UEPG abre inscrições para a 14ª Primavera dos Museus

Evento do Museu Campos Gerais ocorre de forma online, com debates sobre estratégias de associação, pesquisa e digitalização

O Museu Campos Gerais (MCG), da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), abre inscrições de participantes para a 14ª Primavera dos Museus, sob o tema ‘Mundo Digital: Museus em Transformação’. O evento ocorre de forma remota, por conferência online, de 21 a 24 de setembro. A programação inclui debates, painéis e palestras sobre acervos, digitalização, parcerias, estratégias de pesquisa e divulgação.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo formulário online neste link: https://forms.gle/9chd3Tt61dqzkc2Q7 ou na página do museu (www.uepg.br/museu); O evento é aberto a estudantes universitários, docentes, pesquisadores, profissionais de museus e espaços de memória, bem como demais pessoas interessadas no tema. A participação efetiva confere direito a certificado aos inscritos. O prazo para inscrições vai até 20 de setembro.

Associação dos Museus dos Campos Gerais

A abertura do evento, no dia 21, às 19h, marca a posse da primeira diretoria da Associação dos Museus dos Campos Gerais, composta por Niltonci Batista Chaves (MCG),  Waldir Joanassi Filho (diretor de Cultura da Associação dos Municípios dos Campos Gerais) e Samara Lima (Centro Cultural Castrolanda). Diversos museus e espaços de memória da região se organizaram desde o mês de abril para a troca de experiências e a cooperação entre instituições, com o objetivo de fortalecer o setor. A conferência de abertura apresenta a finalidade da Associação, suas possíveis linhas de atuação e informa sobre o seu estatuto. A duração prevista é de duas horas.

Acervos e museus em transformação

A programação do dia 22, às 14h, reserva espaço para apresentação de duas experiências sobre acervos históricos de interesse do MCG. A historiadora  Zuleide Matulle (Unespar) destaca o acervo do jornal O Comércio, de União da Vitória, em fase de tratativas para digitalização na UEPG.

Outro material de valor histórico regional e estadual é o acervo do Foto Tanko, de Santo Antonio da Platina – em fase de cessão ao MCG. A pesquisadora Ruhama Sabião (Programa de Pós-Graduação em História/UEPG) discute olhares e subjetividades da fotografia com base nessa documentação. A duração estimada do evento é de três horas.

No dia 23, às 14h, o MCG recebe para conferência online Renê Wagner Ramos, com palestra intitulada “Museus paranaenses em transformação”. Com larga experiência na gestão de museus, Ramos é doutor em História e atua junto à Superintendência de Tecnologia e Ensino Superior do Estado do Paraná (Seti/PR). Integrou a Coordenação do Sistema Estadual de Museus (Cosem) e o Conselho Estadual de Cultura (Consec/PR), tendo participado do processo de reabertura do MCG em 2019 e da filiação da UEPG ao Sistema Estadual de Museus. A duração prevista do evento é de duas horas, com espaço para debate.

Os 70 anos da FAFI

O painel de encerramento ocorre no dia 24, às 14h. As professoras Carmencita de Holleben Mello Ditzel e Rosangela Zulian (Dehis/UEPG) apresentam o contexto de origem da Faculdade Estadual de Filosocia, Ciências e Letras (FAFI), em Ponta Grossa, há 70 anos. A fala marca o lançamento do projeto “História, Trajetórias, Memórias”, esforço do MCG em parceria com diversos pesquisadores voltado à pesquisa e divulgação de fatos, personagens e iniciativas que marcaram a produção intelectual, científica, social e política do município e dos Campos Gerais. A duração estimada é de duas horas.

A 14ª Primavera dos Museus é uma promoção do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), do Sistema Brasileiro de Museus e do Ministério do Turismo. O evento de catálogo da área se traduz em uma temporada de atividades culturais no país. Na UEPG, o evento do MCG ocorre com apoio da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Culturais (Proex).

Comentários: 1

Os comentários estão fechados.