Em parceria com o Grupo de Estudos em Didática da História (PPGH-UEPG), Museu Campos Gerais ofertou minicurso sobre história oral

Na manhã de ontem, dia 21, aconteceu o último encontro do minicurso “História Oral de vida como possibilidade de pesquisa sobre formação cultural-identitária”, ministrado pelo Prof. Dr. Augusto Ridson de Araújo Miranda e vinculado ao Grupo de Estudos em Didática da História (PPGH-UEPG).

O minicurso, que aconteceu nas manhãs dos dias 19, 20 e 21 (terça, quarta e quinta-feira), teve como pauta as possibilidades e potencialidades da História Oral como método para pesquisadores e pesquisadoras de História. No primeiro dia, o foco do encontro foi para as bases teóricas acerca da História Oral. Já no segundo dia, o professor Augusto enfatizou importantes metodologias para o uso de fontes orais em projetos historiográficos e os cuidados éticos e burocráticos que pesquisadoras e pesquisadores precisam ter diante desse tipo de trabalho de pesquisa. Por fim, no último dia de minicurso o público presente pôde participar de uma dinâmica onde a prática ganhou enfoque. O professor Augusto tomou como exemplo algumas entrevistas de pesquisas anteriores e mostrou como a teoria e a metodologia aparecem na prática das transcrições e no roteiro de perguntas dessas entrevistas.


Ainda, ao final do evento, o professor Robson Laverdi, Diretor de Acervos do MCG, fez uma visita à Sede Histórica na presença de Augusto e da professora Janaina de Paula do Espírito Santo (UEPG), onde contou sobre o processo de restauro do prédio e seus futuros usos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Texto: Vitor Bomfim Lopes / Residente técnico do MCG.

Fotos: Instagram do MCG.

Skip to content