MCG recebe acervo da história da fotografia no norte do Paraná

O Museu Campos Gerais recebeu na tarde de sexta-feira (4) acervo valioso do Foto Tanko, com expressão regional do norte pioneiro. A novidade resulta de termo de cooperação entre Universidade Estadual de Ponta Grossa e Prefeitura Municipal de Santo Antônio da Platina, com mediação do Museu Campos Gerais e da doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da UEPG, Ruhama Ariella Sabião Batista.

O deslocamento do material contou com apoio do setor de transporte e os cuidados da Coordenadoria de Logística da Pró-Reitoria de Assuntos Administrativos. A interação entre universidade e município tem apoio da Reitoria da UEPG e supervisão da Procuradoria Jurídica (Projur).

A recepção do acervo em Ponta Grossa ficou por conta da equipe do Museu Campos Gerais, que realizou de forma coletiva o primeiro acondicionamento em quarentena do material. O acervo reúne negativos em vidro, câmeras, documentação e equipamentos fotográficos referentes a mais de seis décadas de história iconográfica do norte pioneiro do Paraná que atravessam três gerações de fotógrafos da mesma família – José, Paulo e Guilherme.

O romeno José Tanko veio ao Brasil ainda jovem e se estabeleceu em Santo Antonio da Platina em 1942, quando criou a popular casa de fotos, que durou até 2004. Nesse período somam-se mais de 190 mil clientes, conforme informações dos livros de registro.

Pela parte da manhã, a equipe do MCG trabalhou no novo acondicionamento do acervo Foto Elite, no terceiro andar do prédio do museu. As novas instalações devem permitir melhor condição de pesquisa, manutenção, limpeza, catalogação e uso educativo das coleções.

Fotos: Tamires Limurci e Rafael Schoenherr