nep@uepg.br

Publicações

Livro, Capítulos de Material Didático

Os participantes – permanentes e temporários – do Núcleo Educação para a Paz (NEP/UEPG) contribuem para a ciência a partir de suas pesquisas e reflexões através de livros, capítulos de livros, artigos e demais produções. Aqui mostramos uma parte desta construção.

 

Livros publicados:

SALLES FILHO, N.A; SALLES, V.O. (orgs.) Cultura de Paz, Direitos Humanos e Sustentabilidade: olhares interdisciplinares. Ponta Grossa, PR: Texto e Contexto, 2018. Baixe o E-book – clique aqui.

SALLES FILHO, N. A. Cultura de Paz e Educação para a Paz: olhares a partir da complexidade. 1. ed. Campinas – SP: Ed. Papirus, 2019. Conheça o livro – clique aqui.

MIRANDA, B. W. Violência contra a mulher: parâmetros para a ação no judiciário. 1. ed. Curitiba: Nova Práxis Editorial, 2020.  Conheça o livro – clique aqui.

 

Capítulo de livro e Artigos:

SALLES FILHO, N. A.; SALLES, V. O. SALLES, Educação para a Paz: integrando a extensão e a pesquisa no ensino superior. REVISTA UFG (ONLINE), v. 19, p. 1-17, 2019.

SALLES FILHO, N. A. Cultura de Paz: elementos teóricos como subsídio para a discussão no contexto da educação brasileira. In: SALLES, V.O.; FRASSON, A.C; LEITE, D. G.. (Org.). Formação de Professores: Perspectivas Teóricas e Práticas na Ação Docente. 1ed.Ponta Grossa: Atena Editora, 2019, v., p. 108-119.

SALLES FILHO, N. A. A espiritualidade como componente pedagógico da Educação para a Paz: reflexões e possibilidades. Revista Luminar – Revista de Ciências e Humanidades da Universidade Regional do Cariri – URCA/Ceará, v. 1, p. 83-95, 2018.

SALLES FILHO, N. A.; SALLES, V. O.; SANTOS, T. C. Didática da Educação para a Paz: uma perspectiva de pedagogias integradas. TECNÉ, EPISTEME Y DIDAXIS: TED (REVISTA DE LA FACULTAD DE CIENCIA Y TECNOLOGÍA) , v. 1, p. 1-7, 2018.

GOSS, C. C.; SILVEIRA, L.A.; SALLES FILHO, N.A. Conceituando Direitos Humanos, cultura de paz e sustentabilidade: caminhos para refletir sobre a Agenda 2030 da ONU. In: SALLES FILHO, N.A; SALLES, V.O. (orgs.) Cultura de Paz, Direitos Humanos e Sustentabilidade: olhares interdisciplinares. Ponta Grossa, PR: Texto e Contexto, 2018.

SALLES, V. O.; SALLES FILHO, N. A.; FRASSON, A. C. ; HAUSER, M. W. Educação para a Paz e desenvolvimento sustentável: caminhos para cidadania global. TECNÉ, EPISTEME Y DIDAXIS: TED (REVISTA DE LA FACULTAD DE CIENCIA Y TECNOLOGÍA), v. 1, p. 1, 2018.

SALLES FILHO, N. A.; SALLES, V. O. SALLES . Cultura de Paz como componente da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: dilemas e possibilidades. Revista Publicatio, UEPG: Ciências Sociais Aplicadas , v. 26, p. 189-201, 2018.

SALLES FILHO, N. A. ; SZEZERBICKI, A. Desenvolvimento sustentável e subdesenvolvimento econômico: redimensionando a discussão. In: SALLES, N.A; SALLES, V.O.. (Org.). Cultura de Paz, Direitos Humanos e Sustentabilidade: olhares interdisciplinares. 1ed.Ponta Grossa: Texto e Contexto Editora, 2018, v. 1, p. 95-109.

