Abertura online leva Múltiplo Leminski à casa do público

Com o evento online de abertura da exposição Múltiplo Leminski na terça-feira (3), o Museu Campos Gerais recebeu os primeiros visitantes da mostra nesta quarta-feira (4) nos turnos da manhã e tarde. O agendamento pelo site garante ao público acesso ao espaço de forma controlada e em grupos reduzidos. Os cuidados atendem os protocolos de combate à pandemia.

Na noite de abertura, evento fechado e restrito trouxe ao museu as curadoras Aurea e Estrela Leminski para uma passeio por aspectos marcantes da vida e obra de Paulo Leminski (1944-1989). A visita interativa teve transmissão ao vivo pelas redes da UEPG e levou ao público detalhes do cenário da mostra que fica até 5 de dezembro no MCG.

As filhas do escritor curitibano fizeram questão de frisar a importância da mãe, a poeta Alice Ruiz, na curadoria e na concepção do trabalho. Durante a live, em conversa com o reitor Miguel Sanches Neto, Aurea abordou a biografia de Paulo Leminski e o caráter múltiplo de sua atuação. Já Estrela destacou a produção editorial do pai, o diálogo com o universo infantil e a importância das composições para a música popular brasileira.

O gerente de gestão da marca da Copel, Aclélio Rocha de Camargo, ressaltou, em vídeo, a qualidade da exposição itinerante que já esteve em outras dez cidades do país e chega agora a Ponta Grossa. Para ele, é papel do Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura do Paraná (PROFICE) promover a descentralização das ações culturais pelo interior do estado. Também nesse sentido, o diretor do MCG, Niltonci Chaves, relembrou a contribuição do apelo público da mostra para esse momento de retomada dos museus frente a pandemia.

Participaram do evento, como apoiadores convidados, a pró-reitora de Extensão e Assuntos Culturais da UEPG, Edina Schimanski; o secretário municipal de Turismo de Ponta Grossa, Paulo Roberto Stachowiak; o gestor executivo do Parque Estadual de Vila Velha, Leandro Ribas; o administrador Daniel Wagner, do Hotel Planalto e do Lúmen Café; e a gerente executiva do Sesc Estação Saudade, Mônica Diniz de Souza. A transmissão foi realizada pela Coordenação de Comunicação Social (CCOM), com apoio do MCG e viabilização pelo Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI).

 

  • Confira a exposição Múltiplo Leminski em tour 360° produzido pelo fotógrafo Celso Margraf.

clique aqui para acessar

 

 

Skip to content