Museu Campos Gerais recebe ex-diretoras do Museu em atividade interna

Na tarde da última quinta-feira, 31, a equipe do Museu Campos Gerais recepcionou as ex-professoras do Departamento de História da UEPG e ex-diretoras do Museu, Maria Aparecida Cesar Gonçalves e Aida Mansani Lavalle. Na atividade, ambas compartilharam para todas as funcionárias e funcionários do MCG suas memórias de sua trajetória no Museu e na Universidade.

O evento, realizado no Auditório Brasil Pinheiro Machado, surgiu de uma preocupação coletiva em recuperar a trajetória histórica do Museu e das personagens que fizeram parte do funcionamento e do cotidiano dessa instituição, que está há mais de 50 anos em funcionamento.

A professora Maria Aparecida foi diretora do Museu de 1983 a 1985, ficando à frente da organização da estrutura do museu no prédio do Antigo Fórum de Ponta Grossa, uma vez que foi a primeira administradora, e que teve como uma de suas tarefas mais importantes a legitimação do Museu neste espaço. Pouco depois, entre os anos 1993 a 1995, foi a vez de Aida Mansani Lavalle ocupar as obrigações de diretora. Aida teve sua passagem pelo MCG marcada pela promoção de diversos eventos culturais e exposições focadas na história dos Campos Gerais. Além de diretoras, ambas fizeram parte do corpo docente do Departamento de História por mais de duas décadas e foram as pioneiras, dentro da Universidade, em trabalhos e produções historiográficas sobre Ponta Grossa e os Campos Gerais.

O atual diretor do MCG, Niltonci Batista Chaves, foi aluno das professoras durante sua graduação na UEPG e, posteriormente, colega de Departamento de ambas. Segundo ele, “ao homenagear a professora Maria Aparecida e a professora Aída, o Museu manifesta oficialmente sua gratidão e reconhecimento pelo trabalho de ambas na consolidação desse importante espaço da memória local”.

Para deixar o evento ainda mais especial, a servidora Rute Maria Batista, também foi homenageada por seus 30 anos de atuação no cuidado com os acervos documentais do MCG. O evento faz parte do projeto de recuperação da história do Museu, que se insere no contexto de reabertura pública da Sede Histórica, prevista para 2024.

Texto: Vitor Bomfim Lopes / Residente Técnico do MCG
Fotos: Gabriele Lima Pedroso; Giuvane Klüppel / Historiadora do Núcleo de Digitalização; Residente Técnico do MCG