Semana Nacional de Museus: a trajetória do Museu Campos Gerais

A 18ª Semana Nacional de Museus celebra nesta quarta-feira (20) a diversidade. Com esse motivo é que o Museu Campos Gerais (MCG) divulga vídeo inédito de apresentação da história da instituição. O diretor Niltonci Chaves, professor do Departamento de História da UEPG, aborda no audiovisual de 8 minutos a pluralidade constitutiva do museu e presente nessa trajetória.

A explanação percorre desde a criação do Centro Cultural Euclides da Cunha, na década de 1940, a constituição das primeiras coleções, até a conquista de uma sede própria, em 1983, chegando ao perfil de atuação do MCG nos últimos anos. O vídeo educativo fica disponível no site do museu e também no canal do MCG no YouTube.

De acordo com Chaves, a proposta do museu é fornecer materiais informativos que possam ser utilizados em espaços educativos e que ajudem a divulgar o museu a eventuais visitantes. “Esse vídeo não tem o formato institucional nem de aula, é justamente uma conversa mais informal que pode tranquilamente transitar por redes sociais e aproximar o público da trajetória do museu, da universidade e da própria cidade”, explica.

O Museu Campos Gerais segue com as portas fechadas enquanto durar a pandemia do novo coronavírus e por isso adaptou a programação prevista para a Semana de Museus, que vai de 18 a 24 de maio. A temporada deste ano tematiza ‘Museus para a Igualdade: diversidade e inclusão’ e é coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram).

Confira o vídeo e inscreva-se em nosso Canal no YouTube.