TOUR VIRTUAL PELOS MUSEUS

Como todos sabem, por conta da pandemia provocada pelo COVID-19, infelizmente o Museu Campos Gerais está fechado e ainda não temos previsão de retorno. Que tal aproveitar esse tempo para conhecer alguns museus espalhados pelo mundo e que podem ser visitados virtualmente? Vamos lá:

Teatro-Museu Dali, Figueres, Espanha

Localizado em Figueres, na Espanha, o TMD é considerado o maior objeto surrealista do mundo. A construção do século XIX, originalmente abrigava o Teatro Municipal da cidade catalã onde nasceu Salvador Dali e foi destruída ao final da Guerra Civil Espanhola. A partir de suas ruínas, Dali criou esse que é um dos museus mais visitados do mundo.

Visite o site

Museu Britânico, Londres, Inglaterra

Um dos museus mais icônicos do mundo e que recebe milhares de turistas todo ano. Nesta visita você encontra centenas de artefatos de antigas civilizações da Ásia, África, Américas, Europa e Oceania. Dá para descobrir um pouco mais sobre as múmias egípcias, ou ainda, conhecer o pano de algodão da bogolanfini, que é uma técnica da África Ocidental conhecida como tira estreita. Outra curiosidade são as imagens esculpidas de magalan, pintadas de maneira detalhista que representam o espírito dos clãs dos povos antigos da Nova Irlanda. No tour, também é possível ver os relógios musicais, itens raros da época do reinado da monarca Elizabeth I (1558 a 1603), da Inglaterra. Ao entrar no site, o usuário pode escolher quais as obras deseja ver, guiando através do mouse do computador ou na tela do celular, e ainda encontra uma explicação sobre cada um dos artefatos.

Visite o site

Parque Histórico de Carambeí, Carambeí, Brasil

Considerado um dos maiores museus a céu aberto do Brasil, com seus mais de 100 mil m², o Parque Histórico de Carambeí se destaca por ser um projeto de caráter sociocultural com o compromisso de preservar a memória dos imigrantes que se estabeleceram na cidade de Carambeí e difundir a cultura por meio de seu Patrimônio Material e Imaterial. Um complexo museal com alas integradas que remete as estruturas de ecomuseus dos países escandinavos, tem por objetivo resgatar memórias e provocar uma imersão cultural e experiência sensorial em seus visitantes, por meio de espaços que reproduzem a dinâmica do estilo de vida do colono no início do século XX, um Parque ecológico, inspirado no estilo do holandês Zaanse Schans, amplos jardins, Casa de Memória, anfiteatro e um Koffiehuis – confeitaria e restaurante, que oferece um cardápio com culinária típica e tradicional.

Visite o site

Museu Guggenheim, Nova York, Estados Unidos

O museu abriga obras artísticas de diversas épocas, como pinturas e esculturas, incluindo The New Black Yoga (O Novo Yoga Negro), de  Rashid Johnson, e Blazing Saddles (Selas Ardentes), de Rachel Harisson, ou ainda, a Astroturf Constellation (Constelação de Astroturf), de Gabriel Orozco Na galeria de fotos, é possível conferir o acervo por meio da  tecnologia 360º, que permite ter uma visão ampla do espaço, como se estivesse lá dentro.

Visite o site

Galeria Nacional de Arte, Washington, D.C., Estados Unidos

O famoso museu norte-americano possui duas exibições online, uma delas é a exposição de moda americana de 1740 a 1895, chamada Index of American Design, que contém mais 18 mil representações em aquarela de objetos arte  decorativa americana, que vão desde o período colonial até o século XIX. A exposição retrata o interesse pela cultura material americana. A maioria dos trajes apresentados são roupas finas e com traços delicados, pressupondo que foram passadas de uma geração para outra. A segunda exposição apresenta a coleção de obras do pintor barroco holandês Johannes Vermmer. Quadros famosos como Woman Holding a Balance (Mulher segurando um equilíbrio) podem ser vistos no acervo digital.

Visite o site

Museu Orsay, Paris, França

O requinte artístico dos pintores  que viveram entre 1848 e 1914 poderá ser apreciado de forma virtual, através da galeria que contém obras raras de Monet e Cézanne. Um dos destaques são as pinturas do período impressionista, que inclui artistas como Vicent Van Gogh, Eugène Boudin e Pierre Auguste Renoir.

Visite o site

Museu Nacional de Arte Moderna e Contemporânea, Seul, Coréia do Sul

Um dos museus mais famosos da Coréia visto da tela do computador. A visita online leva o usuário por seis andares de arte contemporânea da Coréia e do mundo.  Durante o tour, dá para conhecer fotografias em preto e branco de fotógrafos coreanos, pinturas que fazem alusão ao corpo feminino, figuras abstratas, além de diversas instalações. Também é possível ver um salão de exposição com um móbile pendurado no teto e a ala de exposições do museu, com diversos quadros de diferentes texturas.

