MCG preserva a memória religiosa de Ponta Grossa com a digitalização do acervo pessoal de Dom Sergio Arthur Braschi

Núcleo de Digitalização do MCG trabalha na salvaguarda e disponibilização de 103 fotografias selecionadas por Bispo Diocesano

 

O Museu Campos Gerais (MCG) está empenhado em preservar a memória religiosa da cidade com o recebimento e digitalização de fotografias do acervo pessoal de Dom Sergio Arthur Braschi, Bispo Diocesano de Ponta Grossa desde 2003. O trabalho está sendo realizado pelo Núcleo de Digitalização do MCG, com o objetivo de disponibilizar as 103 fotografias selecionadas por Dom Sergio ao público no repositório Memórias Digitais.

Na última quinta-feira (22/06), o Diretor de Acervos do MCG, Robson Laverdi, e a historiadora do Núcleo de Digitalização, Gabriele Pedroso, receberam a jornalista Luana Caroline Nascimento, coordenadora da Pastoral de Comunicação da Paróquia Sant’Ana, para discutir os detalhes do projeto.

As fotografias selecionadas por Dom Sergio narram momentos de sua vida e formação, e a digitalização do acervo representa o primeiro passo de uma parceria entre o Museu Campos Gerais e a Paróquia Sant’Ana relacionada à preservação do acervo histórico. O acervo já passou pelo processo de digitalização e está indexado para garantir acesso aos pesquisadores.

Gabriele Pedroso, historiadora responsável pelo Núcleo de Digitalização, ressalta a importância desse trabalho para a preservação da memória religiosa de Ponta Grossa “Assegurar a atuação de Dom Sergio como uma liderança comunitária muito significativa para a cidade é o objetivo desse projeto. Ao disponibilizar seu acervo no repositório Memórias Digitais, estamos preservando e ampliando o acesso à memória religiosa de Ponta Grossa”, afirma Gabriele.

O Museu Campos Gerais reforça seu compromisso com a comunidade e destaca a relevância do trabalho do Núcleo de Digitalização na salvaguarda da memória local. A parceria com a Paróquia Sant’Ana representa o início de uma série de ações que o museu pretende realizar para preservar e divulgar o patrimônio cultural e histórico da região.

Skip to content