Múltiplo Leminski: do museu para a sala de aula

Em tempos normais, o Museu Campos Gerais (MCG) receberia toda semana escolas e colégios de Ponta Grossa com turmas de estudantes em busca de novos aprendizados sobre a história da cidade, da região dos Campos Gerais e do estado do Paraná. Mas em função da pandemia e do risco de contágio de Covid-19, as visitas passaram a operar de forma restrita, individual e por agendamento, com restrição de idade ao mínimo de 15 anos.

Na impossibilidade de trazer as turmas ao museu, as professoras do colégio Sepam encontram uma forma criativa de levar a exposição Múltiplo Leminski para dentro da sala de aula. A disciplina de Literatura na última sexta-feira (10) teve como participantes, direto do MCG, o licenciado em História Ricardo Enguel Gonçalves e a professora do curso de Artes Visuais da UEPG, Patricia Camera, diretora de ação educativa do museu.

Eles conduziram conversa animada pela internet em que passeavam pela exposição e indicavam curiosidades da vida e da obra do poeta paranaense Paulo Leminski (1944-1989). Do outro lado, no auditório do colégio, as três turmas do sexto ano conferiam tudo no telão e se revezavam na interação com os mediadores.

“De forma natural, o diálogo propiciou a aproximação dos alunos que fizeram perguntas no evento. Esse tipo de experiência tecnológica-comunicacional, quando usada com critério, mostra que as distâncias espaciais podem ser tratadas de modo diferenciado. Neste caso conseguimos aproximar as percepções geradas no espaço museal e transmiti-las ao vivo para os alunos”, explica a diretora.

“Foi uma experiência proveitosa, tendo em vista esse momento conturbado em que os museus precisam se reinventar. Acredito que será a tônica nos próximos meses o desenvolvimento de atividades nesse sentido, em que os alunos possam acompanhar a visitação online guiada sem a experiência presencial”, avalia Ricardo Enguel, mediador contratado pela mostra. Para ele, a repercussão junto aos estudantes foi positiva. “Acredito que os alunos gostaram muito, interagiram bastante na medida do possível. Acompanharam a visita guiada, fizeram perguntas interessantes. A atividade, embora uma experiência nova para as duas partes, foi exitosa”.

A ação fez parte de conjunto de atividades desenvolvidas pela professora Ana Caroline Neumann junto à disciplina de Literatura no sexto ano do Colégio Sepam. A Ação Educativa do MCG, por sua vez, selecionou informações, objetos e imagens da mostra de maior conexão com o universo infantil e infanto-juvenil.

Confira vídeo com o resultado da interação

Agende atividade educativa remota

Para combinar programação online especial da exposição Múltiplo Leminski para grupos e escolas, basta entrar em contato pelo e-mail museucamposgerais@uepg.br, informar perfil da turma, disponibilidade de horários e condições de acesso a internet.

Agende visita presencial à exposição Múltiplo Leminski

As visitas presenciais ao museu continuam a ocorrer por agendamento individual, com opções de horário de terça a sábado. Todas as atividades do Museu Campos Gerais, da Universidade Estadual de Ponta Grossa, são gratuitas. Neste momento, a mostra sobre vida e obra de Paulo Leminski é o único espaço do museu disponível para visitação presencial.

Acesse e marque sua visita:

Agendamentos – Museu Campos Gerais