MCG sedia abertura de Jornada Internacional de Cultura, Identidade e Cidadania

O Museu Campos Gerais sedia, nesta quinta-feira (15), o primeiro dia de palestras e oficinas da 1° Jornada Internacional de Cultura, Identidade e Cidadania. O evento é promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais Aplicadas da UEPG, com apoio do Governo do Paraná e da Fundação Araucária.

A programação de quinta-feira ocorre pela manhã à tarde, iniciando às 9h, com a palestra Cultura, Identidade e Cidadania, mediada pelo professor Dr. Kulemeyer, da Universidade Nacional da Patagônia Austral, da Argentina. Em seguida, às 10h15, a professora Dra. Lesia  Zolota, da Universidade Estadual de Sumy, na Ucrânia, debate “A Diversidade Cultural na Construção do Espaço Público”. Os eventos da tarde são compostos pela apresentação da exposição “Mãe, não quero guerra”, discutindo o “Ativismo Político e (Des)afetos” às 14h, debatido pelo professor Dr. Michel Kobelinski, da Unesta e pela oficina “A arte milenar da Pessanka”, feita pela Ângela Zapotosny e voltada ao público infanto-juvenil.

O segundo dia de eventos ocorre na sexta-feira (16) no Plenário da Câmara dos Vereadores de Ponta Grossa e possui programação composta pelo lançamento do livro “Holodomor 1932-1933: Genocídio do Povo Ucraniano”, de Volodymir Serhychuk e palestra do Dr. Vitorio Sorotiuk, Presidente da Representação Geral da Ucrânia no Brasil, com o professor Yuri Kovdasko, da Unicentro.

João Irineu de Resende Miranda, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais Aplicadas, afirma que o encontro possui como objetivo a discussão acerca de como o incentivo à cultura e a valorização das identidades da região centro sul paranaense podem promover o desenvolvimento econômico e o fortalecimento do espaço público na região. “O evento traz pesquisadores da Ucrânia, da Argentina e conta com o lançamento de uma tradução para a língua portuguesa de uma obra de referência sobre o Holodomor, um evento histórico de importância fundamental para a compreensão do momento atual vivenciado pela Ucrânia”, destaca o professor.

A  1ª Jornada Internacional de Cultura, Identidade e Cidadania é gratuita e tem como público-alvo a comunidade interessada na temática, estudantes, docentes e pesquisadores na área. Para realizar a inscrição, é necessário enviar ao e-mail prog.cienciassociaisaplicadas@gmail.com as informações: nome completo, CPF, DNI (estrangeiros) ou Registro Acadêmico (para estudantes da UEPG), até às 17h de quarta-feira (14). Os discentes participantes poderão receber certificado de até 12 horas.

Texto: Mariana Borba / projeto Ações Culturais