MCG inicia na segunda-feira (20) a Primavera dos Museus

Pessoas interessadas em acompanhar debates do Museu Campos Gerais na 15ª Primavera dos Museus devem se inscrever até o próximo domingo (19) – basta preencher o formulário online. Toda a programação acontece de forma remota, via Google Meet, com transmissão ao vivo pelo YouTube. Inscritos recebem o link do evento com antecedência e a participação em 75% da semana confere direito a certificado.

A abertura ocorre na segunda-feira (20), às 19h, com o lançamento da Rede Estadual de Museus Universitários do Paraná, com participação de Aldo Bona, superintendente de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI/PR). Integram o evento gestores de espaços de memória e diretorias de cultura de universidades do estado, além de Renê Wagner Ramos, entusiasta da iniciativa e que coordena a política de museus universitários da SETI. “As instituições saem fortalecidas na medida em que trocam experiências, buscam soluções conjuntas junto ao Estado e passam a funcionar efetivamente em rede. O lançamento desse fórum já pode ser visto como um primeiro resultado da aproximação entre gestões dos museus das universidades do Paraná”, pontua Ramos.

Painel temático

Após as falas lançamento da Rede, inicia o painel ‘Museus e História Oral: diálogos possíveis’, aos cuidados do professor Dr. Robson Laverdi, do Departamento de História e do Programa de Pós-Graduação em História da UEPG. A exposição enfoca possibilidades de utilização da metodologia da história oral aos museus em diálogo com a história pública, sobretudo para se pensar aspectos como  lugar social e a coprodução de conhecimento nos museus, diversidade de públicos, educação museal, autoridade compartilhada na construção de coleções e exposições e gestão cultural da memória ordinária. “Serão abordados também os usos da história oral em rodas de memória, conversas comunitárias, entrevistas públicas, entre outras formas”, completa Laverdi.

Programação

Os painéis e as ações culturais remotas da programação do Museu Campos Gerais na 15ª Primavera dos Museus seguem até sexta-feira. Detalhes do evento podem ser encontrados no site do MCG. As ofertas voltam-se a diferentes públicos, de pesquisadores, gestores a estudantes e professores, tanto da comunidade universitária quanto externo.

Evento online: Museu Campos Gerais na 15ª Primavera dos Museus

Data: de 20 a 24 de setembro de 2021.

Plataforma: Google Meet (para inscritos).

Inscrições: gratuitas e vão até domingo (19), via formulário.

Abertura: 20/09/21, às 19h. Com transmissão ao vivo pelo canal no YouTube do Museu Campos Gerais.

Informações:

site: uepg.br/museu