O Que Guardam o Acervo e a História de Simonetta Bufferli

O painel Acervo e História de Simonetta Bufferli fecha as conferências da programação noturna do Museu Campos Gerais na 19ª Semana Nacional de Museus. O evento via Google Meet ocorre na quinta-feira (20), às 19h, com apresentação da publicitária e fotógrafa Nina Bufferli Barbosa e mediação da jornalista e mestranda em Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Jéssica Gradin. O acervo familiar passa por fase de pesquisa e disponibilização parcial no Instagram.

Simonetta Bufferli nasceu em Roma, em 1927. Em 1946, mudou-se para o Brasil junto com o seu pai, Dino Grandi, para escapar do fascismo italiano e da Segunda Guerra Mundial. Dedicou-se à literatura – escrevendo contos, poemas e romances – e à fotografia, tendo o seu trabalho exposto no MASP, Museu da Imagem e do Som (MIS/SP) e em diversos lugares fora do país. Seu trabalho é composto por imagens em preto e branco e em cores, retratos de família e fotos com sobreposição da luz e de negativos, que ela mesma revelava no banheiro da sua casa. Simonetta faleceu em dezembro de 2001, em acidente de carro.

O painel vai ser conduzido por Nina Bufferli, neta da Simonetta e responsável                             pela pesquisa e divulgação do acervo nas redes sociais. Não querendo deixar o trabalho da artista se perder, Nina começou a organizar o arquivo familiar e dialoga sobre o processo. A apresentação interessa à história das artes visuais e para compreender quais os desafios e processos envolvidos na catalogação de um acervo diluído entre   membros familiares.

Saiba mais

O Museu Campos Gerais promoveu um bate-papo de aquecimento para esse painel, com a presença da publicitária Nina Bufferli Barbosa. Confira a gravação da live transmitida pelo Instagram. O perfil @by.simonetta, promove a integração entre fotografia e poesia e iniciou suas postagens em janeiro de 2021.

Na tarde

Na quarta-feira (19), o painel O Micro do Macro na Pandemia: Diálogos entre Jornalismo, História, Artes e Ciências Biológicas abordou a representação da pandemia vista por diferentes áreas. Os palestrantes fizeram o diálogo entre campos do conhecimento e destacaram distintas representações das relações entre sociedade e vírus, envolvendo Ciências, História, Artes e Jornalismo.

Apoio

A 19ª Semana Nacional de Museus é uma promoção nacional do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), do Ministério do Turismo e do Sistema Nacional de Museus. O evento da UEPG é uma realização do Museu Campos Gerais por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Culturais (Proex), com apoio do projeto de extensão Ações Culturais no Museu Campos Gerais, da Fundação Araucária, do Mestrado em Jornalismo e da Associação de Museus da Região dos Campos Gerais (AMRCG)

Tamires Limurci

Projeto Ações Culturais no Museu Campos Gerais