Nem todo carnaval tem seu fim: Cuícas e Tamborins na Ponta Grossa dos anos 80

Texto de Rafael Schoenherr

Há exatos 40 anos, o Carnaval era notícia para o mês inteiro nos jornais de Ponta Grossa. O diário A Notícia acompanhou, passo a passo, a festa popular naquele fevereiro de 1981. As escolas de samba, os clubes, o concurso da rainha, os blocos de foliões. Esses e outros acontecimentos – da preparação aos desfile na Avenida Vicente Machado – davam o tom da cobertura na coluna Cuícas e Tamborins, assinada por ‘Ciderley’.

A tomar pela quantidade e diversidade de pessoas e organizações citadas nas reportagens, pode-se ter uma ideia da dimensão e adesão local que a festividade assumia à época. A coluna do dia 1º menciona os clubes Princesa dos Campos, Guaíra, América, Santa Cecília, Democrata, Dante Aleghieri, 13 de maio, Vasco da Gama, Associação Recreativa Homens do Trabalho e Associação Atlética Banco do Brasil. Havia expectativa para a participação dos blocos Chupetão, Os Foliões e Uma Cidade Vermelha.

Entre as escolas de samba, aguardava-se com ansiedade participação no carnaval de 1981 da então tri-campeã União da Mocidade de Olarias. Outras agremiações mencionadas são a Cubanos do Ritmo, Medonhos da Batucada, Globo de Cristal, Beira da Linha, Princesa dos Campos e a Império do Samba.

Naquele ano, o tema escolhido para a festa foi ‘Carnaval da Alegria de A a Z’, numa referência publicitária à administração do prefeito Luiz Carlos Zuk. Uma fonte jornalística recorrente nos relatos da coluna é o então secretário de Economia, Antônio Luiz Mikulis, chefe da pasta responsável pela organização do evento.

Era assim que o tema do Carnaval disputava atenção nas capas do jornal A Notícia naquele início de década em Ponta Grossa, em meio a manchetes que denunciavam trabalho escravo, títulos sobre assassinatos, mortes por afogamento, promessas de instalação de uma usina de gás, o Operário Ferroviário e o mais recente sequestro (“Sequestradas duas meninas na Ronda por três barbudos”).

Após tímidos destaques na capa na primeira metade do mês, a edição de A Notícia de 22 de fevereiro fura o bloqueio ao estampar uma foto vertical em cores, chamativa, de uma das ‘rainhas’ da festa – o que em tudo contrasta com a comportada legenda da imagem. A estratégia se repetiria a seguir, na combinação de texto e fotos típica da coluna Cuícas e Tamborins. A imagem retrata as “garotas que estarão representando PG” no concurso “Bem Bolada”, em Curitiba.

Com a proximidade do desfile de rua e da eleição da rainha, a coluna assume ares mais aguerridos em suas observações. Após lembrar que o topless não será permitido em público e dar dicas de onde curtir o carnaval “adoidado” (ao pé da coluna, anúncio do motel Aquarius e do “Restaurante Dançante ‘Gaiola'”), o texto destaca o clima entre agremiações: “As Escolas de Samba, já começaram a brigar entre si. Ao que tudo indica, foi um mal entendido, que não vai empanar o brilho de nosso carnaval de rua. Tem gente que não gosta de ver o sucesso dos outros e já parte para ‘por lenha na fogueira’.”

Ainda há tempo para uma nota de apelo do colunista, ao final: “Por favor, que não venham novamente com uma rainha Ponta/Lagoa/Verde. Pelo menos reparem na candidata do Guaíra, do Dante, do Olinda e do Santa Cecília. A monotonia enjoa”.

Mas não teve jeito. A capa de A Notícia do dia 28 de fevereiro de 1981 anunciava, em letras garrafais, a vitória da rainha do clube Princesa dos Campos: “O Verde é bi do Carnaval”. As fotos mostravam a festa no Ginásio Borell Du Vernay e a eleita, Márcia Rigoni. Acabava ali o mês, mas a cobertura seguiria pelos próximos dias de março, no clima da folia e da informação diária, ao ritmo do impresso.

Rafael Schoenherr, professor de Jornalismo na UEPG e diretor de acervo do Museu Campos Gerais

Obs: O acervo do jornal A notícia está disponível para pesquisa, mediante agendamento pelo site do MCG, nos Arquivos Históricos Hugo Reis.

Confira algumas reportagens do jornal A Notícia sobre o carnaval ponta-grossense

A Notícia, coluna Cuícas e Tamborins, 1 de fevereiro de 1981

A Notícia, coluna Cuícas e Tamborins destaca o auxílio financeiro fornecido às escolas de samba pela Secretaria da Economia

A Notícia, coluna Cuícas e Tamborins destaca a abertura do carnaval