Câmara Municipal de Castro inicia parceria com MCG

A presidente da Câmara Municipal de Castro, vereadora Fatima Castro, esteve no Museu Campos Gerais nesta terça-fera (8), a convite da diretoria, para conhecer o Núcleo de Digitalização de Documentos. Também participou da visita técnica o assessor jurídico da Câmara, Ronie Cardoso Filho, responsável pela proposta de intercâmbio entre as instituições para a digitalização de documentos históricos da cidade de Castro. O encontro marca o início da parceria com a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) para o desenvolvimento de acervos digitais de interesse regional. A assessora de contratos e processo legislativo Mariana Pedroso acompanhou os trabalhos, junto do diretor Marcos Vinicius Schoembaechler Pereira.

A comitiva foi recebida pelo diretor do MCG, professor Niltonci Chaves, que apresentou a linha de atuação do museu e o interesse na preservação de documentos históricos associada à produção de conhecimento e acesso às informações. Os professores Edson Armando Silva, do Departamento de História da UEPG, e Rogério Ranthum, do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), fizeram exposição sobre as potencialidades do serviço de digitalização e do repositório online Memórias Digitais.

Representantes da Câmara Municipal de Castro puderam visualizar também equipamentos e etapas envolvidos na transposição de documentos em papel para a web. O coordenador técnico de digitalização do MCG, João Paulo Leandro de Almeida, fez demonstração dos procedimentos que envolvem a digitalização. A atividade teve apoio do estagiário Ricardo Enguel Gonçalves, da UEPG, e do pesquisador de iniciação científica da UTFPR, Fernando Tetsuya.

“Ficamos felizes com a proposta da Câmara Municipal de Castro, que nos procurou para essa parceria”, afirma Niltonci Chaves, diretor do MCG. “Trata-se certamente de documentação ímpar, de valor regional e estadual. Essa união entre UEPG e UTFPR para digitalização desse acervo demarca seguramente a maior ação do MCG nesse período de pandemia. Mesmo com portas fechadas ao público geral, o museu presta um serviço fundamental via tecnologia e conhecimento”, pontua.