Neste 7 de abril, Dia do Jornalista, o Museu Campos Gerais propõe visita a uma fase recente do jornalismo em Ponta Grossa. A exposição digital a seguir traz informações sobre período de retorno do centenário jornal Diário dos Campos, em 1999, após hiato na circulação por quase dez anos.
Trata-se de um marco da profissionalização do jornalismo local, expresso, por exemplo, na aposta em profissionais formados e no trabalho de fotógrafos junto a uma equipe de repórteres e editores. As imagens e as informações apresentadas resultam dos resultados parciais da investigação de iniciação científica júnior (Pibic Jr/CNPq) de Maria Isabely Souza, estudante do Centro Estadual de Educação Profissional de Ponta Grossa.
A pesquisadora fez levantamento de forma remota no acervo de fotos impressas em papel fotográfico do jornal Diário dos Campos, pertencente aos Arquivos Históricos Hugo Reis, no Museu Campos Gerais. O conjunto reúne em torno de 24 mil fotografias pré-catalogadas em temas que marcaram a cobertura fotojornalística do periódico entre 1999 e 2005.
A categoria temática do acervo selecionada para esta mostra digital é a cobertura fotográfica sobre reforma no prédio da Estação Saudade, iniciada em 1999 e que se estende aos anos seguintes. O processo de pesquisa envolveu análise do conjunto de registros fotográficos, identificação dos jornalistas e dos fotógrafos, seleção das imagens mais representativas, consulta a imagens dos jornais da época e a fontes documentais, digitalização das fotos e montagem da apresentação.
Outras informações sobre o acervo:
https://www2.uepg.br/museu/o-fotojornalismo-de-ponta-grossa-em-24-mil-imagens/
Comentários: 1
[…] Para visitar a exposição do Museu Campos Gerais clique aqui. […]
Os comentários estão fechados.