Associação dos Museus dos Campos Gerais define primeira diretoria

Evento de segunda-feira (21) inaugura programação da UEPG na 14ª Primavera dos Museus

A abertura da 14ª Primavera dos Museus, evento do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), na semana que vem, tem sabor especial para gestores e trabalhadores do setor museal na região. Evento online do Museu Campos Gerais, da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), na segunda-feira (21), às 19h, marca a criação oficial da Associação dos Museus, Acervos e Casas da Memória da Região dos Campos Gerais (AMRCG), com a escolha da primeira diretoria.

Ainda não está inscrito? Clique aqui para efetuar sua inscrição

A união das instituições responde a uma demanda por mecanismos de apoio, qualificação e atualização dos corpos técnicos. A entidade tem por objetivo contribuir para a elaboração de um calendário conjunto de eventos científicos, culturais ou festivos, além de intermediar a busca e captação de recursos destinados à melhoria da infraestrutura das instituições. Outra finalidade da iniciativa é a de elaborar pareceres técnicos, pedagógicos e acadêmicos relacionados à museologia e arquivística no contexto de atuação de Associação.

“A consolidação da entidade tem a ver com a vitalidade das ações culturais, educativas e sociais dos Campos Gerais e isso fortalece a identidade regional”, diz o secretário municipal de Cultura, Patrimônio Histórico, Turismo e Relações Públicas de Palmeira e diretor de cultura da Associação dos Municípios dos Campos Gerais, Waldir Santos Joanassi Filho.

A Associação tende a ampliar a rede de comunicação entre museus e espaços de memória, o que deve intensificar práticas de cursos e palestras do campo museal, algo pouco difundido na região. Essa é a expectativa da historiadora Samara Lima, do Centro Cultural Castrolanda. “Eu vejo a criação da Associação como uma forma de diálogo entre as instituições culturais dos Campos Gerais. Temos proximidades físicas e históricas, mas ao mesmo tempo estamos distantes, pouco dialogamos e conhecemos sobre os trabalhos de cada instituição. O intuito é estreitar esses laços, permitir que os espaços culturais e os profissionais desenvolvam suas redes de contatos, gerando novas experiências e oportunidades”, afirma.

O diretor geral do Museu Campos Gerais, Niltonci Batista Chaves, destaca que a iniciativa tem apoio da UEPG tanto institucional quanto no amparo científico. “Uma associação representa também maior interação de espaços e casas da memória com os processos de pesquisa, seja pela oferta de cursos, em parcerias para eventos ou na inserção de pesquisadores em campo. A universidade pode desenvolver, junto do conhecimento que essas instituições possuem, um ganho de qualidade sobre acervos, ações educativas e exposições”, assinala. O professor lembra ainda que a associação vem sendo organizada desde abril, em conversas com diretores de instituições de Ponta Grossa, Palmeira, Ipiranga, Telêmaco Borba e também pela direção de cultura da Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG Cultura).

A conferência ocorre na segunda-feira (21), às 19h, via plataforma Google Meet, mediante inscrição prévia pelo site do MCG ou diretamente no formulário eletrônico. Confirmaram presença na ‘cerimônia online’ a reitoria da UEPG, pró-reitores, o coordenador de museus universitários da Seti, Renê Wagner Ramos, entidades culturais, diretorias de museus de Curitiba, de Londrina, além de gestores de museus e casas da memória dos Campos Gerais. Também já estão inscritos no evento mais de 100 estudantes e docentes de 11 instituições de ensino superior de dez áreas de conhecimento.

A programação do evento MCG na 14ª Primavera dos Museus se estende até a quinta-feira (24), com palestras e debates no período da tarde. As inscrições para participação encerram no domingo (20). O evento é inteiramente online.

Skip to content