Documentário exibe inovações do Museu de Palmeira

O Canal no YouTube do Museu Campos Gerais abriga a partir de agora o documentário ‘Museu de Palmeira – O Caminho da História’ (2020), numa parceria com a Associação dos Museus dos Campos Gerais. O vídeo estreou na noite de segunda-feira (14) em sessão drive in, no município de Palmeira, como parte do evento de inauguração do museu após a reforma.

A ocasião também propiciou visitas guiadas limitadas, conforme protocolos de proteção durante a pandemia. Estiveram presentes moradores de Palmeira, a equipe envolvida na reforma do museu, gestores e também o diretor do Museu Campos Gerais, Niltonci Chaves, representando a Associação dos Museus dos Campos Gerais.

O audiovisual, de 16 minutos, destaca as inovações do Museu de Palmeira após a reforma. A direção do vídeo é de Igor Gavioli, que também assina a edição, em parceria com Camila Rigoni. Ambos respondem também pela produção, junto de Gabriel Osternaki. As imagens passeiam pelas exposições e permitem uma visão das modificações no prédio e no mobiliário.

Um dos entrevistados é o prefeito Edir Havrechaki, formado em Geografia pela UEPG. “Museu é algo que reúne não só coisas materiais, mas toda uma simbologia daquilo que vivemos, que forma uma energia estabelecida dentro da cidade. Acho que museu é isso. É recontar uma história através de objetos, fatos e momentos para sabermos o que é o presente, o que foi o passado e o que será o futuro”, diz o prefeito logo no início do vídeo.

Outro conjunto de entrevistados detalhe os processos de reformulação da expografia, em busca de informações objetivas, com explicações, sem esquecer do apelo visual para despertar a curiosidade de diferentes públicos. O designer Patrick Riffert relembra que foram necessários vários testes e visitas técnicas, sendo a principal realizada no Centro Cultural Castrolanda, em busca de um design mais atual nas exposições para chamar atenção.

A designer de móveis Andreza Gonçalves reforça que o ganho de espaço no prédio foi fundamental, bem como o investimento em novo mobiliário, que favorecesse ainda mais os objetos em exibição. Em entrevista, a designer Camila Rigoni destaca o equilíbrio entre a modernidade dos painéis em contraste com objetos históricos.

O historiador e diretor Paulo Henrique Taufer comenta as pesquisas que permitiram a reformulação das exposições no Museu de Palmeira a partir de uma nova identificação do valor de objetos no acervo, num trabalho em parceria com a consultora historiográfica Vera Lúcia de Oliveira Mayer. Para Waldir Joanassi Filho, secretário municipal de Cultura, a reforma foi inovadora também por possibilitar ao visitante ter acesso a 100% do prédio como espaço visitável. Um dos desafios foi “trazer uma outra roupagem para contar a história do município”. Ele enfatiza na entrevista os acervos que evidenciam a contribuição dos povos africano e indígena na constituição da cidade.

Serviço:

Documentário ‘Museu de Palmeira – O Caminho da História’

Ano: 2020

Duração: 16’27’’

Direção: Igor Gavioli

Edição: Igor Gavioli e Camila Rigoni

Produção: Igor Gavioli, Camila Rigoni e Gabriel Osternaki

Link: https://www.youtube.com/watch?v=dm2PKx97uLo

Outros vídeos em destaque no Canal do MCG

• Documentário Agô: minha cidade tem Saravá

Uma contribuição do Canal Historiô para o Museu Campos Gerais. O vídeo percorre terreiros em Ponta Grossa e entrevista praticantes de religiões de matriz afro-brasileira e pesquisadores.

• Entrevista com Vilma Slomp

Uma contribuição do Coletivo Grimpa ao Museu Campos Gerais. A diretora de Ação Educativa do MCG conversa com a fotógrafa Vilma Slomp. A entrevista perpasse principais momentos e produções da carreira da fotógrafa.

• Acervo etnográfico e arqueológico do Museu Campos Gerais

A antropóloga Evelyn Nimmo, pesquisadora afiliada ao Museu Campos Gerais e colaboradora do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Estadual de Ponta Grossa, debate relevância da coleção de cultura material indígena no contexto museal brasileiro e apresenta o contexto deste acervo no MCG. Com legendas em português e em inglês.

• Visita à exposição Fragmentos de uma História, de Cristina Mendes

Contribuição do Lente Quente para o Museu Campos Gerais. A professora de Artes da UEPG e artista Cristina Mendes leva o espectador a conhecer um pouco mais sobre os caminhos do campo artístico paranaense.