Projeto Fundo Foto Bianchi apresenta resultados em evento do Instituto Moreira Salles

Nesta semana que marca a realização do 18° Encontro Conversando Sobre Extensão (Conex) e 3° Encontro Anual de Extensão Universitária (Eaex) na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), o projeto “Organização, diagnóstico e pesquisa do Fundo Foto Bianchi” ganha, mais uma vez, evidência nacional. A coordenadora da extensão, professora Patricia Camera, participa na segunda-feira (26) como palestrante de evento do Instituto Moreira Salles (IMS), instituição de referência no país na curadoria de acervos fotográficos.

O seminário Aos milhares: desafios da curadoria de grandes arquivos fotográficos’ será inteiramente online em função da pandemia e resulta da parceria entre IMS, Museu Paulista/USP e Unicamp. O encontro reúne pesquisadores de diferentes regiões do Brasil, que atuam em arquivos fotográficos de naturezas diversas e compostos por milhares de itens. Os profissionais apresentam estudos de caso que revelam peculiaridades dos arquivos e estratégias curatoriais desenvolvidas. O objetivo é a troca de informações sobre a apresentação de imagens de arquivos documentais em espaços museológicos.

A professora do Departamento de Artes da UEPG, Patricia Camera, diretora de Ação Educativa do Museu Campos Gerais (MCG), participa da Mesa 1, às 14h, com a apresentação ‘Curadoria do Fundo Foto Bianchi: organização, conservação e tratamento documental de negativos de gelatina e prata sobre suporte de vidro’. O Fundo, localizado na Casa da Memória Paraná, em Ponta Grossa, “destaca-se por trabalhar a curadoria com base nas relações solidárias entre a comunidade, a prefeitura e a universidade”, destaca Camera na síntese da fala.

Entre os objetos do Fundo estão centenas de cadernos, milhares de caixas originais dos negativos e aproximadamente 45 mil placas secas, resultantes de serviços fotográficos desenvolvidos em Ponta Grossa e região, além de outros assuntos. “Assim, a proposta da comunicação é compartilhar parte da história e da produção do Foto Bianchi realizada por três gerações de fotógrafos que atuaram entre a primeira década do século XX e os anos 2000, com ênfase nas ações curatoriais sobre o acervo”, antecipa a professora.

Um olhar especial sobre a fotografia

O projeto de extensão está em sua sétima edição e hoje agrega estudantes de ensino médio (Pibic Jr.), graduação, pós-graduação e docentes de ao menos três áreas do conhecimento, operando na articulação com a pesquisa e com o ensino. Um dos espaços que permitem desde 2019 a ampliação de ações do Fundo Foto Bianchi é o Museu Campos Gerais. Em parceria com a Casa da Memória, o setor de digitalização do museu realizou no início de 2020 a transposição dos cadernos de controle comercial do Foto Bianchi para o repositório online e gratuito Memórias Digitais – o que divulga ainda mais os documentos e permite maior acesso de pesquisadores.

As técnicas desenvolvidas na organização do Fundo Foto Bianchi passam agora a ser utilizadas em outros acervos históricos do MCG, como o Foto Elite, adquirido pela UEPG no ano passado e que já rendeu uma primeira exposição, em setembro, graças ao conhecimento e à familiaridade de estudantes extensionistas com esse tipo de arquivo”, explica Patricia Camera. “Os conhecimentos da extensão universitária sobre aquele material e contexto passam a ser replicados e adaptados em espaços diversos com demandas afins”, completa. Outro acervo do MCG que evidencia esse foco de trabalho é o do Foto Cine Clube Vila Velha, criado dentro do então Centro de Criatividades da UEPG, e que também rendeu já uma primeira exposição. Uma novidade neste ano a reforçar esse olhar especial sobre a fotografia e que vai demandar ação de extensionistas e pesquisadores é a vinda do acervo do Foto Tanko, de Santo Antonio da Platina, para o museu – o processo está em fase final de inventário para o efetivo repasse do material histórico à universidade.

Reconhecimento

Em 2019, a Casa da Memória recebeu a visita de diretores da Revista do Patrimônio, principal publicação do setor, editada pela Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). O objetivo da diligência era o reconhecimento dos principais acervos fotográficos do sul do país. Também no ano passado, Camara ganhou o prêmio João Pilarski de Artes Visuais, da Fundação Municipal de Cultura de Ponta Grossa, pelos trabalhos desenvolvidos sobre o conjunto documental e iconográfico Foto Bianchi.

Programação

Confira a programação do Seminário ‘Aos milhares: desafios da curadoria de grandes arquivos fotográficos’: https://ims.com.br/eventos/seminario-aos-milhares-desafios-da-curadoria-de-grandes-acervos-fotograficos-2020/

Vídeos

Conheça um pouco mais sobre os trabalhos do Fundo Foto Bianchi e da Casa da Memória Paraná, em Ponta Grossa: https://www.youtube.com/channel/UCxAOPkweEv82aqe_4k0JPCA

Créditos:

Imagem destaque da publicação de Cristiane Dalzoto Bueno, que recebeu menção honrosa no concurso de fotos do CONEX. Demais imagens Profº Rafael Schoenherr e do arquivo Lente Quente/Jornalismo UEPG.      Texto do Profº Rafael Schoenherr

Comentários: 2

1. Proex disse:

[…] O MUSEU […]

Os comentários estão fechados.