Ao percorrer a exposição Múltiplo Leminski, especificamente o espaço reservado para discutir as origens e a significativa rede de sociabilidade que formou a trajetória de Paulo Leminski, visitantes encontram um registro fotográfico com o seguinte título: “Áporo, o movimento”.
O registro em questão — imagem em destaque desta publicação — estampou a capa do Diário do Paraná no dia 19 de janeiro de 1969, trazendo algumas informações interessantes para compreendermos um pouco sobre o que seja esse movimento. Na foto, Paulo Leminski, Ivan da Costa, Lélio Sotto Maior, Alice Ruiz, Pedro Leminski, Nevair Souza e Carlos João Nascimento, integrantes do grupo, que se colocava como avesso ao “provincianismo cultural” presente na capital paranaense; criticava a falta de engajamento e radicalidade dos intelectuais curitibanos. A consequência desses fatores, segundo a trupe, resultava na ausência de identidade própria e bem definida, formando um perfil de intelectual não especializado.
Esse “movimento de arte” (como era chamado pelos jornais da época) teve o primeiro e o segundo Concurso Nacional de Contos do Paraná como estímulo para o surgimento do grupo contestador. Em 1968, a primeira edição do evento, com participação de nomes como Fernando Sabino, Rubem Braga, Paulo Mendes Campos, entre outros, sagrou o paranaense Dalton Trevisan como vencedor. No ano seguinte, a segunda realização do Concurso Nacional de Contos do Paraná trazia para o evento escritores e escritoras como Antônio Cândido, Wilson Martins, Lygia Fagundes Telles e Clarice Lispector.
Nessa mesma edição do concurso, cinco anos após estrear na revista Invenção, Paulo Leminski disputava a premiação com Descartes com Lentes (livreto presente na exposição), conto considerado embrionário para a produção do livro Catatau (1975). Concorrendo com o pseudônimo Kung, Leminski acabou não premiado.
Portanto, em 1969, o movimento Áporo, nome inspirado no poema de Drummond, emerge na esperança de solucionar o problema do perfil “aventureiro” e “diletante” da intelectualidade curitibana (Diário do Paraná, 19 de janeiro de 1969). Alguns de seus principais integrantes eram colunistas no Diário do Paraná, publicando aos domingos textos de opinião em suas respectivas áreas de atuação. Lélio Sotto Maior assinava as críticas de cinema, Ivan da Costa os assuntos sobre a música de vanguarda e Carlos João Nascimento ocupava-se da música pop brasileira.
Com a intenção de divulgação dos ideais do movimento, o Áporo pretendia formar um Conselho de Música, um Conselho de Cinema e publicar periodicamente no jornal Diário do Paraná. Além disso, planejava ganhar espaço na TV e no rádio, bem como idealizava lançar uma revista.
Em meados de julho de 1969, o grupo, que procurava a construção de uma nova identidade intelectual curitibana, “atualização com a vanguarda internacional e abertura para um novo campo cultural” (Lélio Sotto, Diário do Paraná, 19 de janeiro de 1969, p. 06, terceiro caderno), anunciava mudança para o Rio de Janeiro. Um após o outro, os criadores do movimento despediam-se da capital paranaense e da coluna que assinavam no Diário do Paraná.
O nome do grupo voltaria ao jornal paranaense em julho de 1977, quando Paulo Leminski concede entrevista discorrendo sobre a contribuição do Áporo para a cultura curitibana. Na entrevista, Leminski elenca oito tópicos em que o movimento de vanguarda foi decisivo para a reorganização da intelectualidade paranaense e lembra que o manifesto do movimento jamais foi divulgado pela imprensa.
Referência
KOSICKI. João Victor Chaves Serpa. KAMIQUASE: a trajetória intelectual de Paulo Leminski e o campo literário brasileiro (1944-1975). São Paulo, 2016. Dissertação (Mestrado em Sociologia), Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Disponível em: >https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8132/tde-24092019-181438/publico/2016_JoaoVictorChavesSerpeKosicki_VOrig.pdf<. Acesso em 11 de ago. de 2021.
Fontes
Diário do Paraná: orgão dos diários associados. 19 de janeiro de 1969.
Diário do Paraná: órgão dos diários associados. 19 de janeiro de 1969, p. 06, terceiro caderno.
Diário do Paraná. 06 de julho de 1977, p. 29.
Pesquisa e texto: Ricardo Enguel Gonçalves, especial para o Museu Campos Gerais.
Comentários: 1
[…] da revista Invenção, integrante do movimento Áporo, músico, professor, jornalista, publicitário, poeta, artista multifacetado e iniciado beneditino. […]
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