Abertura da 14ª Primavera dos Museus elege Diretoria de Associação Regional

Confira na íntegra ao vídeo da conferência de abertura:

O evento de abertura da participação do Museu Campos Gerais (MCG) na 14ª Primavera dos Museus empossou na noite de ontem (21) a primeira diretoria da Associação de Museus, Acervos e Casas da Memória da Região dos Campos Gerais (AMRCG). Foram eleitos como representantes da instituição regional Niltonci Chaves (MCG), Waldir Joanassi Filho (AMCG Cultura) e Samara Lima (Centro Cultural Castrolanda). A entidade reúne 19 espaços filiados como membros fundadores.

A conferência online foi prestigiada pelo reitor da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), professor Miguel Sanches Neto, pela pró-reitora da Extensão e Assuntos Culturais, Clóris Regina Blanski Grden, pelo pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Giovanni Favero, pelo diretor do Museu de Ciências Naturais da UEPG, Antônio Liccardo e pela coordenadora de Comunicação da universidade, Luciane Navarro. A apresentação do evento ficou a cargo do professor Nelson Silva Junior, do Departamento de Artes.

A atividade contou com ampla adesão do setor de museus no país, com participação de Ana Lourdes Costa, coordenadora de Promoção e Gestão da Imagem Institucional do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), de Renê Wagner Ramos, da coordenação de museus da Seti/PR, das gestoras Cristiane Senn (Museu da Imagem e do Som do Paraná), Edmeia Ribeiro (Museu Histórico de Londrina/UEL) e Glaci Gottardello Ito (Museu Oscar Niemeyer), além de diretores de museus dos Campos Gerais. A Fundação Municipal de Cultura de Ponta Grossa foi representada pelo diretor Eduardo Godoy. A agente cultural Rafaela Prestes representou a unidade local do SESC.

Redes de histórias e conhecimentos

Na fala de abertura da noite, o reitor Miguel Sanches Neto destacou que a criação de uma cultura museológica em rede fortalece o papel da universidade. “Isso ao mesmo tempo dá aos nossos pesquisadores, nossos professores, nossos alunos, uma oportunidade de conhecimento de outros acervos, uma oportunidade de pesquisa em outros acervos, outros locais que estão relacionados diretamente com a história de Ponta Grossa, uma vez que trabalharemos em rede com todos os museus dos Campos Gerais”, disse o reitor da UEPG.

Sanches Neto lembrou também de que a pandemia adiou a inauguração do Museu de Ciências Naturais da UEPG, com acervo já organizado e que vai funcionar no Campus Uvaranas. “É o momento em que estamos sendo desafiados a fazer museu, a propiciar visitas, a propiciar pesquisas através de um acesso digital”, pontuou. “Acho que esse é um momento histórico por estarmos aqui, longes do ponto de vista físico, mas ao mesmo tempo criando uma aproximação que é muito maior do que a proximidade física, que é a aproximação das histórias que são contadas através de acervos, através de museus nos municípios da nossa região”.

A coordenadora Ana Lourdes Costa, representante do Ibram no evento, assinalou que são mais de 500 museus participantes da 14ª Primavera dos Museus e mais de 1300 eventos durante a semana pelo país. Ela enfatizou a importância do acesso digital aos museus frente a pandemia. “Adentramos um espaço do qual a gente não sai mais, por mais que voltemos ao presencial, visto que alguns museus já estão retornando com protocolo rígido. Essa onda do digital veio para ficar”, afirmou. Costa ressaltou ainda a relevância de associações e representações que “fortaleçam e promovam os museus de forma ampla e irrestrita”.

O coordenador de museus da Superintendência de Tecnologia e Ensino Superior, Renê Wagner Ramos, entende que as universidades podem se tornar referência na articulação de redes regionais no setor. “É o que eu desejo para todas as regiões, que os museus das universidades, com grandes pesquisadores envolvidos, possam tomar essa liderança, porque os pequenos museus dos municípios precisam urgentemente de amparo técnico e científico que somente boas universidades como as nossas estaduais podem fornecer”, explicou.

Participação

A programação do Museu Campos Gerais na 14ª Primavera dos Museus atraiu atenção de pesquisadores, estudantes, docentes e profissionais do setor museal de estados como Paraná, Santa Catarina, São Paulo e Rio de Janeiro. “Foram mais de 130 inscritos de 15 instituições diferentes e de diversas áreas do conhecimento, com estudantes de graduação e também de pós-graduação que devem acompanhar as palestras e os debates, além de agentes técnicos que já atuam em espaços de memória”, pontua a diretora de Ação Educativa do MCG, professora Patricia Câmera.

A 14ª Primavera dos Museus é uma promoção nacional do Ibram, do Ministério do Turismo e do Sistema Nacional de Museus. O evento da UEPG é uma realização do Museu Campos Gerais por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Culturais (Proex), com apoio do Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI), Unespar, PPGH, PPGE, Seti/PR, do projeto de extensão Ações Culturais no Museu Campos Gerais, da Fundação Araucária e da Associação de Museus, Acervos e Casas da Memória da Região dos Campos Gerais (AMRCG).

(texto: Rafael Schoenherr com informações de Tamires dos Santos/Ações Culturais no Museu Campos Gerais).