Museu Campos Gerais abre exposição ‘Múltiplo Leminski’

O público volta na primeira semana de agosto ao Museu Campos Gerais (MCG), por meio de visitas controladas e agendadas, após mais de cinco meses de portas cerradas em função do agravamento da pandemia no país. O motivo para o retorno é a chegada da exposição Múltiplo Leminski a Ponta Grossa, após passagem consagrada por outras dez cidades do país. A mostra multimídia permite um mergulho no caráter diverso, irreverente, popular, erudito e atual da obra do poeta curitibano Paulo Leminski (1944-1989).

O escritor era também compositor, atuou como jornalista, publicitário e professor. Sua obra literária reúne romance, poesia, ensaio, biografias e traduções. Daí que sua produção expresse ainda hoje conexão com diferentes públicos, de idade e perfil variado. Uma das seções da mostra volta-se a publicações de apelo infanto-juvenil.

“A obra de Paulo Leminski é atemporal e continua dialogando com os diversos públicos. A cada montagem vamos redescobrindo a produção desse artista que estava à frente de seu tempo, que foi precursor de um estilo de linguagem objetiva e concisa. A exposição revela todas essas características presentes na obra desse artista múltiplo”, afirma Aurea Leminski, que assina a curadoria ao lado da irmã, Estrela Leminski, e da mãe, Alice Ruiz.

Os painéis tomaram conta do Salão Saint-Hilarie no MCG e valorizam a dimensão gráfica e visual da criação leminskiana – esse um dos pontos fortes da exposição, o contato com artefatos do processo criativo desse que é um dos nomes paranaenses mais reconhecidos no país. Visitantes podem visualizar anotações em papéis avulsos, rabiscos em cadernos, a máquina de escrever do poeta, além de sua biblioteca particular. Fotografias dão conta de registrar momentos de sua biografia, mas também os círculos de amigos, circuitos culturais e parcerias artísticas.

Abertura

O evento de abertura de ‘Múltiplo Leminski’ ocorre de forma online, na terça-feira (3), às 19h, nas redes da UEPG no YouTube e no Facebook. Na ocasião, as curadoras Alice Ruiz, Aurea e Estrela Leminski conduzem um verdadeiro passeio comentado e bem-humorado pela exposição, diretamente do MCG. Participam também da transmissão convidados especiais envolvidos na viabilização da exposição na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). A cerimônia online fica a cargo da Coordenadoria de Comunicação Social (CCom), com apoio técnico do Núcleo de Tecnologia de Informação (NTI).

Para o diretor do MCG, Niltonci Chaves, a vinda da mostra itinerante a Ponta Grossa reafirma o museu da UEPG em sintonia com o circuito nacional de exposições. “Essa uma de nossas intenções e também da reitoria desde a reabertura do espaço em 2019. Tem sido uma linha de atuação abrir esses contatos. Estamos honrados em termos sido escolhidos para essa cooperação que tanto contribui para divulgação de um nome consagrado da cultura paranaense e da própria história intelectual no país como é do de Paulo Leminski”, afirma.

Visitas presenciais agendadas

Na quarta-feira (4) iniciam as visitas presenciais controladas e agendadas, conforme protocolos de prevenção ao contágio da Covid-19 (Faça o agendamento aqui). O público pode escolher a melhor opção de horário de terça-feira a sábado. As visitas são individuais e intransferíveis nesse momento inicial, voltadas ao público a partir de 16 anos de idade.

De terça a quinta-feira, são duas as opções de horário por dia, às 9h30 e às 14h. Na sexta-feira, apenas o horário da tarde encontra-se disponível. Já no sábado, aumenta para três o número de horários na agenda (9h30, 13h30, 15h30). A duração máxima de cada visita é de uma hora e meia. O uso de máscara e o distanciamento são práticas obrigatórias nas dependências do museu. O agendamento confere direito unicamente à exposição Múltiplo Leminksi, estando fechados ao público os demais espaços e serviços do MCG.

Ação Educativa

Encontra-se disponível na agenda de visitação informação sobre horários em que o visitante pode contar com o acompanhamento pela equipe de monitoria da Ação Educativa do MCG. O público dispõe dessa modalidade de visita nas tardes de terça e quinta-feira, ou então quarta pela manhã. O número de vagas é restrito nesse primeiro momento e será seguida a ordem de agendamento.

Confira imagens de uma das reuniões de preparo da Ação Educativa do MCG com Aurea Leminski (Clique aqui e confira)

Apoio

Desde 2012, a mostra tem sido realizada de forma itinerante pelas principais capitais do país e há dois anos estava fora dos espaços culturais, mas agora retoma agenda no Paraná, abrindo a temporada 2021 na região dos Campos Gerais, em sua décima primeira montagem. O projeto é realizado com o apoio do Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura (PROFICE) – Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura, Governo do Estado do Paraná –, da Copel, da Universidade Estadual de Ponta Grossa, da Associação de Museus dos Campos Gerais, da Secretaria de Turismo de Ponta Grossa e do Hotel Planalto e Lumen Café+Gastronomia.

Abertura da exposição Múltiplo Leminski

Agendamento de visitas

Exposição Múltiplo Leminski

de 3 de agosto a 5 de dezembro no Museu Campos Gerais.

via Instagram (clique aqui)

site do MCG (clique aqui)

E-mail: museucamposgerais@uepg.br