Seti propõe exposição itinerante pelo estado na retomada

A coordenação de museus da Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) inicia diálogo com Instituições Estaduais de Ensino Superior do Estado (IEES) para planejar a retomada do setor, assim que a vacinação em larga escala contra a Covid-19 permitir. A proposta – apresentada na última terça-feira (16) em reunião com direções de museus da UEPG, da UEL e da UENP – compreende exposição itinerante pelo estado.

Participaram da reunião remota, coordenada por Renê Wagner Ramos (Seti), o diretor do Museu Campos Gerais, Niltonci Chaves, a diretora do Museu Histórico de Londrina, Edméia Ribeiro, e o diretor de Cultura da UENP, James Rios Oliveira Santos.

A reunião de trabalho faz parte da abertura de convites e conversa para elaboração conjunta da mostra de caráter estadual que deve focar na temática do futebol. “O objetivo da exposição seria celebrar a vida no fim desta pandemia, como forma de valorizar os nossos museus a partir da representação do futebol na sociedade paranaense”, justifica Ramos. A ideia seria iniciar a mostra por Curitiba e depois percorrer os campi universitários pelo estado.

O coordenador de museus da Seti lembra que todas as cidades que sediam universidades estaduais estão vinculadas também à história do futebol paranaense. Renê Wagner Ramos enumera: “Por isso é importante a participação do Museus Campos Gerais, em Ponta Grossa, terra do Operário. Também do Museu Histórico de Londrina, terra do Londrina. Temos ainda o Leão da Estradinha, o Rio Branco de Paranaguá, onde encontramos a Unespar, além dos clubes de Maringá, terra da UEM, e o Cascavel, cidade da Unioeste. Ainda, o querido Batel de Guarapuava, terra da Unicentro, do Matsubara e o União Bandeirante, região da UENP”.

A esse elenco, seria possível somar a trajetória de clubes amadores de forte identificação popular, lembra o diretor do MCG, Niltonci Chaves. “Podemos pensar no futebol amador, nos times de categorias de trabalhadores ou clubes étnicos. A Taça Paraná nas décadas de 1970 e 1980 era tão importante quanto o campeonato paranaense profissional”, completa.

Fortalecimento dos museus

Outro assunto abordado na reunião foi a implantação do Museu de Arte Popular em Jacarezinho, nas atingas instalações do Tecpar, processo sob responsabilidade do diretor de Cultura da UENP, James Rios Oliveira Santos. “A Seti agradece imensamente o apoio que foi ofertado a UENP neste momento tão importante do novo museu”, pontua Ramos.

Outro objetivo do encontro foi a atualização sobre o sistema de residência técnica como forma de amparo aos quadros de servidores dos museus. A expectativa do programa é garantir ao menos um residente por museu universitário do Estado do Paraná.

legenda: imagem no corpo do texto, Álbum de fotos de times de futebol em Ponta Grossa (Acervo Foto Elite/MCG).