Ponta Grossa recebe Múltiplo Leminski

O Museu Campos Gerais, em Ponta Grossa, deu início aos preparativos para receber no próximo mês a exposição Múltiplo Leminski, que em sua 11ª edição percorre cidades do interior do estado. A equipe de montagem e curadoria fez visita técnica às instalações do MCG, na última sexta-feira (4), de forma adaptada, conforme protocolos de segurança.

A expectativa da direção do museu da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) é de que em agosto o público possa conferir a mostra em modelo híbrido, de forma presencial controlada e com programação especial pela internet, incluindo passeios virtuais e materiais informativos. “Trata-se de uma conquista para a universidade e para Ponta Grossa, essa grande homenagem à literatura e à cultura tem sido recebida por um público considerável por onde passa. Estamos felizes por sermos prestigiados com mostra tão significativa num período de tamanho desafio para museus e espaços culturais”, afirma Niltonci Chaves, diretor geral do MCG.

A exposição resulta da catalogação completa do legado do poeta curitibano Paulo Leminski, nascido em 24 de agosto de 1944 e que faleceu, aos 44 anos, em 7 de junho de 1989. Leminski também atuou como tradutor, biógrafo, jornalista, publicitário e teve seus versos cantados por nomes como Caetano Veloso, Gilberto Gil, Ney Matogrosso, A Cor do Som e Arnaldo Antunes – no Paraná, foi popularizado por bandas como A Chave, Blindagem e Relespública.

A exposição se divide em diversas linguagens, como painéis, fotos, vitrines, espaços cênicos, vídeos, discos, recortes de jornais e revistas, entrevistas, cartas, documentos pessoais, originais manuscritos e datilografados, poemas em guardanapos, reproduções de grafites, histórias em quadrinhos, porta-retratos digitais e sonorização dos ambientes.

Curadoria
Assinam a curadoria de Múltiplo Leminski a poeta Alice Ruiz, ex esposa do escritor, junto da filha Áurea e da sua irmã Estrela Leminski. Completam a equipe de produção o cenógrafo Miguel Paladino, o músico e coordenador de produção Teo Ruiz e o produtor técnico Fredy Kowertz. O grupo foi recebido na sexta-feira (4) pela equipe do MCG, pelo reitor da UEPG, Miguel Sanches Neto, e pelo diretor de projetos e convênios da Secretaria Municipal de Turismo de Ponta Grossa, Alvicio Vicente da Rocha.

Na ocasião, os profissionais puderam conhecer acervos e estrutura expositiva do museu, além de trabalhar o mapa técnico de montagem. O grupo acompanhou ainda apresentação dos serviços de digitalização de documentos dos Arquivos Históricos Hugo Reis.

Circulação
A exposição Múltiplo Leminski chega a Ponta Grossa por meio de edital aprovado no Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura (Profice), da Superintendência Estadual de Cultura do Paraná, com patrocínio da Copel. A mostra já circulou por Curitiba, Foz do Iguaçu, Goiânia, Recife, Fortaleza, Salvador, São Paulo, Rio de Janeiro, Maringá e Londrina. Agora é a vez do Museu Campos Gerais receber essa verdadeira homenagem à obra do poeta. A seguir, a exibição viaja à cidade de Cascavel.

Outras informações: https://multiploleminski.com.br/