Museu de Ciências Naturais exibe animais e rochas do acervo do MCG

O Museu de Ciências Naturais da Universidade Estadual de Ponta Grossa, aberto oficialmente ao público na última terça-feira (28), tem um pouco do Museu Campos Gerais em suas exposições. Isso porque parte do acervo do MCG foi selecionada para integrar as mostras do novo espaço em Uvaranas, que funciona no Centro de Convivências do campus universitário.

Desde o início do mês, o responsável pela reserva técnica do MCG, Renoaldo Kaczmarech, trabalha na seleção, higienização e no acondicionamento de peças repassadas ao novo museu. Antes disso, ele operou o restauro de diferentes peças. Os animais empalhados enviados ao MCN estavam há anos guardados sem apresentação ao público.

Os objetos compõem um acervo com aves, cabeças de cervos, nó de pinheiro, rochas diversas, conchas encontradas na região, crânio de uma cutia, castanha do Pará com fruto. A seleção repassada ao diretor Antonio Liccardo envolve ainda cauda de um elefante e dois jacarés, que agora podem ser vistos pelo público no MCN.

Mas nem todas as coleções com animais foram transferidas para Uvaranas. É o caso dos insetários de Felipe Justus, um dos conjuntos mais antigos e mais vistos pela comunidade, de acordo com Kaczmarech. Trata-se de coleção de borboletas, mariposas e besouros que surgiu como acervo pessoal de Felipe Justus.

Devido à grande quantidade de insetos, o material acabou sendo guardado no subsolo da igreja do Rosário. Quando o museu foi fundado, em 1983, toda a coleção foi doada para o acervo – revela o responsável pela reserva técnica do MCG. Ao todo, o acervo conta com mais de 22 insetários, que permanecem no Museu dos Campos Gerais e devem voltar a ser expostos ainda neste ano.