Sexta é dia de “Jacu Rabudo” no Museu Campos Gerais

Como parte da 13ª Primavera dos Museus, o Museu Campos Gerais promove a exibição da série de vídeos “Pontagrossês”, trabalho realizado pela Misto Quente Produções em parceria com o professor Hein Leonard Bowles. O evento faz parte da programação “Noites de Sexta”, na sexta (27), a partir das 19 horas, na sede do Museu (Rua Engenheiro Schamber, esquina com XV de Novembro).

Bowles é autor da obra “Jacu Rabudo”, livro que retrata a linguagem coloquial usada pelos habitantes da cidade de Ponta Grossa. A primeira edição completa dez anos. Baseada no trabalho do professor, a “Misto Quente” produziu a série de vídeos humorísticos e, pela primeira fez, vai fazer uma exibição pública do material.

Após a sessão, haverá uma roda de conversa com a presença de Bowles e dos produtores Frederico Taques e Rodrigo Czekalski, além do protagonista principal das produções, Sérgio Baroncini. Além deles, participam também o poeta Kleber Bordinhão e o professor e cronista Ben-Hur Demeneck, com mediação do jornalista Ismael de Freitas.

A entrada é gratuita, ou seja, vai ser “especiar de bão” e se você não estiver “atacado dos córno”, vá assistir aos vídeos e conversar com esses “caboco fela”. Como sexta-feira não é dia em que “baixa aquele quati”, se programe nem que “teja debuiando água”. Mas se não puder ir, “bem feito pra você”.

Quinta-feira

Nesta quinta (26), duas atividades marcam os eventos da Primavera dos Museus no MCG. Às 9h, a consultora e pesquisadora Amélia Siegel Corrêa debate “Gênero e Museus: desafios e perspectivas”. Corrêa faz parte do Núcleo de Estudos de Gênero da UFPR e também integra a rede de pesquisadores sobre museus em todo o mundo, o Projeto Global Europe, sediado no Departamento de Antropologia da Universidade de Copenhagen.

Às 14h, inicia roda de conversa e memória com servidores do MCG, organizada pelo Programa de Educação Tutorial em História da UEPG (PET/História). O objetivo é a utilização das técnicas de história oral para o registro da memória social e do cotidiano de agentes que atuam e conhecem “por dentro” o museu e a própria universidade.

Jornalismo paranaense

Na manhã de sexta-feira (27), a partir das 9h, o jornalista e professor José Carlos Fernandes apresenta informações sobre o acervo fotográfico do jornal O Estado do Paraná e discute a memória da imprensa paranaense. Fernandes é docente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e negocia a vinda de parte do acervo fotográfico para a UEPG com a direção do MCG.

Às 11h, o museu sedia reunião aberta de trabalho para construção de exposição sobre histórias da saúde mental em Ponta Grossa, em parceria com curso de Enfermagem e agentes do sistema de saúde pública.

O evento ‘Museu Campos Gerais na 13ª Primavera dos Museus’ ocorre com apoio da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Culturais da UEPG (PROEX), da Fundação Araucária, do Departamento de História e do PET/História. A programação envolve parceria com Departamento de Artes, Departamento de Jornalismo e projeto de extensão Cultura Plural (Jornalismo).