13ª Primavera dos Museus inicia semana de atividades

Começou nesta terça-feira (23), a 13ª Primavera dos Museus que se estende até o próximo sábado, com debates, ações culturais e de memória. No primeiro dia, o professor e historiador Eduardo Thielen, pesquisador da Fiocruz (RJ), apresentou o percurso histórico da imagem em diferentes matrizes e respectivos usos pela ciência e instituições de poder. A palestra abriu a participação do Museu Campos Gerais no evento.

Amanhã (24), às 16h, Thielen exibe o documentário ‘Saúde! Velho Chico’, vídeo que acompanha expedição de pesquisa da saúde da população que vive às margens do Rio São Francisco. Após a exibição, haverá conversa com a plateia. Todas as atividades são gratuitas e dão direito a certificado.

A palestra de abertura foi acompanhada por professores e estudantes da UEPG, dos cursos de História, Jornalismo e Artes Visuais, além pessoas da comunidade e também profissionais de museus da região dos Campos Gerais.

No início do evento, a equipe do MCG apresentou um vídeo em homenagem ao fotógrafo Orlando Azevedo e ao encerramento de sua mostra individual no salão Saint-Hilaire. A exposição Paraná fez parte do movimento de reabertura do museu, em abril, e agora segue para o Museu da Universidade Estadual de Londrina (UEL), em apresentação itinerante inédita entre as instituições estaduais.

A abertura da Primavera dos Museus contou também com a presença do reitor Miguel Sanches Neto e da pró-reitora de Extensão e Assuntos Culturais da UEPG, Clóris Grden. O evento tem apoio do Departamento de Geografia, de História, do PET História da UEPG e da Fundação Araucária.