nep@uepg.br

Metodologia

METODOLOGIA

O Núcleo de Educação para a Paz  (NEP/UEPG) orienta suas ações da seguinte forma: palestras, cursos, grupo de estudos, oficinas pedagógicas a partir de demandas apresentadas por diferentes instituições. Seu foco concentra-se em processos educativos referentes à qualificação de convivências, prevenção das violências e na promoção da Cultura de Paz.

Considera-se o espaço escolar como privilegiado para este trabalho. Ao mesmo tempo também são encaminhadas propostas e ações na educação não-forma e informal, além de Centros de Referência em Assistência Social, ONGs, Institutos e demais instituições que atuem na promoção da Cultura de Paz, utilizando como elementos os processos de valores humanos, direitos humanos, mediação de conflitos, práticas restaurativas, educação ambiental/ecoformação/sustentabilidade.

No âmbito das redes municipais de ensino atua na discussão e planejamento referentes à Educação para a Paz, sintonizado às questões da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e  da Base Nacional Comum Curricular. Além disso, o NEP/UEPG atua em espaços destinados a refletir e discutir práticas comunitárias, políticas públicas e políticas educacionais com o foco na Cultura de Paz.

Alguns exemplos das ações extensionistas: oficinas e cursos de curta duração, formação continuada de profissionais, palestras para diversos públicos, assessoria pedagógica entre outras. É importante ressaltar que o NEP/UEPG atua em conjunto com parceiros que efetivamente pretendam construir propostas contínuas de atuação nas questões da Cultura de Paz (Educação para a Paz, Educação em Direitos Humanos, Pedagogia da Conflitologia, Ecoformação etc). Procura-se evitar atividades isoladas que não estejam relacionadas à organização de ações que tenham continuidade, tanto em escolas, redes de ensino e nas políticas públicas em geral.

Fale conosco: nep@uepg.br