Museu Campos Gerais participa da 19ª Semana Nacional de Museus

Evento online e gratuito da UEPG agrega conferências sobre acervos, pesquisa e pandemia

Mais de 600 instituições de 300 municípios das cinco regiões do país integram neste ano a 19ª Semana Nacional de Museus. O evento do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) inicia na segunda-feira (17) e tem como tema ‘O Futuro dos Museus: recuperar e reimaginar’. No Paraná, são 26 cidades e 37 espaços museais e de memória que promovem exposições, cursos, visitações, debates e lançamentos.

Uma das características desta edição é que grande parte da programação ocorre pela Internet, com acesso amplo ao público em qualquer localidade. Em Ponta Grossa (PR), o Museu Campos Gerais (MCG), da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), realiza conferências de forma online que pretendem colocar em diálogo História, Artes, Jornalismo e Ciências Biológicas. São quatro palestras (via Google Meet) interdisciplinares focadas em acervos, pesquisa histórica, pandemia, digitalização e no futuro dos museus.

Para o diretor de acervo do MCG e organizador do evento, Rafael Schoenherr, a expectativa da Semana é o de colocar saberes em diálogo, seja para explorar acervos, organizar mostras ou desenvolver pesquisas com base em debates ampliados. “Queremos perceber cada vez mais os museus não como espaços fechados em si mesmos e sim em diálogo permanente com as inquietações sociais de nossa época, seja a pandemia ou a compreensão de nosso passado recente por técnicas e processos que estamos descobrindo agora nessa tendência acentuada de digitalização”, explica o professor da UEPG.

A programação do MCG volta-se ao público amplo, com ênfase em estudantes de ensino médio, universitários de diversos cursos, docentes, agentes técnicos, profissionais e gestores de espaços culturais. As inscrições devem ser feitas até domingo (16), em formulário eletrônico disponível no site do museu (uepg.br/museu). A participação em ao menos 75% das atividades confere direito a certificado pela Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Culturais (Proex).

Abertura

Na segunda-feira (17), às 19h, as redes sociais do Museu Campos Gerais (YouTube e Instagram) transmitem apresentação musical de Nicolas Salazar, gravada no auditório Brasil Pinheiro Machado e conforme protocolos de segurança. O músico ponta-grossense interpreta Choro Negro, de Paulinho da Viola, ao saxofone, performance em homenagem às vítimas da covid-19 no país. “Essa música tem um pouco de melancolia e um fundo de esperança. É um dos choros mais bonitos que conheço”, afirma Salazar, músico já bastante conhecido na cidade e também no Paraná.

Conferências online

A primeira palestra ocorre às 19h, na terça-feira (18), e tem como tema os “40 anos do jornal Lira Paulistana”, digitalizado pelo MCG e disponível no repositório Memórias Digitais. Sob mediação do mestrando em Jornalismo e jornalista Lucas Cabral, participam como debatedores a museóloga Fernanda do Canto e o historiador Tiago José Alves.

Na quarta-feira (19), às 14h, o Mestrado em Jornalismo promove em parceria com o MCG mais uma edição do painel Diálogos em Jornalismo. Dessa vez, o tema é a pandemia e participam os professores de pós-graduação da UEPG Marcelo Bronosky (Jornalismo) e Matheus Pileggi (Biologia Evolutiva). Completam o painel o historiador e professor Alexandre Varella (PPG História/Unila) e o artista visual André Mendes (Curitiba).

Já na noite de quinta-feira (20), às 19h, o público será convidado a acompanhar um pouco da história e do acervo da artista Simonetta Bufferli, falecida há 20 anos e que agora tem sua memória pesquisada e organizada pela neta, a publicitária Nina Barbosa. A apresentação interessa à história das artes visuais, da fotografia, mas também para a compreensão de processos e desafios envolvidos em buscas em acervo familiar.

Na sexta-feira, às 10h, a última conferência fica por conta do projeto de extensão Organização, Diagnóstico e Pesquisa do Fundo Foto Bianchi, desenvolvido na Casa da Memória Paraná, em Ponta Grossa. A apresentação deve percorrer as principais técnicas de curadoria mobilizadas pela equipe na catalogação e no tratamento do arquivo de chapas de vidro do Foto Bianchi.

Apoio

O evento de extensão Museu Campos Gerais na 19ª Semana Nacional de Museus tem apoio do Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Culturais da UEPG, Fundação Araucária, Associação dos Museus dos Campos Gerais, Mestrado em Jornalismo e projeto Ações Culturais no MCG.

Museu Campos Gerais na 19ª Semana Nacional de Museus de 17 a 21 de maio de 2021

Conferências via Google Meet, mediante inscrição até o dia 16 no site do MCG

Site: uepg.br/museu

Redes: instagram.com/museucamposgerais e canal de vídeos no YouTube