Memórias Digitais apresenta ‘O Amigo da Verdade’

Acesse a nova coleção clicando na imagem abaixo:

Jornal: O amigo da Verdade (1926-1927)

Origem: Casa da Cultura de Castro

Colaborador: Ronie Cardoso Filho

O repositório Memórias Digitais, da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), traz ao público de forma on-line e gratuita mais um fragmento da história cultural e da imprensa dos Campos Gerais no início do século XX. Parte dessa memória está disponível ao público no museu, na exposição Memórias Entrelaçadas, em cartaz até julho. Mas é possível pesquisar o acervo sem sair de casa, pela internet.

Há pouco menos de um século, circulava em Castro o semanário católico e informativo O Amigo da Verdade (1926-1927). O periódico, editado pelo padre João Lona na cidade de Castro (PR), tinha redação sediada à Praça da Matriz. A novidade resulta do processo de digitalização do Museu Campos Gerais iniciado ano passado sobre o acervo da Casa da Cultura de Castro, incluindo mais de 60 títulos de publicações que circulavam no interior do estado e que foram repassadas à universidade.

Diagramadas em quatro colunas, as quatro páginas de O Amigo da Verdade apresentam hinos, crônicas religiosas, textos sobre o município de Castro, além notas nacionais, internacionais e policiais. As últimas páginas são reservadas a anúncios de estabelecimentos comerciais de calçados, secos e molhados, chapéus, relojoaria, joalheria, alfaiataria, medicamentos e outros. Mesmo com predominância do tom religioso, percebe-se a presença de informações de interesse geral sobre fatos como o imposto de renda, variações no setor agrícola ou atos oficiais de governo. Também aparecem no jornal balancetes de prestação de contas do Clube União e Progresso.

Assinam a digitalização do material o coordenador João Paulo Leandro de Almeida, a estagiária Gabriele Alessandra Lima Pedroso, sob supervisão dos professores Niltonci Chaves (diretor do MCG) e Rafael Schoenherr (diretor de acervo).

Pesquise também:

A Imprensa dos Campos Gerais na Virada do Século XIX-XX