Fundo Foto Bianchi divulga técnicas de curadoria

O encerramento da programação do Museu Campos Gerais na 19ª Semana Nacional de Museus acontece nesta sexta-feira (21), com o painel Técnicas de Curadoria de Negativos de Vidro, às 10h, via Google Meet. A apresentação fica por conta de integrantes e coordenação do Projeto de Extensão ‘Organização, Diagnóstico e Pesquisa do Fundo Foto Bianchi’, desenvolvido na Casa da Memória Paraná, em parceria com Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

As ações focam na organização, catalogação, higienização, conservação, acessibilidade e divulgação do conjunto documental do Fundo Foto Bianchi. O arquivo se destaca pela grande quantidade de negativos em chapa de vidro e por sua diversidade de temas registrados durante a primeira década do século XX na cidade de Ponta Grossa(PR) e região. O projeto explora as técnicas de fotografia utilizadas no período e o contexto histórico documentado, comparando com outros documentos e arquivos.

O objetivo do painel é divulgar o acervo, apontando as formas de articular o ensino, a pesquisa e a extensão para o desenvolvimento de ações curatoriais dentro de acervos fotográficos, assim como as atividades realizadas na Casa da Memória em conjunto do Museu Campos Gerais (UEPG), além de ressaltar momentos e desafios vividos na pandemia.

Desde 2014 a UEPG desenvolve o projeto de extensão em parceria com a Casa da Memória Paraná. O projeto é coordenado por Patricia Camera e conta com a supervisão e orientação dos professores Niltonci Chaves do Departamento de História e Rafael Schoenherr, do Departamento de Jornalismo.

O evento do Museu Campos Gerais na 19ª Semana Nacional de Museus tem apoio da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Culturais, da Associação dos Museus dos Campos Gerais, do Mestrado em Jornalismo da UEPG e Fundação Araucária.

Marcella Panzarini (Projeto Ações Culturais no Museu Campos Gerais)

 

Skip to content