Curso aborda uso de câmeras de grande formato e representações no Foto Bianchi

O curso de extensão “Câmeras Fotográficas Antigas e suas (Re)Invenções” termina nesta quarta-feira (14). O último encontro ocorre às 19h, via Google Meet. O link será enviado com antecedência aos inscritos. Em breve, as aulas gravadas passam a ficar disponíveis ao público nos canais do Museu Campos Gerais.

O tema da rodada é o funcionamento do Fundo Foto Bianchi, a partir de sua “história, práxis e representações utilizando câmera de grande formato”. O arquivo de negativos de vidro de diferentes gerações de fotógrafos da família Bianchi opera na Casa da Memória Paraná, em Ponta Grossa, e hoje agrega pesquisadores e extensionistas de várias áreas do conhecimento.

Coordenam as exposições da noite desta quarta-feira a professora Patricia Camera, organizadora do curso de extensão, o professor Niltonci Chaves, diretor do Museu Campos Gerais (MCG) e a egressa em Artes Visuais (UEPG) Cristiane Dalzoto.

Encontros anteriores

O primeiro encontro do curso “Câmeras Fotográficas Antigas e suas (Re)Invenções”, promovido pelo projeto de extensão “Organização, Diagnóstico e Pesquisa do Fundo Foto Bianchi”, foi realizado com a colaboração do Projeto Lumen – Grupos de estudos em “Processos Fotográficos Históricos e Alternativos”, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). As professoras Daniela Remião, Jussara Moreira e Myra Gonçalves apresentaram a história do Lumen e as produções.

No segundo dia do curso, o professor Rafael Schoenherr, as estudantes Isabela Borges e Thuany de Oliveira, junto do fotógrafo Sérgio Sakakibara (MIS-SC), apresentaram reflexões sobre o tema “Máquinas fotográficas: funcionamento, tipos, usos e funções”. Schoenherr, diretor de acervo do MCG e coordenador do projeto Lente Quente,  analisou a relação do desenvolvimento de câmeras com a prática do jornalismo.

A seguir, s estudantes expuseram pesquisa desenvolvida sobre a coleção de câmeras da reserva técnica do MCG. A professora Patrícia Camera mostrou os resultados obtidos com o uso de uma câmera fotográfica feita com caixa de feira e lupa, e o fotógrafo Sakakibara abordou a construção de câmeras experimentais – com riqueza de exemplos, invenções e situações.

(Texto: projeto Ações Culturais no Museu Campos Gerais)