EVENTO: MARATONANDO REFLEXÕES E PRÁTICAS DE AVALIAÇÃO DAS APRENDIZAGENS

EVENTO: MARATONANDO REFLEXÕES E PRÁTICAS DE AVALIAÇÃO DAS APRENDIZAGENS

Durante o mês de abril o GEPPEA promoveu uma sequência lives, as quais abordaram assuntos referentes a avaliação das aprendizagens. Acabou perdendo as lives? Tenho uma ótima notícia! A lives ficaram todas gravadas no canal do YouTube do Nutead-UEPG e podem ser acessadas a qualquer momento. A você pesquisador da avaliação, você professor/a da Educação Básica e/ou Educação Superior, acadêmicos/as da graduação e interessados/as pela temática, preparamos um conteúdo especial para que possam consultar as lives e não ficar de fora dessas discussões de extrema importância no cenário educacional da atualidade.

A primeira live contou com a participação das palestrantes: Giane Correia Silva e Viridiana Alves de Lara que discutiram a respeito das concepções de avaliação da/para aprendizagem na educação básica, bem como alguns de seus principais conceitos como: autoavaliação, instrumentos de avaliação e critérios de avaliação apoiados em uma perspectiva formativa de avaliação.

Link: https://youtu.be/nZjY44BnVig

 

A segunda live contou com as palestrantes: Mary Ângela Teixeira Brandalise e Graciete Tozetto Goes as quais discutiram a relação entre o processo de feedback e avaliação formativa, o conceito de avaliação formativa/somativa e feedback, os diferentes tipos de feedback e sua importância para a avaliação formativa.

 Link: https://www.youtube.com/watch?v=AwDd-ugwogY&t=385s.

 

Na terceira live o palestrante Alessandro Alves Machado e a palestrante Odiméia Teixeira trouxeram para reflexão os propósitos da avaliação formativa e somativa, a distinção entre os conceitos de técnica de avaliação e instrumentos de avaliação, bem como apresentaram algumas técnicas para avaliação das aprendizagens no ensino remoto e presencial.

Link: https://youtu.be/_m1NgqT6Pqs

 

Na quarta e última live a palestrante Fernanda Mendes Ferreira discutiu a respeito do planejamento integrado: ensino-avaliação-aprendizagem, abordando os elementos de um plano de ensino e a importância dos objetivos de aprendizagem dentro deste, trouxe ainda uma proposta de planejamento aplicado a Educação Básica.

 Link: https://youtu.be/zhGImPMkaS0

Skip to content