESSO
COMO CITAR: MARTINS, Clícia, Buhrer. Autoavaliação de escolas e de instituições de ensino superior. In: BRANDALISE, Mary Ângela Teixeira (Org.) Avaliação educacional: interfaces de conceitos, termos e perspectivas. Ponta Grossa: Ed. UEPG, 2020, p. 51-56.
IMPRESSO
COMO CITAR: JESUS, Daniella do Nascimento; BRANDALISE, Mary Ângela Teixeira. Avaliação de currículo. In.:BRANDALISE, Mary Ângela Teixeira (org.). Avaliação educacional: interfaces de conceitos, termos e perspectivas. Ponta Grossa: Ed. UEPG, 2020. p. 71-79.
IMPRESSO
COMO CITAR: MARTINS, Clícia Bührer; BORGES, Regilson Maciel. Avaliação Institucional. In: Mary Ângela Teixeira Brandalise. (Org.). Avaliação educacional: interfaces de conceitos, termos e perspectivas.Ponta Grossa: Ed. UEPG, 2020, p. 127-132.
IMPRESSO
COMO CITAR: PELUCHEN, Vanessa Rosana. Accountability e avaliação educacional In: BRANDALISE, Mary Ângela Teixeira (org.). Avaliação educacional: interfaces de conceitos, termos e perspectivas. Ponta Grossa: Ed. UEPG, 2020, v.1, p. 29-36.
IMPRESSO
COMO CITAR: TICONA AGUILAR, Efrain. Acreditação e avaliação na educação superior brasileira. In: Mary Ângela Teixeira Brandalise. (Org.). Avaliação educacional: Interfaces de conceitos, termos e perspectivas. Ponta Grossa: Ed. UEPG - Ponta Grossa, 2020, v. 1, p. 37-44.
IMPRESSO
COMO CITAR: BORGES, Regilson Maciel. Indicadores educacionais em foco: análise frente à realidade brasileira. In: José Carlos Rothen; Andréia da Cunha Malheiros Santana (org.). Avaliação da educação: referências para uma primeira conversa. São Carlos: EdUFSCAR, 2018. p. 115-137.
COMO CITAR: BRANDALISE, Mary Ângela Teixeira; LARA, Viridiana Alves de. Avaliação da aprendizagem: dilemas e perspectivas da atuação docente na escola em ciclo. In: Possíveis caminhos na formação de professores: articulando reflexões, práticas e saberes.Rio de Janeiro: Ed. Editora Multifoco, 2017, v.1, p. 343-370.
COMO CITAR: MARTINS, Clícia Bührer; BRANDALISE, Mary Ângela Teixeira; KAILER, Elismara Zaias. Sistema de Avaliação da Educação Básica do Paraná (SAEP): A gestão escolar e os resultados avaliativos das escolas. In: Raimundo Hélio Leite, Karlane Holanda Araújo, Lucas Melgaço da. (Org.). Avaliação educacional: estudos e práticas institucionais de políticas de eficácia. Fortaleza: Ed. EDUECE, 2017, v. 1, p. 53-68.
IMPRESSO
COMO CITAR: GOES, Graciete Tozetto et al. Teoria crítica: fundamentos e possibilidades para pesquisas em avaliação educacional. In: Ana Lúcia Pereira Baccon; Edimar Brigído; Fábio Antoni Gabriel; Flávia Wegrzyn Martinez; Ana Cássia Gabriel. (Org.). Diálogos contemporâneos entre filosofia e educação. Rio de Janeiro: Ed. Multifoco, 2017, v. , p. 01-396.
LINK: https://editoramultifoco.com.br/loja/product/dialogos-contemporeneos-entre-filosofia-e-educacao/