Trajetórias fotográficas (a descobrir) nos 90 anos de Germano Koch

Texto: Rafael Schoenherr

O fotógrafo Germano Koch completaria 90 anos neste sábado, 6 de março. Nascido em 1931, a recuperação de sua trajetória ainda está por render novos capítulos para a história da fotografia em Ponta Grossa.

De acordo com SOUZA et. al. (2012, p. 3), Germano Koch iniciou na fotografia em janeiro de 1945, como aprendiz no Foto Weiss. Ficou até 1950, quando serviu ao Exército, retornando em 1951. Passa a trabalhar para o irmão, que acabara de criar a empresa FotoArt – que a seguir seria arrendada por Germano e João Günter. Em 1954, os dois criam o Foto Elite, na rua Bonifácio Vilela, 212. Em 1977, a casa de foto é repassada ao amigo Domingos Silva Souza.

Na página 129 do álbum de 1963 sobre a cidade de Ponta Grossa, consta uma foto da fachada do Foto Elite. A legenda informa: “Um detalhe da exposição de materiais fotográficos”. Nas páginas seguintes, aparecem imagens das lojas Foto Weiss e Foto Glamour.

Na página 161, o nome de Germano Koch e do Foto Elite é mencionado como parte do grupo de trabalho e de autoria do álbum oficial de história do município, com direito a um retrato do jovem por volta de seus 30 anos.

Na ficha de associado do Foto Cine Clube Vila Velha, material parte de acervo no MCG e que data da segunda metade dos anos de 1970 (informação ainda sob pesquisa), Germano preenche como local de trabalho a Universidade Estadual de Ponta Grossa. Profissão: fotógrafo.

No mesmo documento, o profissional e fotoclubista assinala que portava uma câmera fotográfica Asahi Pentax Spotmatic SPII (modelo da fabricante japonesa popularizado na década de 1960) e uma filmadora Super 8 Canon 514, lançada na década de 1970. À época, morava à rua Custódio de Mello, no centro.

Germano Koch foi o primeiro fotógrafo contratado pela UEPG para documentação institucional, no início dos anos de 1970. Os registros imagéticos em negativos agora fazem parte do arquivo fotográfico do Centro de Recursos Audiovisuais, no Museu Campos Gerais. Uma parte dessas fotos poderá ser vista em breve pela primeira vez pelo grande público, em livro fotográfico sobre os primeiros 25 anos da universidade, a ser lançado nos próximos meses em alusão aos 50 anos da UEPG.

O fotógrafo faleceu em 13 de dezembro de 2020.

Ficha de inscrição  Foto-Cine Clube Vila Velha em nome de Germano Koch

Fontes

“Álbum Ponta Grossa-1963,” Memória Digital, Culturas Regionais, acesso em 6 de março de 2021, [http://memoriasdigitais.museu.uepg.br/items/show/1494](http://memoriasdigitais.museu.uepg.br/items/show/1494).

“Fichas de inscrição de associados do Foto Cine Clube Vila Velha,” Memória Digital, Culturas Regionais, acesso em 6 de março de 2021, [http://memoriasdigitais.museu.uepg.br/items/show/2036](http://memoriasdigitais.museu.uepg.br/items/show/2036).

LECHINOVSKI, Marianne; SCHOENHERR, Rafael. Organização inicial do acervo documental e iconográfico do Foto Cine Clube Vila Velha no Museu Campos Gerais. Anais do VI Encontro Anual de Iniciação científica júnior. Ponta Grossa: UEPG, 2020.

SOUZA, Carlos Alberto de; LARA, Matheus Henrique de; JASPER, Aline; KALIBERDA, Andressa. Projeto de extensão evidencia personagens que marcaram a história da fotografia em Ponta Grossa. Anais do 10º Conex. Ponta Grossa, UEPG, 2012.

 

 

 

 

 

Skip to content