SALLES FILHO, N. A. ; SANTOS, T. C. ; PLUSKOTA, J. W. Mídias, bolhas sociais e Educação em Direitos Humanos: uma saída para a fuga dos algoritmos e a polarização das informações. In: SALLES, N.A; SALLES, V.O.. (Org.). Cultura de Paz, Direitos Humanos e Sustentabilidade: olhares interdisciplinares. 1ed.Ponta Grossa: Texto e Contexto Editora, 2018, v. 1, p. 143-158.

SALLES FILHO, N. A. ; BAHNIUK, D. C. A perspectiva do “trabalho decente” como dimensão dos direitos humanos: olhares críticos. In: SALLES, N.A; SALLES, V.O. (Org.).Cultura de Paz, Direitos Humanos e Sustentabilidade: olhares interdisciplinares. 1ed.Ponta Grossa: Texto e Contexto Editora, 2018, v. 1, p. 159-169.

SALLES FILHO, N. A. ; BAHNIUK, D. C. ; SANTOS, T. C. Análise da lógica do pensamento de Thomas Kuhn e Karl Popper face à Sociologia. Arqueologia das Ciências Humanas e Sociais Aplicadas – 5. 1ed.Ponta Grossa: Atena Editora, 2019, v. 5, p. 270-279.

SALLES FILHO, N. A. . Edgar Morin e o Pensamento Complexo: perspectivas nas Ciências Sociais. In: LOMBARDI, A.P. (Org.). Arqueologia das ciências humanas e sociais aplicadas – 3. 1ed.Ponta Grossa: Atena Editora, 2019, v. , p. 168-180.

SALLES FILHO, N. A. ; SALLES, V. O. SALLES, Virgínia Ostroski . Diálogo assíncronos na formação de professores: reflexões sobre a qualidade da interação em ambientes virtuais de aprendizagem. In: FRASSON, A.C; GLAP, L.; OLIVEIRA, A.C.. (Org.). Formação docente: princípios de fundamentos. 1ed.Ponta Grossa: Atena Editora, 2018, p. 59-73.

SALLES FILHO, N. A. ; SALLES, V. O. SALLES, Virgínia Ostroski . Educação em Direitos Humanos: reflexões, cenários e caminhos a partir da complexidade humana e social. In: MARGRAF, A.F.; COSTA, C.S.; MARGRAF, P.O.. (Org.). Direitos Fundamentais: uma abordagem interdisciplinar. 1ed.Florianópolis: EMais, 2018, v. 1, p. 57-74.

PILATTI, L. A. ; SALLES FILHO, N. A. Ciência,Tecnologia, Sociedade e Educação para o Desenvolvimento Sustentável: relações potenciais com a construção de uma cultura de paz. In: Kelma Socorro Lopes de Matos. (Org.). Cultura de Paz, Educação e Espiritualidade IV. 1ed.Fortaleza: EDUECE, 2017, v. 1, p. 232-251.

SALLES FILHO, N. A. ; SALLES, V. O. ; LEMES, E. C. Cultura de Paz nas escolas: por uma educação para a paz com fundamentos pedagógicos. Revista de Pastoral da ANEC , v. 1, p. 92-106, 2017.

SALLES, V.O; SALLES FILHO, N.A Cultura de Paz, identidade terrena e educação para a compreensão: interfaces à luz da teoria da complexidade. In: MATOS, K. S. L. Cultura de Paz, Educação e Espiritualidade III. Fortaleza: EDUECE, 2016.

SALLES FILHO, N. A. Educação para paz: um caminhar no pensamento complexo através de cinco pedagogias integradas e complementares. In: Revista Poliphonya da Universidade Federal de Goiás, v. 27, p. 137-153, 2016.

ALBUQUERQUE, C. P. M.; RIFFERT, G. A.; SALLES FILHO, N.A. Cultura de Paz e Educação para a Paz: a transformação na ação de um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do Estado do Paraná. In: MATOS, K. S. L. Cultura de Paz, Educação e Espiritualidade III. Fortaleza: EDUECE, 2016.

SALLES FILHO, N. A. Educação para a cidadania global: a integração entre cultura de paz e desenvolvimento sustentável na perspectiva da ONU e da UNESCO. In: MATOS, K. S. L. Cultura de Paz Educação e Espiritualidade II. Fortaleza: EDUECE, 2015.

