19SNM: MCG debate marco da história da imprensa alternativa

O painel 40 anos do jornal Lira Paulistana abre a série de conferências do Museu Campos Gerais na 19ª Semana Nacional de Museus. O evento via Google Meet ocorre na terça-feira (18), às 19h, com participação da museóloga Fernanda do Canto e do historiador Tiago J. Alves. O jornal Lira Paulistana foi digitalizado pelo MCG e encontra-se disponível no Memórias Digitais. 

Produzido em São Paulo pelo Centro Cultural Lira Paulistana (1979-1986), o jornal semanal circulou entre os anos de 1981 e 1982. Com aproximadamente 24 páginas, o periódico cultural foi idealizado por Fernando Alexandre. O jornalista veio a falecer no dia 7 de abril, aos 71 anos, e teve sua trajetória lembrada em live nas redes do museu.

O periódico é considerado pioneiro em abordagens ao universo cultural paulistano, estabelecendo referências ao jornalismo cultural. Os palestrantes pretendem reforçar a importância da conservação da memória em repositórios digitais e sugerir possibilidades de pesquisa do acervo. 

O historiador, músico e professor Tiago J. Alves deve abordar na conferência o papel do Lira Paulistana enquanto difusor de ideais culturais. Já a pesquisadora em arte-educação, Fernanda do Canto, explica os aspectos da produção cultural material e imaterial do periódico como parte da criação artística multidisciplinar.  

 

Abertura
Nesta segunda-feira (17), a abertura do evento tem a apresentação musical online de Nicolas Salazar transmitida pelas redes do museu. A performance foi gravada no Auditório Brasil Pinheiro Machado, respeitados os protocolos de segurança e pode ser acessada no canal do MCG no YouTube.

A 19ª Semana Nacional de Museus é uma promoção nacional do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), do Ministério do Turismo e do Sistema Nacional de Museus. O evento da UEPG é uma realização do Museu Campos Gerais por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Culturais (Proex), com apoio do projeto de extensão Ações Culturais no Museu Campos Gerais, da Fundação Araucária, do Mestrado em Jornalismo e da Associação de Museus da Região dos Campos Gerais (AMRCG). 

 

Leriany Barbosa
projeto Ações Culturais no Museu Campos Gerais

 

Skip to content