Visite o site

Museu Pergamon, Berlim, Alemanha

A visita a um dos museus mais conceituados do mundo apresenta artefatos antigos como esculturas antigas, com representações da cultura greco-romana. São obras inéditas e raras, como representação de deuses e do corpo humano.

Visite o site

Museu Van Gogh, Amsterdã, Holanda

Esta é a maior coleção de obras de arte do pintor holandês Van Gogh. São mais de 200 pinturas, 500 desenhos e 700 cartas pessoais. Um dos maiores gênios da arte de todos os tempos ganhou um museu em sua homenagem. Mais do que merecido! No tour é possível encontrar obras do período do impressionismo, além de retratos do rosto dele.

Visite o site 

Museu Paranaense, Curitiba, Brasil

Inaugurado em 1876, o Museu Paranaense, conta com um acervo variado a respeito da história do Paraná e exerceu importante papel como centro de instrução e pesquisa no Paraná do final do século XIX. Atualmente o MP realiza estudos nas áreas de arqueologia, antropologia e história. Conta com laboratórios, biblioteca, auditório, salas de exposição permanentes e temporárias.

Visite o site

Visite o site

Museu J. Paul Getty, Los Angeles, Estados Unidos

São representações de obras européias do século VII. Os destaques da exposição virtual são as pinturas renascentistas que contam com figuras humanas realistas. Há, ainda, fotografias de paisagens da época e retratos de pessoas famosas, como do ex-presidente norte-americano Abraham Lincoln, por Alexander Gardner.

Visite o site

Galeria Uffizi, Florença, Itália

Essa galeria abriga uma coleção de arte inspirada em uma família de banqueiros e comerciantes da Itália – os Medicis, que ficaram conhecidos durante o período do Renascimento. Os Medicis eram conhecidos pela riqueza exorbitante que tinham para consagrar o poder político na época, mas também gastavam dinheiro com arte e arquitetura.

Visite o site

Museu de Arte de São Paulo, São Paulo, Brasil

O Museu de Arte de São Paulo é um dos mais famosos do mundo e também entrou na lista. Se você já foi lá pessoalmente sabe que é possível encontrar obras de Tarsila do Amaral, Delacroix e Cézanne, por exemplo. Mas não é só isso. O tour virtual mostra artefatos históricos, dentre outras obras famosas.

Visite o site

Museu Nacional de Antropologia, Cidade do México, México

Este museu é dedicado especialmente à arqueologia e história pré-hispânica do México, ou seja, antes da chegada dos espanhóis. Existem 23 salas de exposições que representam aspectos detalhados da civilização maia, que faz parte dos chamados povos pré-colombianos. Essa cultura é marcada pelos rituais religiosos, costumes, etc.

Visite o site

Museu Oscar Niemeyer, Curitiba, Brasil

Contando com um acervo aproximado de 7 mil obras nas áreas de artes visuais, arquitetura e designe, o Museu Oscar Niemeyer é o maior museu de arte da América Latina. Inaugurado em 2002, o projeto teve como autor o renomado arquiteto e urbanista brasileiro que empresta seu nome ao Museu e já realizou cerca de 350 mostras nacionais e internacionais desde a sua abertura.

Visite o site

Museu Regional de São João del-Rei, São João del-Rei, Brasil

O Museu Regional de São João del-Rei / IBRAM, em Minas Gerais, é um reflexo do cotidiano mineiro dos séculos XVIII e XIX, com peças que retratam os costumes, comportamentos, profissões e crenças dos brasileiros que viveram nos períodos colonial e imperial. Através de móveis, utensílios domésticos, meios de transporte, imagens sacras e telas, o acervo do Museu Regional expõe um pouco da vida íntima e social que compõe nossa história e ainda hoje influencia o presente. Além da exposição permanente, o Museu Regional recebe e realiza exposições de curta duração, abrindo espaço para artistas locais e de diversas outras regiões do país e do mundo. O Casarão do Comendador, sede do museu, recebe ainda eventos variados, como apresentações musicais, projeções de filmes, palestras e recitais. Também aberta a visitantes e pesquisadores, a biblioteca do Museu é especializada em arte, história e museologia, e conta com mais de 1200 volumes, entre livros, revistas, jornais e catálogos, de cunho local, regional e nacional.

Visite o site

Museu Monográfico de Conimbriga, Coimbra, Portugal

Um dos mais importantes museus arqueológicos de Portugal preserva relíquias da antiga cidade romana de Conimbriga, na freguesia de Condeixa-a-Velha. Fundado em 1962, o Museu administra as ruínas da cidade que foi habitada entre os séculos IX a.C. e VIII d.C.. O sítio arqueológico é Monumento Nacional desde 1910 e contém um acervo variado que se divide em 31 núcleos temáticos como estatuária, decoração, objetos de uso pessoal e/ou cotidiano, etc.