MATOS, E. A.; SALLES, V. O. Ecoformação e Educação para a Paz: aproximações teóricas à luz do pensamento complexo. . In: MATOS, K. S. L. Cultura de Paz Educação e Espiritualidade II. Fortaleza: EDUECE, 2015.

SALLES FILHO, N. A. A pedagogia da convivência no contexto da reflexão sobre a educação para a paz: a perspectiva de Xesús Jares. In: Kelma Socorro Lopes de Matos. (Org.). Cultura de Paz, Educação e Espiritualidade. 1ed.Fortaleza: Edições UFC, 2015, v. 1, p. 356-373.

SALLES, V. O.  Práticas Pedagógicas Vivenciais na Educação para a Paz: Argumentos Necessários. In: Kelma Socorro Lopes de Matos. (Org.). Cultura de Paz, Educação e Espiritualidade. 1ed.Ceará: Editora Universidade Federal do Ceará – UFC, 2015, v. 1, p. 23-515.

SALLES FILHO, N. A. ; SCREMIN, R. T. Educação para a Paz: aspectos conceituais necessários ao processo de reflexão na educação física escolar.. In: Silvia Christina Madrid Finck. (Org.). Educação Física Escolar: saberes, práticas pedagógicas e formação.. 1ed.Curitiba: Editora Intersaberes, 2014, v. 1, p. 173-197.

SALLES FILHO, N. A. Paz positiva, paz negativa e o conflito como elementos centrais na construção da educação para a paz. In: Kelma Socorro Alves Lopes de Matos. (Org.). Cultura de Paz, Ética e Espiritualidade IV. 1ed.Fortaleza: Editora da Unversidade Federal do Ceará, 2013, v. 1, p. 177-189.

SALLES FILHO, N. A . Educação Física para a Paz: a construção de uma linha de pesquisa. In: Kelma Socorro Alves Lopes de Matos. (Org.). Cultura de Paz, Ética e Espiritualidade III. 1ed.Fortaleza: Editora da Unversidade Federal do Ceará, 2012, v. 1, p. 185-205.

SALLES FILHO, N. A. Formar Educadores para a Paz: entre utopia, demanda social e indícios de um novo paradigma educacional. In: Kelma Socorro Alves Lopes de Matos. (Org.). Cultura de Paz, Ética e Espiritualidade II. Fortaleza: Edições UFC, 2011, v. 1, p. 156-174.

SALLES FILHO, N. A. Educação para a Paz nas entrelinhas do pensamento educacional de Paulo Freire. In: Kelma Socorro Alves Lopes de Matos; Raimundo Nonato Júnior. (Org.). Cultura de Paz, Ética e Espiritualidade. 1ed.Fortaleza: Edições – UFC, 2010, v. , p. 127-140.

SALLES FILHO, N. A.  Educação para a Paz: saberes necessários para a formação continuada de professores. In: Kelma Socorro Lopes de Matos, Verônica Salgueiro do Nascimento, Raimundo Nonato Júnior. (Org.). Cultura de Paz: do conhecimento à sabedoria. Fortaleza: Editora Universidade Federal do Ceará, 2008, v. 1, p. 102-119.

Material didático (links em atualização): 

Livro/Cartilha: Fundamentos conceituais da Educação para a Paz

Livro 2016: Projetos de Educação para a Paz: relatos de experiência. Volume 3

Livro 2015: Projetos de Educação para a Paz: relatos de experiência. Volume 2

Livro 2014: Projetos de Educação para a Paz: relatos de experiência. Volume 1

Observação: o material foi organizado a partir de três anos de experiência com projetos de Educação para a Paz em vários municípios do Estado do Paraná. Este trabalho foi através da parceria com o Instituto Mundo Melhor (IMM), uma organização sem fins lucrativos que atua na área de responsabilidade social. O NEP/UEPG organizou a parte pedagógica da proposta e o IMM foi responsável pela estrutura organizacional e pela publicação do material.